Comentário Bíblico
Adventista
O rico - (cba)
Tiago 1:10
Isto é, o irmão rico, em contraste com o “irmão” pobre de Tiago 1:9. Tiago encoraja o cristão abastado a se regozijar nas provas particulares que o confrontam. A Bíblia não insinua que possuir riquezas seja pecado, ou que um rico não pode ser um seguidor genuíno de Deus (ver com. de Mateus 19:23). Existem muitos exemplos de bons cristãos que são ricos materialmente, embora não muitos, em comparação com os pobres. Porém, as Escrituras enfatizam claramente que as riquezas constituem um constante perigo para uma experiência cristã de êxito (ver com. de Mateus 6:19-21; Lucas 12:13-22).
- 9 Mas o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação, Tiago 1:9 23 Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. Mateus 19:23 19 Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20 mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21 Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Mateus 6:19-21 13 Disse-lhe alguém dentre a multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparte comigo a herança. 14 Mas ele lhe respondeu: Homem, quem me constituiu a mim juiz ou repartidor entre vós? 15 E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. 16 Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; 17 e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. 18 Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; 19 e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. 20 Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. 22 E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir. Lucas 12:13-22
Na sua insignificância - (cba)
Tiago 1:10
Ou “na sua humilhação”. Alguns comentaristas consideram esta frase um estreito paralelo da frase “na sua dignidade” (Tiago 1:9). Assim, o pobre deve se alegrar com seus privilégios cristãos, tanto os presentes quanto os futuros, e o rico, na humildade cristã e no menosprezo do mundo, em vez de em suas posses materiais. Em outras palavras, o rico deve se regozijar com o fato de que, embora seja desprezado como um membro de uma seita perseguida, um dia será exaltado como membro do reino eterno de Deus. Tiago enfatiza, Tiago 1:9,10, o fato de que, a despeito das condições materiais, o cristão, pobre ou rico, terá os melhores motivos de regozijo nos privilégios da fé cristã.
- 9 Mas o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação, Tiago 1:9 9 Mas o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação, 10 e o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Tiago 1:9,10
Outros pensam que Tiago trata da perda de bens, algo comum para um rico que abraçava o cristianismo no Io século. O rico convertido encontrava muitas oportunidades de usar sua riqueza. A condição de outros membros da igreja que perdiam a fonte de sustento por causa de sua fé dava-lhes a oportunidade de compartilhar suas posses. O avanço missionário dos apóstolos, que foi fenomenal, mesmo quando comparado com os tempos atuais, requeria apoio financeiro, e os membros ricos da igreja respondiam a esse desafio. Sem dúvida, havia muitos que utilizavam sua riqueza para o benefício de seus irmãos (cf. A A, 105). Consequentemente, o cristão rico via suas posses materiais diminuírem, mas podia se alegrar pelo privilégio de empregar seus meios para o avanço da causa de Cristo, mesmo que significasse perda de segurança temporal e um padrão de vida mais humilde. Esse senso de mordomia da parte dos primeiros cristãos com respeito aos fundos confiados a eles por Deus é um exemplo digno para os membros da igreja hoje que são abençoados com abundância material.
Ele passará - (cba)
Tiago 1:10
O apóstolo recorda ao rico que ele finalmente morrerá. Nessa ocasião, todas as posses materiais, pelas quais trabalhou tanto para reunir, passarão a outra pessoa. O cristão rico vê essa situação na perspectiva correta e se regozija com a oportunidade de gastar suas riquezas antes de morrer (ver com. de Tiago 1:10), mesmo que, ao fazê-lo, experimente dificuldades econômicas e desprezo.
As riquezas atraem, mas, como a flor, também são frágeis e transitórias, e o ser humano que confia apenas nas suas riquezas um dia perecerá junto com elas, sem assegurar a maior de todas: a vida eterna. Assim, o irmão que possui riquezas precisa refletir nas passagens das Escrituras que advertem contra pôr a confiança nas riquezas, que podem facilmente desaparecer (ver com. de Mateus 6:19; Lucas 12:16-21). O cristão deve fixar os olhos da fé na riqueza e nos privilégios cristãos nesta vida e nas riquezas da eternidade (ver com. de Mateus 19:29).
- 19 Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mateus 6:19 16 Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; 17 e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. 18 Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; 19 e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. 20 Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. Lucas 12:16-21 29 E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Mateus 19:29
Como a flor da erva - (cba)
Tiago 1:10
Tiago usa uma ilustração do AT (ver Isaías 40:6) para enfatizar a natureza transitória da vida humana (comparar com Isaías 51:12, que declara que o “filho do homem [...] não passa de erva").
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Tiago 1:1-11
O cristianismo ensina os homens a se alegrarem nas tribulações; tais exercícios vêm do amor de Deus; e as provas do caminho do dever darão brilho às nossas virtudes agora, e à nossa coroa ao final. Nos tempos de provas devemos procurar fazer com que a paciência, e não a paixão, atue em nós; o que se diz ou se faz deve ser ditado pela paciência. Tudo o que é necessário para a nossa carreira e guerra cristã nos será outorgado quando a obra da paciência estiver completa. Não devemos orar pedindo que a aflição seja eliminada, tanto quanto pedindo sabedoria para usá-la corretamente. E quem não quer sabedoria para por ela ser guiado nas provas, regulando seu próprio espírito e administrando seus assuntos? Aqui há algo que serve como resposta a cada pensamento triste, quando vamos a Deus experimentando a nossa própria fraqueza e viver néscio. Depois de tudo, alguém pode dizer que essa promessa não é para si próprio, e que não há de triunfar; porém, a promessa é: a todo aquele que pedir, lhe será dado.
Uma mente que se ocupa em considerar o seu interesse espiritual eterno de maneira única e dominante, e que se mantém firme em seus propósitos para com Deus, crescerá sábia pelas aflições, continuará fervorosa em suas devoções e se levantará por sobre as provas e oposições. Quando a nossa fé e espírito se levantam e caem por causas secundárias, nossas palavras e ações serão instáveis. Isto nem sempre expõe os homens ao desprezo do mundo, e são caminhos que não agradam a Deus. Nenhuma situação da vida é tal a ponto de impedir quenos regozijemos em Deus. Os crentes mais fracos podem se regozijar se forem exaltados a serem ricos em fé e herdeiros do reino de Deus; e os ricos podem se regozijar com as providências humilhantes que os levam a uma disposição mental humilde e modesta. A riqueza do mundo é algo que se esgota. Então, que aquele que é rico se regozije na graça de Deus, que o faz e o mantém humilde; e nas provas e exercícios que lhes ensinam a buscar a felicidade em Deus e dEle, e não nos prazeres que perecem.
- Veja também

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 344

Profetas e Reis, Pág. 548
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 15 Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos. Isaías 57:15 2 A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra. Isaías 66:2 3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Mateus 5:3 8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, Filipenses 3:8 17 manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos; 1 Timóteo 6:17 14 No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Tiago 4:14 2 Nasce como a flor, e murcha; foge também como a sombra, e não permanece. Jó 14:2 2 Pois em breve murcharão como a relva, e secarão como a erva verde. 35 Vi um ímpio cheio de prepotência, e a espalhar-se como a árvore verde na terra natal. 36 Mas eu passei, e ele já não era; procurei-o, mas não pôde ser encontrado. Salmos 37:2,35,36 5 Tu os levas como por uma torrente; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce; 6 de manhã cresce e floresce; à tarde corta-se e seca. Salmos 90:5,6 11 Os meus dias são como a sombra que declina, e eu, como a erva, me vou secando. Salmos 102:11 15 Quanto ao homem, os seus dias são como a erva; como a flor do campo, assim ele floresce. Salmos 103:15 6 Uma voz diz: Clama. Respondi eu: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua beleza como a flor do campo. Isaías 40:6 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Mateus 6:30 31 e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa. 1 Coríntios 7:31 24 Porque: Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; 1 Pedro 1:24 17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre. 1 João 2:17