Comentário Bíblico
Adventista
Filhinhos - (cba)
1 João 3:18
Do gr. teknia (ver com. de 1 João 2:1).
Não amemos - (cba)
1 João 3:18
É possível dar um sentido contínuo a esta frase "não vamos continuar amando”, como se os leitores de João estivessem amando apenas em palavra e precisassem parar com uma farsa. Porém, é mais provável que o apóstolo estivesse fazendo uma exortação simples para que seus irmãos praticassem o amor verdadeiro e evitassem a atitude hipócrita implícita (1 João 3:17).
De palavra - (cba)
1 João 3:18
Não há mal algum em amar na palavra, se o objeto do afeto não tiver necessidade de uma ajuda mais ativa. O amor expresso por palavras escolhidas é louvável. Mas João desencoraja o amor que se limita a palavras, quando são necessárias ações úteis (comparar com Tiago 2:15,16).
De fato e de verdade - (cba)
1 João 3:18
Há os que praticam boas ações, sem sentir afeto real pelas pessoas que estão ajudando. Eles podem estar agindo somente por um senso de dever ou um desejo de ganhar o louvor das pessoas. Por isso, João destaca a necessidade do amor genuíno. Nossos atos de amor devem ser inspirados por uma verdadeira afeição por outros, especialmente por aqueles que precisam.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 3:10-24
Segunda parte do caráter de Deus, herdada por aqueles que se tornam seus filhos, em seu amor extraordinário.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 3:16-21
Aqui está a condescendência, o milagre, o mistério do amor divino: que Deus redimiu a Igreja com seu próprio sangue. Certamente amamos àqueles que Deus tem amado e amado a tal ponto. O Espírito Santo, consternado pelo egoísmo, abandona o coração egoísta sem consolo, deixando-o repleto de trevas e terrores.
Como se pode saber se um homem tem o verdadeiro sentimento do amor de Cristo pelos pecadores que perecem, ou se o amor de Deus foi plantado em seu coração pelo Espírito Santo? Observando se o amor ao mundo e por seus bens supera os sentimentos de compaixão pelo irmão que perece. Cada exemplo deste egoísmo enfraquece as provas da conversão do homem, e quando é algo habitual e permitido, decide contra ele. Se a consciência nos condena por um pecado que é de nosso conhecimento, ou por negligenciarmos um dever conhecido, Deus também nos condena. Portanto, permitamos que a consciência esteja bem informada, e que seja ouvida e atendida com diligência.
- Veja também

Refletindo a Cristo, Pág. 226

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 297

Este Dia com Deus, Pág. 342

Vidas Que Falam, Pág. 360

Atos dos Apóstolos, Pág. 551
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1 21 Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui, sobre a penha, te poras. Êxodo 33:21 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. 44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. Mateus 25:41-45 9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Romanos 12:9 4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, 5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7 13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. Gálatas 5:13 1 Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado. 2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6:1,2 1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. 15 antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Efésios 4:1-3,15 3 lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, 1 Tessalonicenses 1:3 15 Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano. 16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? Tiago 2:15,16 22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros, 1 Pedro 1:22
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Refletindo a Cristo, Pág. 226

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 297

Este Dia com Deus, Pág. 342

Vidas Que Falam, Pág. 360

Atos dos Apóstolos, Pág. 551