Comentário Bíblico
Adventista
Confessai - (cba)
Tiago 5:16
O primeiro requisito da fé sincera na oração é a consciência limpa. As faltas cometidas em segredo devem ser confessadas a Deus. Pecados que envolvam outras pessoas devem ser confessados também aos que sofreram dano. Uma consciência culpada é uma barreira à fidelidade completa a Deus e um entrave à oração.
Pecados - (cba)
Tiago 5:16
Do gr. paraptõmata, “equívocos", “transgressões". Porém, evidências textuais favorecem o termo hamartiai "pecados" (ver com. de 1 João 3:4). Alguns sugerem que paraptõmata descreve faltas menos sérias que hamartiai, mas a diferença entre as duas palavras parece estar em essência no que representam: uma “queda” ou uma “falta", em vez de no grau de maldade. Contudo, exceto por sua provável ocorrência nesta passagem, hamartiai é empregada no NT sempre para se referir a faltas que somente Deus pode perdoar (cf. Marcos 2:7), ao passo que paraptõmata é empregada tanto nesse sentido como também no de falhas que podem ser perdoadas pelo próximo (cf. Marcos 6:15). Neste caso, são os doentes que devem confessar seus pecados; e alguns defendem que Tiago quer dizer que eles devem fazer isso na presença dos "presbíteros da igreja” (Tiago 5:14) que foram chamados a orar por eles. A confissão deve ser um pré-requisito para a oração pela cura. As Escrituras ensinam claramente que devemos confessar nossos pecados somente a Deus (ver 1 João 1:9; etc.) e que existe um só “mediador” de pecados entre Deus e o ser humano: Cristo Jesus (1 Timóteo 2:5). Ele é nosso "Advogado junto ao Pai" (1 João 2:1).
- 4 Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia. 1 João 3:4 7 Por que fala assim este homem? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão um só, que é Deus? Marcos 2:7 15 Mas outros diziam: É Elias. E ainda outros diziam: É profeta como um dos profetas. Marcos 6:15 14 Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor; Tiago 5:14 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 1 Timóteo 2:5 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1
Orai - (cba)
Tiago 5:16
Além de ser fonte de encorajamento, orar uns pelos outros amplia nossa capacidade de receber as bênçãos divinas.
Para - (cba)
Tiago 5:16
Após o doente ter confessado todos os pecados e ter examinado seu coração para determinar a sinceridade de sua fé (ver com. de Tiago 1:6), deve-se apresentar então a Deus os pedidos de cura. Deus não pode conceder o pedido, mesmo se este for Seu plano, antes que essas condições sejam satisfeitas.
Muito pode - (cba)
Tiago 5:16
Do gr. ischiiõ, “ser forte", "ter poder para cumprir [um objetivo]”. A oração como um meio de cooperar com a vontade de Deus (ver com. de Lucas 11:9) contribui em muito para fortalecer a paciência cristã e desenvolver o caráter quando brota de um coração fiel e puro.
- 9 Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9
Eficácia - (cba)
Tiago 5:16
Isto é, feita com fervor.
Súplica - (cba)
Tiago 5:16
Do gr. deêsis, “petição”, "rogo”.
Justo - (cba)
Tiago 5:16
A oração não depende de talento, conhecimento, posição, riqueza nem de cargo, mas do caráter de quem ora. O suplicante não está livre de todos os erros, pois nem Elias (ver com. de Tiago 5:17) era perfeito. Mas ele é “justo", pois não se apega a um pecado conhecido (ver com. de Salmos 66:18). Ele é justo, pois mantém pleno companheirismo e comunhão ativa com Deus, assim como Elias.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Milagres e remédios naturais
Tiago 5:14-16
Os milagres de Deus nem sempre têm a aparência externa de milagres. Freqüentemente, eles ocorrem de uma maneira que parece o curso natural dos eventos. Quando oramos pelos enfermos, também trabalhamos por eles. Respondemos às nossas próprias orações usando os remédios ao nosso alcance. A água, quando aplicada com sabedoria, é o remédio mais poderoso. Como é usado de forma inteligente, resultados favoráveis são vistos. Deus nos deu inteligência e deseja que aproveitemos ao máximo Suas bênçãos benéficas para a saúde. Pedimos que Deus dê pão aos famintos; devemos então agir como Sua mão ajudadora no alívio da fome. Devemos usar todas as bênçãos que Deus colocou ao nosso alcance para a libertação dos que estão em perigo.
Os meios naturais, usados de acordo com a vontade de Deus, produzem resultados sobrenaturais. Pedimos um milagre e o Senhor direciona a mente para algum remédio simples. Pedimos para sermos protegidos da pestilência que anda nas trevas, que espreita com tanto poder pelo mundo; devemos então cooperar com Deus, observando as leis da saúde e da vida. Tendo feitotudo o que pudermos, devemos continuar pedindo com fé por saúde e força. Devemos comer o alimento que preservará a saúde do corpo.
Deus não nos encoraja de que fará por nós o que podemos fazer por nós mesmos. As leis naturais devem ser obedecidas. Não devemos deixar de fazer nossa parte. Deus nos diz: “Trabalhe em sua própria salvação com temor e tremor. Pois é Deus quem opera em você tanto o querer como o fazer, de acordo com a sua boa vontade. ”
Não podemos desconsiderar as leis da natureza sem desconsiderar as leis de Deus. Não podemos esperar que o Senhor faça um milagre por nós enquanto negligenciamos os remédios simples que Ele providenciou para nosso uso, os quais aplicados de maneira adequada e oportuna, trarão um resultado milagroso. Portanto, ore, creia e trabalhe ( Carta 66, 1901 ).
Curado apesar de ministro não consagrado
Tiago 5:14-16
Foi-me apresentado um caso de um ... ministro; Ele foi enviado a oitenta milhas, para orar por uma irmã doente que o chamou em conformidade com os ensinamentos de Tiago. Ele foi e orou fervorosamente, e ela orou; ela acreditava que o ministro era um homem de Deus, um homem de fé. Os médicos a haviam abandonado para morrer de tuberculose. Ela foi curada imediatamente. Ela se levantou e preparou o jantar, coisa que não fazia há dez anos. Agora, o ministro era vil, sua vida estava corrompida, mas aqui estava uma grande obra. Ele tomou toda a glória para si.
Então, novamente, a cena mencionada acima passou diante de mim. Vi que a mulher era uma verdadeira discípula de Cristo; sua fé era que ela deveria ser curada. Eu vi suas orações: uma estava enevoada, escura, caiu para baixo. A outra oração foi misturada com luz ou partículas que me pareciam diamantes, e subiu para Jesus e Ele a enviou a Seu Pai como um incenso doce, e um raio de luz foi enviado imediatamente para o aflito e ela reviveu e fortaleceu sob sua influência. Disse o anjo: Deus reunirá cada partícula de fé verdadeira e sincera; como diamantes, eles serão recolhidos e certamente trarão um retorno ou uma resposta; e Deus separará o precioso do vil. Embora seja muito perspicaz com o hipócrita e pecador, ainda assim será investigado. Embora ele possa florescer com os honestos por um tempo, como a árvore de louro verde,Carta 2, 1851 ).
A obra dos falsos curadores
Tiago 5:14-16
Ver 2 Tessalonicenses 2:7-12. Homens sob a influência de espíritos malignos farão milagres. Eles deixarão as pessoas doentes ao lançar seu feitiço sobre elas e, então, removerão o feitiço, levando outros a dizer que aqueles que estavam enfermos foram milagrosamente curados. Satanás fez isso repetidamente ( Carta 259, 1903 ).
A eloqüência que Deus aceita
Tiago 5:16
Ver Tiago 4:8. Aquele que se esforça para usar uma linguagem eloqüente ao orar está totalmente deslocado. A eloqüência que Deus aceita é o grito ansioso e fervoroso da alma que sente que precisa de ajuda.
Longas orações não são essenciais. Aqueles que trabalham com o espírito certo orarão com o espírito certo. Aquele que trabalha como Cristo trabalhou será fervoroso ao orar. E a Palavra de Deus nos assegura: “A oração fervorosa eficaz de um homem justo muito vale” ( Carta 121, 1901 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Tiago 5:12-18
Condena-se o pecado que jurar; quantos desprezam de modo habitual os juramentos comuns! Tais juramentos desprezam expressamente o nome e a autoridade de Deus. Este pecado não produz ganhos, prazer nem fama, mas mostra uma inimizade contra Deus que não é necessária nem traz proveito algum. Mostra que o homem é inimigo de Deus, por mais que pretenda chamar-se pelo seu nome, ou às vezes participar dos atos de adoração. O Senhor não considerará inocentes àqueles que tomam o seu nome em vão.
No dia da aflição nada é mais oportuno do que a oração. Então, o espírito está mais humilhado e o coração quebrantado e brando. É necessário exercitar a fé e a esperança nas aflições; e a oração é o meio estabelecido para se obter e acrescentar estas graças.
Observe que a salvação do enfermo não é atribuída à unção com azeite, mas à oração. Em um momento de enfermidade não é a oração fria e formal que é a efetiva, mas a oração de fé. A grande coisa que devemos pedir a Deus para nós e para os demais em tempos de enfermidade é o perdão dos pecados.
Que nada seja feito com o objetivo de se estimular alguém a tardar com a equivocada noção de que uma confissão, uma oração, a absolvição e a exortação por parte de um ministro, ou o sacramento, consertarão tudo no último momento, quando alguém tem se descuidado dos deveres de uma vida piedosa. A confissão mútua de nossas faltas muito ajudará a promover a paz e o amor fraternal.
É muito proveitoso quando uma pessoa justa, um crente verdadeiro justificado em Cristo e por sua graça, que anda diante de Deus em santa obediência, apresenta uma oração fervorosa e eficaz, colocada em seu coração pelo poder do Espírito Santo, que produz efeitos santos e expectativas de fé, e assim o dirige com fervor a pedir as promessas de Deus diante de seu trono de misericórdia.
O caso de Elias demonstra o poder da oração. Não devemos olhar para os méritos do homem quando oramos, mas a graça de Deus. Não basta pronunciar uma oração, mas devemos pedir em oração. Os pensamentos e os desejos devem ser firmes e ardentes, e as graças devem ser exercidas. Este caso do poder da oração dá ânimo a todo cristão para orar eficazmente. Deus nunca disse a alguém da semente de Jacó: "Buscai o meu rosto em vão". Mesmo onde possa parecer que não exista um grande milagre de Deus quando responde às nossas orações, ainda há muita graça.
- Veja também

Filhas de Deus, Pág. 101

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 112

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 124

Nossa Alta Vocação, Pág. 125

Testemunhos Seletos 3, Pág. 13

Conselhos para a Igreja, Pág. 155

Vida e Ensinos, Pág. 186

Cristo Triunfante, Pág. 190

A Ciência do Bom Viver, Pág. 228

Para Conhece-lo, Pág. 235

Vidas Que Falam, Pág. 256

Para Conhece-lo, Pág. 267

Para Conhece-lo, Pág. 267

Conselhos para a Igreja, Pág. 268

Minha Consagração Hoje, Pág. 27

E Recebereis Poder, Pág. 292

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 29

Conselhos para a Igreja, Pág. 311

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 313

Jesus Meu Modelo, Pág. 326

Exaltai-O, Pág. 345

Testemunhos Seletos 2, Pág. 382

Cuidado de Deus, Pág. 59

Testemunhos Seletos 3, Pág. 62

Testemunhos Seletos 2, Pág. 64

Patriarcas e Profetas, Pág. 663

Cuidado de Deus, Pág. 69

Nos Lugares Celestiais, Pág. 92
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 Então falou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Dos meus pecados me lembro hoje: 10 Estando faraó mui indignado contra os seus servos, e pondo-me sob prisão na casa do captão da guarda, a mim e ao padeiro-mor. Gênesis 41:9,10 19 e lhe disse: Não me impute meu senhor à minha culpa, e não te lembres do que tão perversamente fez teu servo, no dia em que o rei meu senhor saiu de Jerusalém; não conserve o rei isso no coração. 2 Samuel 19:19 6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Mateus 3:6 15 Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; 16 mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. 17 Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano. Mateus 18:15-17 3 O centurião, pois, ouvindo falar de Jesus, enviou-lhes uns anciãos dos judeus, a pedir-lhe que viesse curar o seu servo. 4 E chegando eles junto de Jesus, rogavam-lhe com instância, dizendo: É digno de que lhe concedas isto; Lucas 7:3,4 18 E muitos dos que haviam crido vinham, confessando e revelando os seus feitos. Atos 19:18 9 Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; Colossenses 1:9 17 Orai sem cessar. 23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 25 Irmãos, orai por nós. 1 Tessalonicenses 5:17,23,25 18 Orai por nós, porque estamos persuadidos de que temos boa consciência, sendo desejosos de, em tudo, portar-nos corretamente. Hebreus 13:18 17 Orou Abraão a Deus, e Deus sarou Abimeleque, e a sua mulher e as suas servas; de maneira que tiveram filhos; Gênesis 20:17 20 E o Senhor ouviu Ezequias, e sarou o povo. 2 Crônicas 30:20 6 Saindo, pois, os discípulos percorreram as aldeias, anunciando o evangelho e fazendo curas por toda parte. Lucas 9:6 38 concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele. Atos 10:38 23 E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio? 24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali estão? 25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, de modo que o justo seja como o ímpio; esteja isto longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra? 26 Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei o lugar todo por causa deles. 27 Tornou-lhe Abraão, dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza. 28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás toda a cidade por causa dos cinco? Respondeu ele: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco. 29 Continuou Abraão ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? Mais uma vez assentiu: Por causa dos quarenta não o farei. 30 Disse Abraão: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar. Se porventura se acharem ali trinta? De novo assentiu: Não o farei, se achar ali trinta. 31 Tornou Abraão: Eis que outra vez me a atrevi a falar ao Senhor. Se porventura se acharem ali vinte? Respondeu-lhe: Por causa dos vinte não a destruirei. 32 Disse ainda Abraão: Ora, não se ire o Senhor, pois só mais esta vez falarei. Se porventura se acharem ali dez? Ainda assentiu o Senhor: Por causa dos dez não a destruirei. Gênesis 18:23-32 29 Ora, aconteceu que, destruindo Deus as cidades da planície, lembrou-se de Abraão, e tirou Ló do meio da destruição, ao subverter aquelas cidades em que Ló habitara. Gênesis 19:29 7 agora, pois, restitui a mulher a seu marido, porque ele é profeta, e intercederá por ti, e viverás; se, porém, não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu. 17 Orou Abraão a Deus, e Deus sarou Abimeleque, e a sua mulher e as suas servas; de maneira que tiveram filhos; Gênesis 20:7,17 28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido. Gênesis 32:28 28 Orai ao Senhor; pois já bastam estes trovões da parte de Deus e esta saraiva; eu vos deixarei ir, e não permanecereis mais, aqui. 29 Respondeu-lhe Moisés: Logo que eu tiver saído da cidade estenderei minhas mãos ao Senhor; os trovões cessarão, e não haverá, mais saraiva, para que saibas que a terra é do Senhor. 33 Saiu, pois, Moisés da cidade, da presença de Faraó, e estendeu as mãos ao Senhor; e cessaram os trovões e a saraiva, e a chuva não caiu mais sobre a terra. Êxodo 9:28,29,33 11 E acontecia que quando Moisés levantava a mão, prevalecia Israel; mas quando ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque. Êxodo 17:11 10 Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma; e eu farei de ti uma grande nação. 11 Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: Ó Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão? 12 Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra?. Torna-te da tua ardente ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo. 13 Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, e lhes disseste: Multiplicarei os vossos descendentes como as estrelas do céu, e lhes darei toda esta terra de que tenho falado, e eles a possuirão por herança para sempre. 14 Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo. Êxodo 32:10-14 2 Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou. Números 11:2 13 Respondeu Moisés ao Senhor: Assim os egípcios o ouvirão, eles, do meio dos quais, com a tua força, fizeste subir este povo, 14 e o dirão aos habitantes desta terra. Eles ouviram que tu, ó Senhor, estás no meio deste povo; pois tu, ó Senhor, és visto face a face, e a tua nuvem permanece sobre eles, e tu vais adiante deles numa coluna de nuvem de dia, e numa coluna de fogo de noite. 15 E se matares este povo como a um só homem, então as nações que têm ouvido da tua fama, dirão: 16 Porquanto o Senhor não podia introduzir este povo na terra que com juramento lhe prometera, por isso os matou no deserto. 17 Agora, pois, rogo-te que o poder do meu Senhor se engrandeça, segundo tens dito: 18 O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniqüidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente, mas visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração. 19 Perdoa, rogo-te, a iniqüidode deste povo, segundo a tua grande misericórdia, como o tens perdoado desde o Egito até, aqui. 20 Disse-lhe o Senhor: Conforme a tua palavra lhe perdoei; Números 14:13-20 7 Pelo que o povo veio a Moisés, e disse: Pecamos, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor para que tire de nós estas serpentes. Moisés, pois, orou pelo povo. 8 Então disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá. 9 Fez, pois, Moisés uma serpente de bronze, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, tendo uma serpente mordido a alguém, quando esse olhava para a serpente de bronze, vivia. Números 21:7-9 18 Prostrei-me perante o Senhor, como antes, quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocar a ira. 19 Porque temi por causa da ira e do furor com que o Senhor estava irado contra vós para vos destruir; porém ainda essa vez o Senhor me ouviu. 20 O Senhor se irou muito contra Arão para o destruir; mas também orei a favor de Arão ao mesmo tempo. Deuteronômio 9:18-20 12 Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeão, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom. Josué 10:12 18 Então invocou Samuel ao Senhor, e o Senhor enviou naquele dia trovões e chuva; pelo que todo o povo temeu sobremaneira ao Senhor e a Samuel. 1 Samuel 12:18 6 Então respondeu o rei, e disse ao homem de Deus: Suplica ao Senhor teu Deus, e roga por mim, para que se me restitua a minha mão. Pelo que o homem de Deus suplicou ao Senhor, e a mão do rei se lhe restituiu, e ficou como dantes. 1 Reis 13:6 18 Então disse ela a Elias: Que tenho eu contigo, ó homem de Deus? Vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares meu filho? 19 Respondeu-lhe ele: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama. 20 E, clamando ao Senhor, disse: Ó Senhor meu Deus, até sobre esta viúva, que me hospeda, trouxeste o mal, matando-lhe o filho? 21 Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, dizendo: Ó Senhor meu Deus, faze que a vida deste menino torne a entrar nele. 22 O Senhor ouviu a voz de Elias, e a vida do menino tornou a entrar nele, e ele reviveu. 23 E Elias tomou o menino, trouxe-o do quarto à casa, e o entregou a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive: 24 Então a mulher disse a Elias: Agora sei que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade. 1 Reis 17:18-24 33 Então ele entrou, fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor. 34 Em seguida subiu na cama e deitou-se sobre o menino, pondo a boca sobre a boca do menino, os olhos sobre os seus olhos, e as mãos sobre as suas mãos, e ficou encurvado sobre ele até que a carne do menino aqueceu. 35 Depois desceu, andou pela casa duma parte para outra, tornou a subir, e se encurvou sobre ele; então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos. 2 Reis 4:33-35 15 E Ezequias orou perante o Senhor, dizendo: ó Senhor Deus de Israel, que estás assentado sobre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste o céu e a terra. 16 Inclina, ó Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, Ó Senhor, os teus olhos, e vê; e ouve as palavras de Senaqueribe, com as quais enviou seu mensageiro para afrontar o Deus vivo. 17 Verdade é, ó Senhor, que os reis da Assíria têm assolado as nações e as suas terras, 18 e lançado os seus deuses no fogo porquanto não eram deuses mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram. 19 Agora, pois, Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus. 20 Então Isaías, filho de Amoz, mandou dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Ouvi o que me pediste no tocante a Senaqueribe, rei da Assíria. 2 Reis 19:15-20 2 Então o rei virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo: 3 Lembra-te agora, ó Senhor, te peço, de como tenho andado diante de ti com fidelidade e integridade de coração, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou muitíssimo. 4 E sucedeu que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: 5 Volta, e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor. 2 Reis 20:2-5 11 E Asa clamou ao Senhor seu Deus, dizendo: Ó Senhor, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força. Acuda-nos, pois, o Senhor nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. Ó Senhor, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem. 12 E o Senhor desbaratou os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e os etíopes fugiram. 2 Crônicas 14:11,12 20 Mas o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, oraram por causa disso, e clamaram ao céu. 21 Então o Senhor enviou um anjo que destruiu no arraial do rei da Assíria todos os guerreiros valentes, e os principes, e os chefes. Ele, pois, envergonhado voltou para a sua terra; e, quando entrou na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos o mataram ali à espada. 22 Assim o Senhor salvou Ezequias, e os moradores de Jerusalém, da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e lhes deu descanso de todos os lados. 2 Crônicas 32:20-22 8 Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei um holocausto por vós; e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa estultícia; porque vós não tendes falado de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Jó 42:8 17 Tu, Senhor, ouvirás os desejos dos mansos; confortarás o seu coração; inclinarás o teu ouvido, 18 para fazeres justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem, que é da terra, não mais inspire terror. Salmos 10:17,18 15 Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. Salmos 34:15 18 Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. 19 Ele cumpre o desejo dos que o temem; ouve o seu clamor, e os salva. Salmos 145:18,19 8 O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor; mas a oração dos retos lhe é agradável. 29 Longe está o Senhor dos ímpios, mas ouve a oração dos justos. Provérbios 15:8,29 9 O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável. Provérbios 28:9 1 Disse-me, porém, o Senhor: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não poderia estar a minha alma com este povo. Lança-os de diante da minha face, e saiam eles. Jeremias 15:1 12 Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 13 Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29:12,13 3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. Jeremias 33:3 18 para que pedissem misericórdia ao Deus do céu sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o resto dos sábios de Babilônia. 19 Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; pelo que Daniel louvou o Deus do céu. 20 Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque são dele a sabedoria e a força. 21 Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos. 22 Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. 23 Ó Deus de meus pais, a ti dou graças e louvor porque me deste sabedoria e força; e agora me fizeste saber o que te pedimos; pois nos fizeste saber este assunto do rei. Daniel 2:18-23 20 Enquanto estava eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus, 21 sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me à hora da oblação da tarde. 22 Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, vim agora para fazer-te sábio e entendido. Daniel 9:20-22 3 No ventre pegou do calcanhar de seu irmão; e na sua idade varonil lutou com Deus. 4 Lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe fez súplicas. Em Betel o achou, e ali falou Deus com ele; Oséias 12:3,4 7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9 Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? 10 Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem? Mateus 7:7-11 22 e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis. Mateus 21:22 11 E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? 12 Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11:11-13 1 Contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer. 2 dizendo: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava os homens. 3 Havia também naquela mesma cidade uma viúva que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. 4 E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, 5 todavia, como esta viúva me incomoda, hei de fazer-lhe justiça, para que ela não continue a vir molestar-me. 6 Prosseguiu o Senhor: Ouvi o que diz esse juiz injusto. 7 E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles? 8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? Lucas 18:1-8 31 sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve. João 9:31 24 Ao ouvirem isto, levantaram unanimemente a voz a Deus e disseram: Senhor, tu que fizeste o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há; 25 que pelo Espírito Santo, por boca de nosso pai Davi, teu servo, disseste: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? 26 Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram- se à uma, contra o Senhor e contra o seu Ungido. 27 Porque verdadeiramente se ajuntaram, nesta cidade, contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, não só Herodes, mas também Pôncio Pilatos com os gentios e os povos de Israel; 28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho predeterminaram que se fizesse. 29 Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra, 30 enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus. 31 E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus. Atos 4:24-31 5 Pedro, pois, estava guardado na prisão; mas a igreja orava com insistência a Deus por ele. 6 Ora quando Herodes estava para apresentá-lo, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias e as sentinelas diante da porta guardavam a prisão. 7 E eis que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz resplandeceu na prisão; e ele, tocando no lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. 8 Disse-lhe ainda o anjo: Cinge-te e calça as tuas sandálias. E ele o fez. Disse-lhe mais; Cobre-te com a tua capa e segue-me. 9 Pedro, saindo, o seguia, mesmo sem compreender que era real o que se fazia por intermédio de um anjo, julgando que era uma visão. 10 Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e tendo saído, passaram uma rua, e logo o anjo se apartou dele. 11 Pedro então, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo dos judeus. Atos 12:5-11 22 e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. 1 João 3:22 10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Romanos 3:10 19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos. Romanos 5:19 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala. 7 Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé. Hebreus 11:4,7 5 E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Marcos 1:5 13 e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado. Hebreus 12:13 24 levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 1 Pedro 2:24
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Filhas de Deus, Pág. 101

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 112

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 124

Nossa Alta Vocação, Pág. 125

Testemunhos Seletos 3, Pág. 13

Conselhos para a Igreja, Pág. 155

Vida e Ensinos, Pág. 186

Cristo Triunfante, Pág. 190

A Ciência do Bom Viver, Pág. 228

Para Conhece-lo, Pág. 235

Vidas Que Falam, Pág. 256

Para Conhece-lo, Pág. 267

Para Conhece-lo, Pág. 267

Conselhos para a Igreja, Pág. 268

Minha Consagração Hoje, Pág. 27

E Recebereis Poder, Pág. 292

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 29

Conselhos para a Igreja, Pág. 311

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 313

Jesus Meu Modelo, Pág. 326

Exaltai-O, Pág. 345

Testemunhos Seletos 2, Pág. 382

Cuidado de Deus, Pág. 59

Testemunhos Seletos 3, Pág. 62

Testemunhos Seletos 2, Pág. 64

Patriarcas e Profetas, Pág. 663

Cuidado de Deus, Pág. 69

Nos Lugares Celestiais, Pág. 92