Comentário Bíblico
Adventista
Oração da fé - (cba)
Tiago 5:15
Ver com. de Tiago 1:6. A falta de fé é um obstáculo para a cura (ver com. de Marcos 6:5), assim como para a salvação (ver com. de Efésios 2:8). A pessoa que possui fé confia na sabedoria e no amor de Deus e busca se identificar com Seu desígnio e cumpri-lo (CBV, 231). Por isso, a oração da fé é a oferecida pela pessoa que se destaca por sua fé.
- 6 Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Tiago 1:6 5 E não podia fazer ali nenhum milagre, a não ser curar alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. Marcos 6:5 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; Efésios 2:8
Salvará - (cba)
Tiago 5:15
Do gr. sõzõ, “resgatar da destruição", “curar, salvar". O NT registra casos de pessoas que tiveram a saúde restaurada de forma repentina e miraculosa (ver Mateus 9:22; Marcos 6:56; Atos 3:7; Atos 14:8-10). Porém, é bom lembrar que nem toda pessoa de fé, consagrada a Deus, tem a saúde restaurada (ver com. de 2 Coríntios 12:7-10; cf. CBV, 230). Por isso, pode-se entender que Tiago disse: “A oração da fé salvará o enfermo se o Senhor entender que isso é o melhor para ele”. A restauração da saúde em resposta à oração pode ser imediata ou um processo gradual. Pode ocorrer por meio de um ato divino direto que transcende o conhecimento finito da lei natural ou pode acontecer de forma indireta, e mais gradual, mediante a direção divina, com o emprego dos remédios naturais. Este último processo é tanto uma resposta à oração quanto o primeiro, assim como uma verdadeira manifestação do amor, da sabedoria e do poder divinos. O cristão maduro reconhece que Deus não faz o que ele pode fazer por si mesmo ou o que outros podem fazer por ele. Reconhecerá também que o amor e a sabedoria de Deus não intervêm, como regra, de forma sobrenatural em algo que pode ser alcançado por meio de meios naturais, mediante o emprego inteligente de princípios científicos conhecidos.
- 22 Mas Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquela hora a mulher ficou sã. Mateus 9:22 56 Onde quer, pois, que entrava, fosse nas aldeias, nas cidades ou nos campos, apresentavam os enfermos nas praças, e rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos a orla do seu manto; e todos os que a tocavam ficavam curados. Marcos 6:56 7 Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram Atos 3:7 8 Em Listra estava sentado um homem aleijado dos pés, coxo de nascença e que nunca tinha andado. 9 Este ouvia falar Paulo, que, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, 10 disse em alta voz: Levanta-te direito sobre os teus pés. E ele saltou, e andava. Atos 14:8-10 7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; 8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. 2 Coríntios 12:7-10
Pecados - (cba)
Tiago 5:15
Isto é, em particular, pecados que podem pelo menos em parte ter causado a doença (ver com. de Marcos 2:5). Para ser sincera, a oração deve vir acompanhada de confissão de pecados conhecidos e pelo propósito consciente e sem reservas de harmonizar a vida com a vontade de Deus. Quando se faz isso, as transgressões anteriores dos princípios do viver saudável são perdoadas com base na misericórdia divina e na determinação do enfermo de, a partir de então, viver em harmonia com os princípios de saúde conhecidos (ver com. de 1 João 1:9). Deus estaria encorajando o pecado se curasse fisicamente alguém que não estivesse disposto a abandonar práticas pecaminosas e prejudiciais (ver CBV, 227).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Milagres e remédios naturais
Tiago 5:14-16
Os milagres de Deus nem sempre têm a aparência externa de milagres. Freqüentemente, eles ocorrem de uma maneira que parece o curso natural dos eventos. Quando oramos pelos enfermos, também trabalhamos por eles. Respondemos às nossas próprias orações usando os remédios ao nosso alcance. A água, quando aplicada com sabedoria, é o remédio mais poderoso. Como é usado de forma inteligente, resultados favoráveis são vistos. Deus nos deu inteligência e deseja que aproveitemos ao máximo Suas bênçãos benéficas para a saúde. Pedimos que Deus dê pão aos famintos; devemos então agir como Sua mão ajudadora no alívio da fome. Devemos usar todas as bênçãos que Deus colocou ao nosso alcance para a libertação dos que estão em perigo.
Os meios naturais, usados de acordo com a vontade de Deus, produzem resultados sobrenaturais. Pedimos um milagre e o Senhor direciona a mente para algum remédio simples. Pedimos para sermos protegidos da pestilência que anda nas trevas, que espreita com tanto poder pelo mundo; devemos então cooperar com Deus, observando as leis da saúde e da vida. Tendo feitotudo o que pudermos, devemos continuar pedindo com fé por saúde e força. Devemos comer o alimento que preservará a saúde do corpo.
Deus não nos encoraja de que fará por nós o que podemos fazer por nós mesmos. As leis naturais devem ser obedecidas. Não devemos deixar de fazer nossa parte. Deus nos diz: “Trabalhe em sua própria salvação com temor e tremor. Pois é Deus quem opera em você tanto o querer como o fazer, de acordo com a sua boa vontade. ”
Não podemos desconsiderar as leis da natureza sem desconsiderar as leis de Deus. Não podemos esperar que o Senhor faça um milagre por nós enquanto negligenciamos os remédios simples que Ele providenciou para nosso uso, os quais aplicados de maneira adequada e oportuna, trarão um resultado milagroso. Portanto, ore, creia e trabalhe ( Carta 66, 1901 ).
Curado apesar de ministro não consagrado
Tiago 5:14-16
Foi-me apresentado um caso de um ... ministro; Ele foi enviado a oitenta milhas, para orar por uma irmã doente que o chamou em conformidade com os ensinamentos de Tiago. Ele foi e orou fervorosamente, e ela orou; ela acreditava que o ministro era um homem de Deus, um homem de fé. Os médicos a haviam abandonado para morrer de tuberculose. Ela foi curada imediatamente. Ela se levantou e preparou o jantar, coisa que não fazia há dez anos. Agora, o ministro era vil, sua vida estava corrompida, mas aqui estava uma grande obra. Ele tomou toda a glória para si.
Então, novamente, a cena mencionada acima passou diante de mim. Vi que a mulher era uma verdadeira discípula de Cristo; sua fé era que ela deveria ser curada. Eu vi suas orações: uma estava enevoada, escura, caiu para baixo. A outra oração foi misturada com luz ou partículas que me pareciam diamantes, e subiu para Jesus e Ele a enviou a Seu Pai como um incenso doce, e um raio de luz foi enviado imediatamente para o aflito e ela reviveu e fortaleceu sob sua influência. Disse o anjo: Deus reunirá cada partícula de fé verdadeira e sincera; como diamantes, eles serão recolhidos e certamente trarão um retorno ou uma resposta; e Deus separará o precioso do vil. Embora seja muito perspicaz com o hipócrita e pecador, ainda assim será investigado. Embora ele possa florescer com os honestos por um tempo, como a árvore de louro verde,Carta 2, 1851 ).
A obra dos falsos curadores
Tiago 5:14-16
Ver 2 Tessalonicenses 2:7-12. Homens sob a influência de espíritos malignos farão milagres. Eles deixarão as pessoas doentes ao lançar seu feitiço sobre elas e, então, removerão o feitiço, levando outros a dizer que aqueles que estavam enfermos foram milagrosamente curados. Satanás fez isso repetidamente ( Carta 259, 1903 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Tiago 5:12-18
Condena-se o pecado que jurar; quantos desprezam de modo habitual os juramentos comuns! Tais juramentos desprezam expressamente o nome e a autoridade de Deus. Este pecado não produz ganhos, prazer nem fama, mas mostra uma inimizade contra Deus que não é necessária nem traz proveito algum. Mostra que o homem é inimigo de Deus, por mais que pretenda chamar-se pelo seu nome, ou às vezes participar dos atos de adoração. O Senhor não considerará inocentes àqueles que tomam o seu nome em vão.
No dia da aflição nada é mais oportuno do que a oração. Então, o espírito está mais humilhado e o coração quebrantado e brando. É necessário exercitar a fé e a esperança nas aflições; e a oração é o meio estabelecido para se obter e acrescentar estas graças.
Observe que a salvação do enfermo não é atribuída à unção com azeite, mas à oração. Em um momento de enfermidade não é a oração fria e formal que é a efetiva, mas a oração de fé. A grande coisa que devemos pedir a Deus para nós e para os demais em tempos de enfermidade é o perdão dos pecados.
Que nada seja feito com o objetivo de se estimular alguém a tardar com a equivocada noção de que uma confissão, uma oração, a absolvição e a exortação por parte de um ministro, ou o sacramento, consertarão tudo no último momento, quando alguém tem se descuidado dos deveres de uma vida piedosa. A confissão mútua de nossas faltas muito ajudará a promover a paz e o amor fraternal.
É muito proveitoso quando uma pessoa justa, um crente verdadeiro justificado em Cristo e por sua graça, que anda diante de Deus em santa obediência, apresenta uma oração fervorosa e eficaz, colocada em seu coração pelo poder do Espírito Santo, que produz efeitos santos e expectativas de fé, e assim o dirige com fervor a pedir as promessas de Deus diante de seu trono de misericórdia.
O caso de Elias demonstra o poder da oração. Não devemos olhar para os méritos do homem quando oramos, mas a graça de Deus. Não basta pronunciar uma oração, mas devemos pedir em oração. Os pensamentos e os desejos devem ser firmes e ardentes, e as graças devem ser exercidas. Este caso do poder da oração dá ânimo a todo cristão para orar eficazmente. Deus nunca disse a alguém da semente de Jacó: "Buscai o meu rosto em vão". Mesmo onde possa parecer que não exista um grande milagre de Deus quando responde às nossas orações, ainda há muita graça.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 13 Está aflito alguém entre vós? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. 16 Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação. Tiago 5:13,16 6 Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Tiago 1:6 20 Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível. 21 [mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum.] Mateus 17:20,21 21 Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito; 22 e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis. Mateus 21:21,22 22 Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. 23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. 24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. Marcos 11:22-24 17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. Marcos 16:17,18 28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29 Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos mestres? são todos operadores de milagres? 30 Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos? 1 Coríntios 12:28-30 24 E morador nenhum dirá: Enfermo estou; o povo que nela habitar será perdoado da sua iniqüidade. Isaías 33:24 2 E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, pois, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Tem ânimo, filho; perdoados são os teus pecados. 3 E alguns dos escribas disseram consigo: Este homem blasfema. 4 Mas Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que pensais o mal em vossos corações? 5 Pois qual é mais fácil? dizer: Perdoados são os teus pecados, ou dizer: Levanta-te e anda? 6 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta- te, toma o teu leito, e vai para tua casa. Mateus 9:2-6 5 E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados são os teus pecados. 6 Ora, estavam ali sentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: 7 Por que fala assim este homem? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão um só, que é Deus? 8 Mas Jesus logo percebeu em seu espírito que eles assim arrazoavam dentro de si, e perguntou-lhes: Por que arrazoais desse modo em vossos corações? 9 Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Perdoados são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito, e anda? 10 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados ( disse ao paralítico ), 11 a ti te digo, levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. Marcos 2:5-11 14 Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior. João 5:14 30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem. 31 Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados; 32 quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo. 1 Coríntios 11:30-32 14 E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido. 16 Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. 1 João 5:14-16 21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem. 1 Coríntios 1:21 20 sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. Tiago 5:20 39 E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia. João 6:39 14 sabendo que aquele que ressucitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará a nós com Jesus, e nos apresentará convosco. 2 Coríntios 4:14