Comentário Bíblico
Adventista
A filha de Faraó - (cba)
Êxodo 2:5
Na tradição judaica ela é chamada de Termutis, Merris ou Bitia. No entanto a diversidade de nomes e sua ausência dos registros egípcios não confirmam essa tradição.
Uma dedução razoável da cronologia bíblica, baseada em 1 Reis 6:1 e em outras declarações que apoiam essa teoria (ver GC, 399), é a de que o êxodo tenha acontecido por volta da metade do século 15 a.C. Essa data leva a concluir que Moisés cresceu sob o reinado de Tutmés I (1525-1508 a.C.), Tutmés II (1508-1504 a.C.) e da rainha Hatshepsut (1504-1482 a.C.). Hatshepsut foi uma mulher notável. Ela era a única filha legítima de Tutmés I e se casou com seu meio-irmão Tutmés II a fim de que ele pudesse suceder seu pai no trono de forma legítima. No entanto, o casamento legítimo de Tutmés II, como o de seu pai, novamente fracassou em prover um herdeiro. Quando Tutmés II morreu, após um reinado de apenas quatro anos, os sacerdotes de Amom, num súbito golpe de estado, coroaram um filho ilegítimo de Tutmés II, que nessa época era apenas um garoto e servia no templo como um sacerdote secundário. Tutmés III, como ficou conhecido mais tarde, era jovem demais para reinar, então, sua tia Hatshepsut foi a regente por 22 anos. Seu reinado foi pacífico. Ela construiu grandes templos e erigiu enormes obeliscos. Expedições foram enviadas a Punt, provavelmente na costa da Somália ao leste da África, para fins comerciais, e ao Sinai e à Núbia, para as minas de cobre, turquesa e ouro. Com o apoio de um poderoso primeiro ministro, Senenmut, Hatshepsut ocupou o trono por 22 anos; então ela e Senenmut desapareceram. Ao sucedê-la, Tutmés III apagou seu nome de todos os monumentos, numa tentativa de erradicar sua memória do Egito. Esse fato faz supor que ele a tenha tirado do trono e que ela e Senenmut tenham sofrido morte violenta.
Quando Moisés nasceu, Hatshepsut era apenas a filha de Tutmés I. O nascimento de Moisés aconteceu muitos anos antes de ela se casar com seu meio-irmão Tutmés II e mais de 20 anos antes de ela ter começado a reinar, após a morte do marido.
Para se banhar no rio - (cba)
Êxodo 2:5
Anjos conduziram a princesa ao lugar onde Moisés estava (PP, 243). O fato de uma princesa banhar-se no rio ao ar livre certamente não está em harmonia com os costumes do moderno oriente. Nos tempos atuais, isso é feito apenas por mulheres de classes menos favorecidas. Estava, porém, em harmonia com os costumes do antigo Egito. Uma cena de banho retratada numa tumba egípcia antiga mostra uma mulher egípcia da classe alta, auxiliada por quatro servas. Também está em harmonia com as crenças do antigo Egito com respeito à santidade do Nilo, de que sua água transmitia fertilidade e garantia vida longa. Por esta razão, o Nilo era adorado como um deus.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 2:5-10
Vinde, vede o lugar onde este grande homem, Moisés, jaz como um pequeno menino; em um cesto de juncos à margem do rio. se tivesse permanecido ali durante muito tempo, teria perecido. Porém, no lugar onde se encontra a pobre criança desamparada, a providência divina traz a filha de faraó e inclina o seu coração à compaixão, coisa que ela se atreve a fazer quando ninguém mais o poderia. vez por outra, para glorificar a Deus, devemos comentar sobre o cuidado dEle para conosco em nossa infância. o faraó tratou de destruir Israel cmelmente; porém, a sua própria filha se lastimou por um menino hebreu, e não somente isto, mas preservou o libertador de Israel e deu a Moisés uma boa ama, isto é, a sua própria mãe. Para que tivesse uma ama hebréia, a irmã de Moisés trouxe a sua própria mãe como ama de leite.
Moisés foi tratado como filho da filha de faraó. Muitos que têm um nascimento obscuro e pobre, por atos surpreendentes da providência divina são colocados em posições altíssimas no mundo, para que os homens saibam que Deus reina.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 21 Sendo ele enjeitado, a filha de Faraó o recolheu e o criou como seu próprio filho. Atos 7:21 6 E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à tarde; e ele bebia do ribeiro. 1 Reis 17:6 9 O Senhor é também um alto refúgio para o oprimido, um alto refúgio em tempos de angústia. Salmos 9:9 5 Por causa da opressão dos pobres, e do gemido dos necessitados, levantar-me-ei agora, diz o Senhor; porei em segurança quem por ela suspira. Salmos 12:5 1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46:1 10 Na verdade a cólera do homem redundará em teu louvor, e do restante da cólera tu te cingirás. Salmos 76:10 1 Como corrente de águas é o coração do rei na mão do Senhor; ele o inclina para onde quer. Provérbios 21:1 17 Então o Senhor deparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. Jonas 1:17 10 Falou, pois, o Senhor ao peixe, e o peixe vomitou a Jonas na terra. Jonas 2:10 15 Vai ter com Faraó pela manhã; eis que ele sairá às águas; pôr-te-ás à beira do rio para o encontrar, e tomarás na mão a vara que se tomou em serpente. Êxodo 7:15 20 Disse mais o Senhor a Moisés: levanta-te pela manhã cedo e põe-te diante de Faraó:; eis que ele sairá às águas; e dize-lhe: Assim diz o Senhor: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. Êxodo 8:20