Comentário Bíblico
Adventista
Vós Me chamais - (cba)
João 13:13
Isto é, “é vosso costume chamar-Me”.
Mestre - (cba)
João 13:13
Do gr. didaskalos (ver com. de João 1:38).
Senhor - (cba)
João 13:13
Do gr. kurios, termo usado tanto para seres humanos (Mateus 6:24; etc.) quanto para a Divindade (Mateus 1:22; etc.). Em geral, kurios representava apenas um título comum de respeito correspondente a “senhor”. Mais tarde e algumas vezes antes da ascensão de Jesus (ver João 20:28), kurios também foi usada em seu sentido mais pleno, atribuindo divindade a Jesus (ver Atos 10:36; Romanos 14:8; etc.). A referência aqui aos dois títulos, sem dúvida, ressalta que, embora Jesus tivesse realizado essa tarefa servil, Ele é o Mestre e o Senhor. A tarefa não diminuía Sua dignidade (ver com. de João 4:11).
- 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Mateus 6:24 22 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Mateus 1:22 28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu! João 20:28 36 A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos) - Atos 10:36 8 Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor. Romanos 14:8 11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva? João 4:11
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Dedicação ao serviço
João 13:13-17
A ordenança do lava-pés é uma ordenança de serviço. Esta é a lição que o Senhor deseja que todos aprendam e pratiquem. Quando essa ordenança é corretamente celebrada, os filhos de Deus são colocados em um relacionamento santo uns com os outros, para ajudar e abençoar uns aos outros.
Para que Seu povo não seja enganado pelo egoísmo que habita no coração natural, e que fortalece pelo serviço próprio, o próprio Cristo deu-nos um exemplo de humildade. Ele não deixaria este grande assunto a cargo do homem. Ele considerou isso de tanta importância que Ele mesmo, Um igual a Deus, lavou os pés de Seus discípulos.
Esta cerimônia significa muito para nós. Deus deseja que tomemos toda a cena, não apenas o único ato de limpeza externa. Esta lição não se refere apenas a um ato. É para revelar a grande verdade de que Cristo é um exemplo do que nós, por meio de Sua graça, devemos ser em nossas relações uns com os outros. Mostra que toda a vida deve ser de ministério humilde e fiel. ... A ordenança do lava-pés ilustra com mais força a necessidade da verdadeira humildade. Enquanto os discípulos lutavam pelo lugar mais alto, no reino prometido, Cristo se cingiu e executou o ofício de servo lavando os pés daqueles que O chamavam de Senhor. Ele, o Cordeiro de Deus puro e imaculado, estava se apresentando como uma oferta pelo pecado; e como Ele agora comia a Páscoa com Seus discípulos, Ele pôs fim aos sacrifícios que por quatro mil anos haviam sido oferecidos. No lugar da festa nacional que o povo judeu havia celebrado, Ele instituiu um serviço memorial, na cerimônia do lava-pés e a ceia sacramental, a ser observada por Seus seguidores em todos os tempos e em todos os países. Estes devem sempre repetir o ato de Cristo, para que todos possam ver que o verdadeiro serviço requer um ministério altruísta (Manuscrito 43, 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 13:1-17
O Senhor Jesus tem um povo no mundo, exclusivamente seu; comprou-o e pagou caro por este povo, e separou-os para si; eles se rendem a Ele como um povo peculiar. Àqueles a quem Cristo ama, amaos ao máximo. Nada é capaz de separar o crente verdadeiro do amor de Cristo. Não sabemos quando chegará a nossa hora. Por esta razão, nunca devemos deixar de fazer aquilo que temos de fazer como constante preparativo para ela.
Não sabemos que caminho de acesso o Diabo tem aos corações dos homens, porém, alguns pecados são tão graves e é tão pequena a tentação para que sejam cometidos por parte do mundo e da carne, que é evidente que vêm diretamente da parte de Satanás.
Jesus lavou os pés dos discípulos, para ensiná-los a pensar que nada é capaz de nos rebaixar, contanto que possamos fomentar a glória de Deus e o bem de nossos irmãos. Façamos o que temos de fazer para o Senhor, Cristo lavou os pés dos discípulos para representar-lhes o valor de serem lavados na vida espiritual, e o valor da limpeza da alma em relação às contaminações do pecado.
O Senhor Jesus faz muitas coisas, cujo significado é desconhecido por seus discípulos no presente, mas o saberão mais tarde. Ao final vemos que os melhores atos pareciam ser os piores. Quando alguns rejeitam a oferta do Evangelho como se fossem indignos demais, ou como se esta fosse uma notícia excessivamente boa para que seja verdadeira, não são tidos por humildes, mas incrédulos.
Todos aqueles que são espiritualmente lavados por Cristo, e somente estes, têm parte nEle. Cristo justifica e santifica a todos que reconhece e salva. Pedro submete-se mais do que aquilo que é solicitado; pede que seja lavado por Cristo. Quão fervoroso se mostra pela graça purificadora do Senhor Jesus, e pelo completo efeito dela, até mesmo em suas mãos e em sua cabeça! Aqueles que realmente desejam ser santificados, desejam ser santificados e purificados completamente, o crente verdadeiro é lavado deste modo quando recebe a Cristo para a sua salvação. Então, vejamos qual deve ser a expectativa diária daqueles que, por graça, estão em um estado justificado; lavar os seus pés. Limpar a culpa diária, e estarem alertas contra tudo o que possa contaminá-los. Isto deve fazer com que sejamos extremamente cautelosos. A partir do momento em que fomos perdoados no dia de ontem, devemos ser fortalecidos contra a tentação do dia de hoje. A descoberta de hipócritas não deve ser motivo de surpresa e nem causa de tropeço para nós.
Observemo-los na lição que é ensinada por Cristo. Os deveres são mútuos; devemos aceitar ajuda de nossos irmãos e devemos ajudá-los. Quando vemos que o nosso Mestre serve, não podemos ver outra coisa senão o quão inconveniente é que dominemos. E o Senhor Jesus Cristo ainda tem o mesmo amor que o levou a resgatar e reconciliar os seus discípulos, quando eram inimigos.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 649

Exaltai-O, Pág. 28

Conselhos para a Igreja, Pág. 306

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 649
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 28 Dito isto, retirou-se e foi chamar em segredo a Maria, sua irmã, e lhe disse: O Mestre está aí, e te chama. João 11:28 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Mateus 7:21,22 8 Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi; porque um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos. 9 E a ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. 10 Nem queirais ser chamados guias; porque um só é o vosso Guia, que é o Cristo. Mateus 23:8-10 46 E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo? Lucas 6:46 8 Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor. 9 Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos. Romanos 14:8,9 6 todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também. 1 Coríntios 8:6 3 Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo. 1 Coríntios 12:3 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:11 8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, Filipenses 3:8 14 sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, assim como nosso Senhor Jesus Cristo já mo revelou. 15 Mas procurarei diligentemente que também em toda ocasião depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas. 16 Porque não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fôramos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:14-16 12 Então me disse o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir. Jeremias 1:12 43 Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem. Lucas 7:43 28 Tornou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Lucas 10:28 19 Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem. Tiago 2:19