Comentário Bíblico
Adventista
Um cesto - (cba)
Êxodo 2:3
Depois de esconder o bebê por três meses, por alguma razão desconhecida parecia praticamente impossível escondê-lo por mais tempo. A mãe de Moisés, acreditando que Deus interviria para preservar a vida de seu filho, idealizou um plano pelo qual pudesse cumprir a ordem do rei sem matar o bebê. Ela faria todo o possível e confiaria em Deus para o restante.
As duas palavras traduzidas como "cesto" e "junco" são egípcias, e, juntas com muitas outras encontradas no Pentateuco, mostram que o escritor era bem familiarizado com essa língua. A palavra tebah, derivada de tebet, é usada na Bíblia apenas aqui e em Gênesis 6 e 7, para a arca de Noé. Como significa literalmente uma "caixa", pode descrever qualquer recipiente neste formato.
A palavra gome, "junco", vem de qama' e designa a planta do papiro, famosa na Antiguidade como o principal material usado para se fabricar papel. Essa planta é um junco forte com haste cilíndrica de 3 a 4,5 m de altura. Embora fosse comum no antigo Egito, não é mais encontrada ali atualmente. O papiro era usado também na construção e na fabricação de barcos leves. Esses barcos são retratados em muitos monumentos egípcios antigos e podem ter servido de modelo para Joquebede fazer o cesto de Moisés.
Piche - (cba)
Êxodo 2:3
A mesma palavra é usada para asfalto ou betume (Gênesis 11:3), que era importado da região do Mar Morto para o Egito. Esse produto foi usado em larga escala pelos egípcios para embalsamar os mortos.
No carriçal - (cba)
Êxodo 2:3
Suf, da palavra egípcia tjufi, que significa "cana". É a terceira palavra neste versículo emprestada dessa língua. Plantas aquáticas de todos os tipos eram abundantes nos remansos do Nilo e nos terrenos pantanosos adjacentes ligados a ele. O objetivo de Joquebede em colocar o cesto numa moita de canas era provavelmente para evitar que ele fosse arrastado pela água. Alguns sugerem que Joquebede sabia onde a princesa egípcia costumava ir e colocou o cesto lá, na esperança de que ela tivesse compaixão ao ver o bonito e indefeso bebê (ver PP, 243).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 2:1-4
Observe a ordem da providência divina: justamente no momento em que a crueldade de faraó atinge o seu ponto máximo, mandando matar os meninos hebreus, nasce o libertador. Enquanto os homens se confabulam para levar a Igreja à ruína, Deus prepara a sua salvação.
Os pais de Moisés viram que ele era um menino formoso. A fé viva se sente fortalecida com o menor indício do favor divino. A passagem em Hebreus 11:23 diz que os pais de Moisés o esconderam por fé; tinham a promessa de que Israel seria preservado, e nela creram. A fé na promessa de Deus nos anima a utilizarmos meios legais para obtermos misericórdia. o cumprimento de nosso dever é seguido pelos feitos de Deus. A fé em Deus sempre nos colocará acima do temor ao homem.
Ao final de três meses, quando já não podiam mais esconder o bebê, colocaram-no em uma pequena arca de juncos na beira do rio, e a sua irmã para que a vigiasse. se o fraco afeto de uma mãe foi tão cuidadoso, o que pensaremos daquEle cujo amor e compaixão são infinitos! Moisés jamais teve uma proteção mais poderosa ao seu redor; nem mesmo quando tinha todos os israelitas em volta de sua tenda no deserto, do que nesta ocasião, quando navegava a sós, um indefeso bebê sobre as águas. Não há água, não há egípcio que lhe possa causar dano! Deus está mais presente ao nosso lado quando parecemos estar mais abandonados e desamparados.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 22 Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida. Êxodo 1:22 13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. 16 Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos. Mateus 2:13,16 19 Usando esse de astúcia contra a nossa raça, maltratou a nossos pais, ao ponto de fazê-los enjeitar seus filhos, para que não vivessem. Atos 7:19 2 que envia embaixadores por mar em navios de junco sobre as águas, dizendo: Ide, mensageiros velozes, a um povo de alta estatura e de tez luzidia, a um povo terrível desde o seu princípio, a uma nação forte e vitoriosa, cuja terra os rios dividem! Isaías 18:2 14 Faze para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora. Gênesis 6:14 3 Disseram uns aos outros: Eia pois, façamos tijolos, e queimemo-los bem. Os tijolos lhes serviram de pedras e o betume de argamassa. Gênesis 11:3 10 Ora, o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; e fugiram os reis de Sodoma e de Gomorra, e caíram ali; e os restantes fugiram para o monte. Gênesis 14:10 6 Também os rios exalarão um fedor; diminuirão e secarão os canais do Egito; as canas e os juncos murcharão. Isaías 19:6