Comentário Bíblico
Adventista
Nisto - (cba)
João 13:35
Seguidores de grandes mestres refletem as características de seus mestres. O amor era um dos principais atributos de Jesus. A vida de Jesus tinha sido uma demonstração prática do amor. Uma manifestação desse mesmo tipo de amor por parte dos discípulos evidenciaria o relacionamento e a íntima associação deles com o Mestre. É o amor, e não a profissão de fé, que distingue o cristão.
Tiverdes amor - (cba)
João 13:35
Literalmente, “continuardes a ter amor”. As evidências do discipulado são constantes manifestações de amor, em vez de arroubos isolados de caridade. Paulo define esse amor em 1 Coríntios 13.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
As credenciais dos discípulos
João 13:34-35
Quão amplo, quão completo é esse amor. A nova parte desse mandamento os discípulos não entenderam. Eles deveriam amar uns aos outros como Cristo os amou. Essas foram as credenciais de que Cristo foi formado internamente, a esperança da glória. Após os sofrimentos de Cristo, após Sua crucificação e ressurreição e proclamação sobre o sepulcro dilacerado de José, "Eu sou a ressurreição e a vida", após Suas palavras aos quinhentos que se reuniram para vê-Lo na Galiléia, e após Sua ascensão para céu, os discípulos tinham alguma idéia do que o amor de Deus compreendia e do amor que deviam exercer uns pelos outros. Quando o Espírito Santo repousou sobre eles no dia de Pentecostes, esse amor foi revelado (Manuscrito 82, 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 13:31-35
Cristo fora glorificado em muitos milagres que realizou; porém, fala sobre ser glorificado, agora, em seus sofrimentos, como se esta fosse uma glória superior a todas as demais em seu estado de humilhação. Assim foi satisfeita a justiça, por causa do mal feito contra Deus pelos pecados que foram cometidos pelo homem. Não podemos seguir ao Senhor neste momento até a sua felicidade celestial, porém, se verdadeiramente cremos nEle, segui-lo-emos por toda a nossa vida, até o porvir; enquanto isto, devemos aguardar o seu tempo e realizar a sua obra.
Antes que Cristo deixasse os discípulos, lhes daria um novo mandamento. Eles teriam que amarem-se uns aos outros por amor a Ele e, conforme o seu exemplo, buscar aquilo que beneficie ao próximo, e fomente a causa do Evangelho, como um só corpo animado por uma única alma. Este mandamento ainda parece novo para alguns que professam ser cristãos. Em geral, os homens observam qualquer outra Palavra de Cristo, antes de observarem estas. Por meio desta Palavra, se os seguidores de Cristo não demonstrarem amor uns pelos outros, estarão dando motivos para que se suspeite da sinceridade deles.
- Veja também

Para Conhece-lo, Pág. 149

E Recebereis Poder, Pág. 181

Refletindo a Cristo, Pág. 192

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 268

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 293

Exaltai-O, Pág. 343

Cuidado de Deus, Pág. 37

Patriarcas e Profetas, Pág. 520

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 678

Minha Consagração Hoje, Pág. 73
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. João 17:21 7 Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra. 8 Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Gênesis 13:7,8 32 Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. 33 Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. 34 Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. 35 E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade. Atos 4:32-35 12 E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos de comum acordo no pórtico de Salomão. 13 Dos outros, porém, nenhum ousava ajuntar-se a eles; mas o povo os tinha em grande estima; 14 e cada vez mais se agregavam crentes ao Senhor em grande número tanto de homens como de mulheres; Atos 5:12-14 5 mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; 10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. 1 João 2:5,10 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão. 11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que nos amemos uns aos outros, 12 não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 13 Meus irmãos, não vos admireis se o mundo vos odeia. 14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 1 João 3:10-14 20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. 21 E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão. 1 João 4:20,21 14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 1 João 3:14
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Para Conhece-lo, Pág. 149

E Recebereis Poder, Pág. 181

Refletindo a Cristo, Pág. 192

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 268

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 293

Exaltai-O, Pág. 343

Cuidado de Deus, Pág. 37

Patriarcas e Profetas, Pág. 520

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 678

Minha Consagração Hoje, Pág. 73