Comentário Bíblico
Adventista
Já se banhou - (cba)
João 13:10
Do gr. louõ, que é usado para o lavar do corpo todo (ver Atos 9:37; na LXX, Êxodo 2:5; Êxodo 29:4; Levítico 14:8,9). Quando se lava somente uma parte do corpo, geralmente é empregada a palavra niptõ, como ocorre um pouco adiante neste mesmo versículo e em Mateus 6:17; Mateus 15:2; etc. Jesus devia estar fazendo referência ao costume de banhar-se antes de ir a uma festa. Quando os convidados chegavam, precisavam apenas que os pés fossem lavados. A lição espiritual disto é evidente. Os discípulos haviam recebido purificação espiritual na “fonte aberta para a casa de Davi [...] para remover o pecado e a impureza” (Zacarias 13:1). Não haviam caído em apostasia, de maneira a precisar de nova purificação por completo. Contudo, sua vida não tinha sido sem pecado. Haviam cedido com frequência às sugestões de Satanás. A lavagem era significativa apenas se representasse a remoção do pecado por sincero arrependimento e confissão.
- 37 Ora, aconteceu naqueles dias que ela, adoecendo, morreu; e, tendo-a lavado, a colocaram no cenáculo. Atos 9:37 5 A filha de Faraó desceu para banhar-se no rio, e as suas criadas passeavam à beira do rio. Vendo ela a arca no meio os juncos, mandou a sua criada buscá-la. Êxodo 2:5 4 Então farás chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da revelação e os lavarás, com água. Êxodo 29:4 8 Aquele que se há de purificar lavará as suas vestes, rapará todo o seu pêlo e se lavará em água; assim será limpo. Depois entrará no arraial, mas ficará fora da sua tenda por sete dias. 9 Ao sétimo dia rapará todo o seu pêlo, tanto a cabeça como a barba e as sobrancelhas, sim, rapará todo o pêlo; também lavará as suas vestes, e banhará o seu corpo em água; assim será limpo. Levítico 14:8,9 17 Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Mateus 6:17 2 Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos, quando comem. Mateus 15:2 1 Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi, e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza. Zacarias 13:1
Senão os pés - (cba)
João 13:10
Evidências textuais apoiam a omissão destas palavras; sendo assim, a passagem diria: “Quem já se banhou não necessita ser lavado.” Todavia, tanto o texto quanto o contexto favorecem a conservação destas palavras.
Mas não todos - (cba)
João 13:10
A referência é a Judas, que nunca havia se submetido completamente a Cristo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Um teste para purificar o coração
João 13:10-11
Cristo deu aos seus discípulos a compreensão de que lavar os pés não purifica seus pecados, mas que a purificação do coração foi testada neste humilde serviço. Se o coração estava purificado, esse ato era tudo o que era essencial para revelar o fato. Ele lavou os pés de Judas; mas Ele disse: “Nem todos estais limpos”. Judas trouxe o coração de um traidor a esta cena, e Cristo revelado a tudo o que Ele sabia que ele era o traidor de seu Senhor, e que a lavagem dos pés não era um estatuto para purificar a alma de sua contaminação moral ....
Jesus daria uma prova convincente de que Ele entendia perfeitamente o caráter de Judas, e que não havia negado Seu ministério mesmo àquele que sabia estar trabalhando para entregá-lo nas mãos de Seus inimigos. E nós temos, em Seu exemplo, a lição de que a ordenança do lava-pés não deve ser adiada porque há alguns crentes professos que não são purificados de seus pecados. Cristo conhecia o coração de Judas, mas lavou seus pés. O amor infinito nada mais poderia fazer para trazer Judas ao arrependimento e salvá-lo de dar esse passo fatal. Se este serviço de seu Mestre, ao humilhar-se para lavar os pés do pior pecador, não partiu seu coração, o que mais poderia ser feito? Foi o último ato de amor que Jesus pôde evidenciar em favor de Judas. O amor infinito não poderia obrigar Judas a se arrepender, confessar seu pecado e ser salvo. Cada oportunidade foi concedida a ele. Nada foi deixado por fazer que pudesse ser feito para salvá-lo da armadilha de Satanás (The Review and Herald, 14 de junho de 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 13:1-17
O Senhor Jesus tem um povo no mundo, exclusivamente seu; comprou-o e pagou caro por este povo, e separou-os para si; eles se rendem a Ele como um povo peculiar. Àqueles a quem Cristo ama, amaos ao máximo. Nada é capaz de separar o crente verdadeiro do amor de Cristo. Não sabemos quando chegará a nossa hora. Por esta razão, nunca devemos deixar de fazer aquilo que temos de fazer como constante preparativo para ela.
Não sabemos que caminho de acesso o Diabo tem aos corações dos homens, porém, alguns pecados são tão graves e é tão pequena a tentação para que sejam cometidos por parte do mundo e da carne, que é evidente que vêm diretamente da parte de Satanás.
Jesus lavou os pés dos discípulos, para ensiná-los a pensar que nada é capaz de nos rebaixar, contanto que possamos fomentar a glória de Deus e o bem de nossos irmãos. Façamos o que temos de fazer para o Senhor, Cristo lavou os pés dos discípulos para representar-lhes o valor de serem lavados na vida espiritual, e o valor da limpeza da alma em relação às contaminações do pecado.
O Senhor Jesus faz muitas coisas, cujo significado é desconhecido por seus discípulos no presente, mas o saberão mais tarde. Ao final vemos que os melhores atos pareciam ser os piores. Quando alguns rejeitam a oferta do Evangelho como se fossem indignos demais, ou como se esta fosse uma notícia excessivamente boa para que seja verdadeira, não são tidos por humildes, mas incrédulos.
Todos aqueles que são espiritualmente lavados por Cristo, e somente estes, têm parte nEle. Cristo justifica e santifica a todos que reconhece e salva. Pedro submete-se mais do que aquilo que é solicitado; pede que seja lavado por Cristo. Quão fervoroso se mostra pela graça purificadora do Senhor Jesus, e pelo completo efeito dela, até mesmo em suas mãos e em sua cabeça! Aqueles que realmente desejam ser santificados, desejam ser santificados e purificados completamente, o crente verdadeiro é lavado deste modo quando recebe a Cristo para a sua salvação. Então, vejamos qual deve ser a expectativa diária daqueles que, por graça, estão em um estado justificado; lavar os seus pés. Limpar a culpa diária, e estarem alertas contra tudo o que possa contaminá-los. Isto deve fazer com que sejamos extremamente cautelosos. A partir do momento em que fomos perdoados no dia de ontem, devemos ser fortalecidos contra a tentação do dia de hoje. A descoberta de hipócritas não deve ser motivo de surpresa e nem causa de tropeço para nós.
Observemo-los na lição que é ensinada por Cristo. Os deveres são mútuos; devemos aceitar ajuda de nossos irmãos e devemos ajudá-los. Quando vemos que o nosso Mestre serve, não podemos ver outra coisa senão o quão inconveniente é que dominemos. E o Senhor Jesus Cristo ainda tem o mesmo amor que o levou a resgatar e reconciliar os seus discípulos, quando eram inimigos.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 646

Cristo Triunfante, Pág. 288

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 297

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 646

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 649

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 655
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 26 E aquele que tiver soltado o bode para Azazel lavará as suas vestes, e banhará o seu corpo em água, e depois entrará no arraial. 28 Aquele que os queimar lavará as suas vestes, banhara o seu corpo em água, e depois entrará no arraial. Levítico 16:26,28 15 E todo homem, quer natural quer estrangeiro, que comer do que morre por si ou do que é dilacerado por feras, lavará as suas vestes, e se banhará em água, e será imundo até a tarde; depois será limpo. 16 Mas, se não as lavar, nem banhar o seu corpo, levará sobre si a sua iniquidade Levítico 17:15,16 7 Então o sacerdote lavará as suas vestes e banhará o seu corpo em água; depois entrará no arraial; e o sacerdote será imundo até a tarde. 8 Também o que a tiver queimado lavará as suas vestes e banhará o seu corpo em água, e sera imundo até a tarde. 12 Ao terceiro dia o mesmo se purificará com aquela água, e ao sétimo dia se tornará limpo; mas, se ao terceiro dia não se purificar, não se tornará limpo ao sétimo dia. 13 Todo aquele que tocar o cadáver de algum homem que tenha morrido, e não se purificar, contamina o tabernáculo do Senhor; e essa alma será extirpada de Israel; porque a água da purificação não foi espargida sobre ele, continua imundo; a sua imundícia está ainda sobre ele. 19 Também o limpo, ao terceiro dia e ao sétimo dia, a espargirá sobre o imundo, e ao sétimo dia o purificará; e o que era imundo lavará as suas vestes, e se banhará em água, e à tarde será limpo. 20 Mas o que estiver imundo e não se purificar, esse será extirpado do meio da assembléia, porquanto contaminou o santuário do Senhor; a água de purificação não foi espargida sobre ele; é imundo. 21 Isto lhes será por estatuto perpétuo: o que espargir a água de purificação lavará as suas vestes; e o que tocar a água de purificação será imundo até a tarde. Números 19:7,8,12,13,19-21 10 sendo somente, no tocante a comidas, e bebidas, e várias abluções, umas ordenanças da carne, impostas até um tempo de reforma. Hebreus 9:10 20 Pois não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. Eclesiastes 7:20 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; Mateus 6:12 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Romanos 7:20-23 1 Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. 2 Coríntios 7:1 22 a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 a vos renovar no espírito da vossa mente; 24 e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade. Efésios 4:22-24 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5:26,27 23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23 2 Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo. Tiago 3:2 7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:7-10 7 Tu és toda formosa, amada minha, e em ti não há mancha. Cantares 4:7 20 Naqueles dias, e naquele tempo, diz o Senhor, buscar-se-á a iniqüidade em Israel, e não haverá; e o pecado em Judá, e não se achará; pois perdoarei aos que eu deixar de resto. Jeremias 50:20 17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:17,21 3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. João 15:3
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 646

Cristo Triunfante, Pág. 288

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 297

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 646

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 649

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 655