Comentário Bíblico
Adventista
Pois - (cba)
1 Pedro 1:24
Do gr. dioti, termo muito usado por Pedro para introduzir citações do AT.
Toda carne - (cba)
1 Pedro 1:24
Uma citação de Isaías 40:6-8. Ele fala da humanidade em seu estado frágil e natural, distante da graça mantenedora de Deus.
Toda a sua glória - (cba)
1 Pedro 1:24
Evidências textuais (cf. p. xvi) favorecem esta versão.
Seca-se - (cba)
1 Pedro 1:24
Pedro destaca a brevidade da vida, comparada com a eternidade de Deus. Sem a esperança do dom divino da vida eterna, o ser humano só pode contar com alguns anos de existência.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
toda carne é como a erva [...] permanece eternamente
1 Pedro 1:24-25
Compara os seres humanos e seus frutos com a palavra do SENHOR e seu fruto, citando Isaías 40:6-8. Os seres humans, sendo corruptíveis (1 Pedro 1:23), secam; seu fruto cai, por mais glorioso que seja. Em contrapartida, a Palavra do SENHOR é uma semente "incorruptível"' (1 Pedro 1:23). Nem a palavra, nem seu fruto cam (comparar com Lucas 21:33). A ideia é de que, por meio da Palavra, os cristãos nascem para uma herança (fruto) "incorruptível, sem mácula, imarcescível" (1 Pedro 1:4).
- 6 Uma voz diz: Clama. Respondi eu: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua beleza como a flor do campo. 7 Seca-se a erva, e murcha a flor, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade o povo é erva. 8 Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. Isaías 40:6-8 23 tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. 1 Pedro 1:23 33 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão. Lucas 21:33 4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, 1 Pedro 1:4
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Pedro 1:17-25
A santa confiança em Deus como Pai e o temor que se deve a Ele como Juiz, harmonizam-se; e considerar sempre a Deus como Juiz torna-o querido como Pai para nós.
Se os crentes fizerem o mal, Deus os visitará com correções. Por isso, os cristãos não devem duvidar da fidelidade de Deus às suas promessas, nem devem dar lugar ao temor por sua ira, mas devem reverenciar sua santidade. O professo que não teme está indefeso, e Satanás o cativa à sua vontade; o professo desalentado não tem um coração adequado para servir às suas vantagens e é facilmente levado a render-se. O preço pago pela redenção do homem foi o precioso sangue de Cristo.
Não somente a conversa má, como também a que não traz benefícios é altamente perigosa, ainda que se diga que é por costume. Néscio é determinar: Eu viverei e morrerei de tal forma, porque assim fizeram os meus antepassados.
Deus tinha propósitos de favor especial para o seu povo muito antes que manifestasse tal graça a eles. Porém, a claridade da luz, os suportes da fé e o poder das ordenanças são todos muito maiores do que os que foram antes, desde que Cristo veio à terra. O consolo disto é que havendo sido feitos um com Cristo por fé, sua glória presente é uma garantia de que onde Ele estiver, nós também estaremos (João 14:3). A alma deve ser purificada antes que possa abandonar seus próprios desejos e indulgências. A Palavra de Deus implantada no coração pelo Espírito Santo é um meio de vida espiritual que nos estimula ao dever, realizando uma mudança total nas disposições e afetos da alma até que a leve à vida eterna.
Em contraste com a excelência do homem espiritual renovado, nascido de novo, observe a vaidade do homem natural. Em sua vida e em sua queda, é como uma planta, a flor da erva que rapidamente murcha e morre. Devemos ouvir, receber e amar a santa Palavra viva, e mais que isto, empenhar-nos completamente para não perdê-la; deve-se tirar todas as coisas do lugar que é devido a ela. Devemos guardá-la em nosso coração como nosso único tesouro e dádiva segura do tesouro de glória que há para os crentes no céu.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 521

Nos Lugares Celestiais, Pág. 136

Para Conhece-lo, Pág. 209
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 26 Por isso os moradores delas tiveram pouca força, ficaram pasmados e confundidos; tornaram-se como a erva do campo, como a relva verde, e como o feno dos telhados, que se queimam antes de amadurecer. 2 Reis 19:26 2 Pois em breve murcharão como a relva, e secarão como a erva verde. Salmos 37:2 5 Tu os levas como por uma torrente; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce; Salmos 90:5 7 quando os ímpios brotam como a erva, e florescem todos os que praticam a iniqüidade, é para serem destruídos para sempre. Salmos 92:7 4 O meu coração está ferido e seco como a erva, pelo que até me esqueço de comer o meu pão. Salmos 102:4 15 Quanto ao homem, os seus dias são como a erva; como a flor do campo, assim ele floresce. Salmos 103:15 6 Sejam como a erva dos telhados, que seca antes de florescer; Salmos 129:6 6 Uma voz diz: Clama. Respondi eu: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua beleza como a flor do campo. 7 Seca-se a erva, e murcha a flor, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade o povo é erva. 8 Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. Isaías 40:6-8 10 e o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11 Pois o sol se levanta em seu ardor e faz secar a erva; a sua flor cai e a beleza do seu aspecto perece; assim murchará também o rico em seus caminhos. Tiago 1:10,11 14 No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Tiago 4:14 17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre. 1 João 2:17