Comentário Bíblico
Adventista
Regenerados - (cba)
1 Pedro 1:23
Literalmente, “tendo nascido de novo”, com provável referência à conversão dos leitores mediante o poder da Palavra de Deus (sobre o novo nascimento, ver João 3:3-8).
Semente - (cba)
1 Pedro 1:23
Possível referência à parábola do semeador, na qual a “semente” representa a “palavra de Deus", lançada no coração dos seres humanos (ver com. de Mateus 13:3-9; Mateus 13:18-23). Ou, Pedro pode estar se referindo ao nascimento físico.
- 3 E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. 4 e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram. 5 E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; 6 mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se. 7 E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram. 8 Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um. 9 Quem tem ouvidos, ouça. Mateus 13:3-9 18 Ouvi, pois, vós a parábola do semeador. 19 A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho. 20 E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; 21 mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. 22 E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. 23 Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. Mateus 13:18-23
Corruptível - (cba)
1 Pedro 1:23
Do gr. phthartos, “sujeito à decomposição” (ver com. de 1 Pedro 1:18).
Incorruptível - (cba)
1 Pedro 1:23
Do gr. aphthartos (ver com. de 1 Pedro 1:4).
Palavra de Deus - (cba)
1 Pedro 1:23
Isto é, a palavra que provém de Deus (comparar com “a palavra do reino”, em Mateus 13:19). As Escrituras são a Palavra de Deus para a humanidade (ver com. de 2 Timóteo 3:16). Ao aderir a seus princípios, qualquer pessoa experimenta um novo nascimento em esperança, força e caráter. Longe da “palavra de Deus”, o ser humano não pode esperar nenhuma transformação moral, nem regeneração espiritual.
- 19 A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho. Mateus 13:19 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16
Vive e é permanente - (cba)
1 Pedro 1:23
Pedro pode estar se referindo aqui à “palavra" ou a “Deus”. Em ambos os casos, a afirmação é verdadeira (cf. Hebreus 4:12). Talvez a ideia de um Senhor que vive e é permanente seja mais harmoniosa com o contexto.
Para sempre (ARC) - (cba)
1 Pedro 1:23
Evidências textuais (cf. p. xvi) apoiam a omissão destas palavras.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
palavra de Deus
1 Pedro 1:23
(sobre a BiBLIA como a Palavra de Deus, ver 2 Timóteo 3:15-17; 2 Pedro 1:20,21).
- 15 e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:15-17 20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:20,21
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Pedro 1:17-25
A santa confiança em Deus como Pai e o temor que se deve a Ele como Juiz, harmonizam-se; e considerar sempre a Deus como Juiz torna-o querido como Pai para nós.
Se os crentes fizerem o mal, Deus os visitará com correções. Por isso, os cristãos não devem duvidar da fidelidade de Deus às suas promessas, nem devem dar lugar ao temor por sua ira, mas devem reverenciar sua santidade. O professo que não teme está indefeso, e Satanás o cativa à sua vontade; o professo desalentado não tem um coração adequado para servir às suas vantagens e é facilmente levado a render-se. O preço pago pela redenção do homem foi o precioso sangue de Cristo.
Não somente a conversa má, como também a que não traz benefícios é altamente perigosa, ainda que se diga que é por costume. Néscio é determinar: Eu viverei e morrerei de tal forma, porque assim fizeram os meus antepassados.
Deus tinha propósitos de favor especial para o seu povo muito antes que manifestasse tal graça a eles. Porém, a claridade da luz, os suportes da fé e o poder das ordenanças são todos muito maiores do que os que foram antes, desde que Cristo veio à terra. O consolo disto é que havendo sido feitos um com Cristo por fé, sua glória presente é uma garantia de que onde Ele estiver, nós também estaremos (João 14:3). A alma deve ser purificada antes que possa abandonar seus próprios desejos e indulgências. A Palavra de Deus implantada no coração pelo Espírito Santo é um meio de vida espiritual que nos estimula ao dever, realizando uma mudança total nas disposições e afetos da alma até que a leve à vida eterna.
Em contraste com a excelência do homem espiritual renovado, nascido de novo, observe a vaidade do homem natural. Em sua vida e em sua queda, é como uma planta, a flor da erva que rapidamente murcha e morre. Devemos ouvir, receber e amar a santa Palavra viva, e mais que isto, empenhar-nos completamente para não perdê-la; deve-se tirar todas as coisas do lugar que é devido a ela. Devemos guardá-la em nosso coração como nosso único tesouro e dádiva segura do tesouro de glória que há para os crentes no céu.
- Veja também

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 14

Minha Consagração Hoje, Pág. 19

Cuidado de Deus, Pág. 34

Profetas e Reis, Pág. 464

Atos dos Apóstolos, Pág. 520
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 1 Pedro 1:3 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:3 5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. João 3:5 3 Eis que vos reprovarei a posteridade, e espalharei sobre os vossos rostos o esterco, sim, o esterco dos vossos sacrifícios; e juntamente com este sereis levados para fora. Malaquias 2:3 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Romanos 1:23 53 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. 1 Coríntios 15:53,54 9 Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. 1 João 3:9 18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca. 1 João 5:18 25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada. 1 Pedro 1:25 28 O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale fielmente a minha palavra. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor. Jeremias 23:28 35 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão. Mateus 24:35 63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. João 6:63 12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12 18 Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tiago 1:18 3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. João 1:13
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 14

Minha Consagração Hoje, Pág. 19

Cuidado de Deus, Pág. 34

Profetas e Reis, Pág. 464

Atos dos Apóstolos, Pág. 520