Comentário Bíblico
Adventista
Um filho - (cba)
Êxodo 2:2
Moisés foi o terceiro filho de Joquebede, Arão era três anos mais velho que ele (Êxodo 7:7), e Miriã, a mais velha dos três (Êxodo 2:4).
- 7 Tinha Moisés oitenta anos, e Arão oitenta e três, quando falaram a Faraó. Êxodo 7:7 4 E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe aconteceria. Êxodo 2:4
Era formoso - (cba)
Êxodo 2:2
Ainda bebê, Moisés dava evidências de intelecto aguçado, firmeza, estabilidade emocional e de perfeição física que marcaram sua vida. A palavra hebraica traduzida por "formoso" denota isto. Joquebede viu nestas qualidades um indício da bênção divina, o que considerou como um sinal de que Deus tinha uma tarefa especial para ele. Segundo Atos 7:20, ele era "formoso aos olhos de Deus". Joquebede certamente teria amado e protegido Moisés mesmo se ele não fosse tão "formoso", pois as mães, em geral, devotam seu amor mais profundo aos filhos frágeis e doentes. Porém, os esforços de Joquebede para preservar a vida de Moisés são louvados em Hebreus 11:23 como um ato de fé. Isso implica que ela estava ciente de que Deus tinha destinado a ele um papel importante. Ela iria, portanto, intervir para preservar sua vida. Entretanto, isso não confirma necessariamente a declaração de Josefo (Antiguidades, ii.9.3) de que teria sido revelado a Anrão, antes do nascimento da criança, que ela seria o salvador de Israel.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 2:1-4
Observe a ordem da providência divina: justamente no momento em que a crueldade de faraó atinge o seu ponto máximo, mandando matar os meninos hebreus, nasce o libertador. Enquanto os homens se confabulam para levar a Igreja à ruína, Deus prepara a sua salvação.
Os pais de Moisés viram que ele era um menino formoso. A fé viva se sente fortalecida com o menor indício do favor divino. A passagem em Hebreus 11:23 diz que os pais de Moisés o esconderam por fé; tinham a promessa de que Israel seria preservado, e nela creram. A fé na promessa de Deus nos anima a utilizarmos meios legais para obtermos misericórdia. o cumprimento de nosso dever é seguido pelos feitos de Deus. A fé em Deus sempre nos colocará acima do temor ao homem.
Ao final de três meses, quando já não podiam mais esconder o bebê, colocaram-no em uma pequena arca de juncos na beira do rio, e a sua irmã para que a vigiasse. se o fraco afeto de uma mãe foi tão cuidadoso, o que pensaremos daquEle cujo amor e compaixão são infinitos! Moisés jamais teve uma proteção mais poderosa ao seu redor; nem mesmo quando tinha todos os israelitas em volta de sua tenda no deserto, do que nesta ocasião, quando navegava a sós, um indefeso bebê sobre as águas. Não há água, não há egípcio que lhe possa causar dano! Deus está mais presente ao nosso lado quando parecemos estar mais abandonados e desamparados.
- Veja também

Filhas de Deus, Pág. 20

Patriarcas e Profetas, Pág. 242
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 5 Ditoso é o homem que se compadece, e empresta, que conduz os seus negócios com justiça; Salmos 112:5 20 Nesse tempo nasceu Moisés, e era mui formoso, e foi criado três meses em casa de seu pai. Atos 7:20 23 Pela fé Moisés, logo ao nascer, foi escondido por seus pais durante três meses, porque viram que o menino era formoso; e não temeram o decreto do rei. Hebreus 11:23