Comentário Bíblico
Adventista
Vede - (cba)
1 João 3:1
Em 1 João 2:29, o apóstolo apresentou a ideia de ser nascido de Deus. Aqui, ele explica que esse nascimento se deve à operação do amor divino. Isso o leva a considerar esse amor e o tipo de conduta que devem se manifestar no crente. Então, pede aos leitores que compartilhem esses pensamentos, contemplando o incomparável amor do Pai.
Que grande - (cba)
1 João 3:1
Do gr. potapos, uma frase interrogativa que significava originalmente “de qual pais?”, mas que veio a significar “de que tipo?” “de que qualidade?” e que muitas vezes expressava admiração e espanto (cf. Mateus 8:27; Marcos 13:1; Lucas 1:29). A admiração de João não conhece limites quando ele contempla a altura e a profundidade do imensurável amor divino.
- 27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? Mateus 8:27 1 Quando saía do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras e que edifícios! Marcos 13:1 29 Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa. Lucas 1:29
Amor - (cba)
1 João 3:1
Do gr. agape (ver com. de 1 Coríntios 13:1; cf. com. de Mateus 5:43,44), ocorre somente nove vezes nos quatro evangelhos, porém mais de 100 vezes no restante do NT. João usa cigapê 18 vezes, e o verbo relacionado agapaõ, “amar", 32 vezes nesta epístola. Ele é tão cativado pela magnitude do afeto divino, que o tema enche seu coração, como deve também preencher o coração de todos os cristãos.
- 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 1 Coríntios 13:1 43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; Mateus 5:43,44
Tem concedido - (cba)
1 João 3:1
Do gr. didõmi, “dar.” O uso do pretérito perfeito denota que o ato de doação foi concluído, mas seus resultados continuam. Nada pode alterar o fato de que Deus concedeu Seu amor à humanidade, em geral, e aos Seus filhos, em particular. Os seres humanos podem responder a esse amor ou podem rejeitá-lo, mas Deus, de Sua parte, derramou-o de forma absoluta sobre a Sua criação.
Pai - (cba)
1 João 3:1
O uso deste nome familiar naturalmente precede a menção aos “filhos de Deus”.
Sermos chamados - (cba)
1 João 3:1
Possivelmente, esse verbo não se refere ao chamado divino no sentido paulino (Romanos 8:28-30), porém, é clara a referência ao ato gracioso de Deus em conduzir os pecadores à Sua família, chamando-os de filhos.
Filhos de Deus - (cba)
1 João 3:1
(ver com. de João 1:12). Evidências textuais apoiam o acréscimo da expressão “e nós somos”. As palavras adicionais, em harmonia com o estilo de João (cf. 1 João 1:2) reforçam a realidade da filiação, que existe não apenas na mente de Deus, mas na vida dos crentes.
- 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; João 1:12 2 (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); 1 João 1:2
Por essa razão - (cba)
1 João 3:1
Referindo-se à filiação, que fornece a razão pela qual o mundo não reconhece o cristão. Também se refere antecipadamente à afirmação de que o mundo não conhece a Deus.
O mundo - (cba)
1 João 3:1
Aqui, significa aqueles que se opõem a Deus (ver com. de 1 João 2:15).
Não nos conhece - (cba)
1 João 3:1
Do gr. ginõskõ (ver com. de 1 João 2:29). A oração pode ser parafraseada como, "o mundo não nos reconhece porque nunca conheceu pessoalmente a Deus”. Os amantes do mundo têm se negado a conhecer o Pai, portanto é natural que não estejam dispostos a reconhecer aqueles a quem Deus chama de Seus filhos. Quanto mais os filhos de Deus refletem o caráter divino, mais se desperta a ira daqueles que rejeitam Seu amor. Embora os mundanos tenham todos os motivos para amar os cristãos por causa de sua vida bondosa e honesta, os cristãos não devem se surpreender se, em vez disso, forem odiados (cf. Mateus 5:10-12; Mateus 10:16-18).
- 29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. 1 João 2:29 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. Mateus 5:10-12 16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17 Acautelai-vos dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18 e por minha causa sereis levados à presença dos governadores e dos reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. Mateus 10:16-18
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 3:1-9
Estes versículos celebram o privilégio extraordinário de sermos filhos de Deus e o afastamento do pecado que tal relacionamento promove.
não nos conhece
1 João 3:1
Do ponto de vista mundano, ser filhos de Deus nos transforma em desajustados.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 3:1-2
O mundo conhece pouco sobre a felicidade dos verdadeiros seguidores de Cristo. O mundo não sabe que estes pobres, humildes e desprezados são os favoritos de Deus e que habitarão no céu. Os seguidores de Cristo devem contentar-se com as dificuldades daqui, uma vez que estão em terra de estrangeiros, onde o seu Senhor foi muito maltratado antes deles.
Os filhos de Deus devem andar por fé e viver por esperança. Devem esperar a revelação do Senhor Jesus com fé, esperança e desejo fervoroso. Os filhos de Deus serão conhecidos e manifestos pela semelhança que possuem com a sua Cabeça. Serão transformados à sua imagem, por vê-lo.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 545

Cuidado de Deus, Pág. 120

Nossa Alta Vocação, Pág. 12

Testemunhos Seletos 2, Pág. 141

Olhando para o Alto, Pág. 167

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 186

Olhando para o Alto, Pág. 202

Jesus Meu Modelo, Pág. 255

Exaltai-O, Pág. 258

Refletindo a Cristo, Pág. 25

Minha Consagração Hoje, Pág. 270

Refletindo a Cristo, Pág. 276

Exaltai-O, Pág. 278

Cristo Triunfante, Pág. 282

Exaltai-O, Pág. 285

Exaltai-O, Pág. 287

Nos Lugares Celestiais, Pág. 28

Cuidado de Deus, Pág. 2

Para Conhece-lo, Pág. 307

Para Conhece-lo, Pág. 30

Atos dos Apóstolos, Pág. 334

Para Conhece-lo, Pág. 335

Testemunhos Seletos 2, Pág. 336

Conselhos aos Professores, Pág. 338

Nos Lugares Celestiais, Pág. 33

Testemunhos Seletos 2, Pág. 341

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 38

Para Conhece-lo, Pág. 55

E Recebereis Poder, Pág. 70

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 73

Conselhos para a Igreja, Pág. 7

Refletindo a Cristo, Pág. 87

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 8

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 99

Nos Lugares Celestiais, Pág. 9
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. 10 Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 1 João 4:9,10 19 E isso ainda foi pouco aos teus olhos, Senhor Jeová, senão que também falaste da casa do teu servo para tempos distantes; e me tens mostrado gerações futuras, ó Senhor Jeová? 2 Samuel 7:19 19 Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual na presença dos filhos dos homens preparaste para aqueles que em ti se refugiam! Salmos 31:19 7 Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade! Os filhos dos homens se refugiam à sombra das tuas asas. 8 Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias; 9 pois em ti está o manancial da vida; na tua luz vemos a luz. Salmos 36:7-9 1 Cantarei para sempre as benignidades do Senhor; com a minha boca proclamarei a todas as gerações a tua fidelidade. 2 Digo, pois: A tua benignidade será renovada para sempre; tu confirmarás a tua fidelidade até nos céus, dizendo: Salmos 89:1,2 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Romanos 5:8 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Romanos 8:32 4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), Efésios 2:4,5 18 possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. Efésios 3:18,19 19 Pensei como te poria entre os filhos, e te daria a terra desejável, a mais formosa herança das nações. Também pensei que me chamarias meu Pai, e que de mim não te desviarias. Jeremias 3:19 10 Todavia o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode ser medida nem contada; e no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois os filhos do Deus vivo. Oséias 1:10 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; João 1:12 14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! 16 O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; 17 e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. 21 na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Romanos 8:14-17,21 25 Como diz ele também em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à que não era amada. 26 E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; aí serão chamados filhos do Deus vivo. Romanos 9:25,26 18 e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. 2 Coríntios 6:18 26 Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Gálatas 3:26,29 5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. 6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Gálatas 4:5,6 7 Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Apocalipse 21:7 18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. 19 Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. João 15:18,19 3 E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. João 16:3 25 Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheço; conheceram que tu me enviaste; João 17:25 3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3:3 52 e não somente pela nação, mas também para congregar num só corpo os filhos de Deus que estão dispersos. João 11:52 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão. 1 João 3:2,10 21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. João 15:21
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 545

Cuidado de Deus, Pág. 120

Nossa Alta Vocação, Pág. 12

Testemunhos Seletos 2, Pág. 141

Olhando para o Alto, Pág. 167

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 186

Olhando para o Alto, Pág. 202

Jesus Meu Modelo, Pág. 255

Exaltai-O, Pág. 258

Refletindo a Cristo, Pág. 25

Minha Consagração Hoje, Pág. 270

Refletindo a Cristo, Pág. 276

Exaltai-O, Pág. 278

Cristo Triunfante, Pág. 282

Exaltai-O, Pág. 285

Exaltai-O, Pág. 287

Nos Lugares Celestiais, Pág. 28

Cuidado de Deus, Pág. 2

Para Conhece-lo, Pág. 307

Para Conhece-lo, Pág. 30

Atos dos Apóstolos, Pág. 334

Para Conhece-lo, Pág. 335

Testemunhos Seletos 2, Pág. 336

Conselhos aos Professores, Pág. 338

Nos Lugares Celestiais, Pág. 33

Testemunhos Seletos 2, Pág. 341

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 38

Para Conhece-lo, Pág. 55

E Recebereis Poder, Pág. 70

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 73

Conselhos para a Igreja, Pág. 7

Refletindo a Cristo, Pág. 87

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 8

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 99

Nos Lugares Celestiais, Pág. 9