Comentário Bíblico
Adventista
Nisto - (cba)
1 João 4:17
Esta frase pode se referir a 1 João 4:16 ou pode antecipar a oração "para que tenhamos confiança”. Ambas as interpretações são possíveis, porém o estilo de João nesta epístola favorece a segunda.
Em nós [...] o amor - (cba)
1 João 4:17
Literalmente, "o amor conosco”. Pode se referir ao amor de Deus por nós ou ao nosso amor por Deus. Ambas as interpretações se aperfeiçoam no “conosco”, ou seja, em nossas vidas transformadas. Se “nisto” remete ao v. 16, esta interpretação de “conosco” concorda com a ideia de habitação no amor. Se, porém, “nisto" se refere ao que vem em seguida, é possível que João quisesse dizer que, em nosso caso, o amor é aperfeiçoado quando enfrentarmos com confiança o dia do julgamento.
Aperfeiçoado - (cba)
1 João 4:17
Do gr. teleioõ (ver com. de 1 João 2:5).
Do Dia do Juízo - (cba)
1 João 4:17
Esta é a única passagem do NT em que ocorre esta expressão com dois artigos, em grego. O efeito dos artigos é salientar que tanto é um dia (“o dia”) ou um tempo definido e que há um grande julgamento (“o juízo") em que todos os casos são considerados e decididos. As duas fases do trabalho de julgamento (ver com. de Apocalipse 14:7; Apocalipse 20:11-15) não estão sob consideração aqui. João estava à espera de comparecer perante o tribunal de Cristo (cf. com. de 2 Coríntios 5:10), e seu propósito era que seus leitores também se preparassem para essa hora terrível (ver com. de Atos 17:31; 2 Pedro 2:9).
- 7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:7 11 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:11-15 10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal. 2 Coríntios 5:10 31 porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. Atos 17:31 9 também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados; 2 Pedro 2:9
Mantenhamos - (cba)
1 João 4:17
Referência a um dos grandes propósitos do amor. O amor de Deus pelo ser humano e o amor do ser humano por Deus têm como objetivo comum a preparação do ser humano para enfrentar o dia do juízo com confiança. A norma de juízo é a lei (Tiago 2:12), e o amor é o cumprimento da lei (Romanos 13:10), portanto, o aperfeiçoamento do nosso amor é um processo essencial e indispensável.
- 12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade. Tiago 2:12 10 O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei. Romanos 13:10
Confiança - (cba)
1 João 4:17
Do gr. parrêsia (ver com. de 1 João 2:28).
Pois - (cba)
1 João 4:17
Assinala a razão definitiva para a confiança do cristão, quando confrontado com o pensamento do dia do juízo. Ele pode ter confiança, pois é semelhante a Cristo.
Ele - (cba)
1 João 4:17
Do gr. ekeinos, ‘‘aquele [um]”. Quando aplicado a pessoas, esse pronome uniformemente se refere a Cristo nesta epístola (1 João 2:6; 1 João 3:3,5,7,16), e essa é a intenção clara aqui, embora o contexto imediato sugira uma referência a Deus Pai. O pensamento de Cristo acudiu à mente de João devido à obra do Salvador em relação ao juízo (ver com. de João 5:22,27; Romanos 2:16).
- 6 aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou. 1 João 2:6 3 E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro. 5 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados; e nele não há pecado. 7 Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo; 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 João 3:3,5,7,16 22 Porque o Pai a niguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento, 27 e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. João 5:22,27 16 no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho. Romanos 2:16
Também nós somos - (cba)
1 João 4:17
João já havia salientado a semelhança do cristão com o Salvador (ver com. de 1 João 3:1-3), e novamente destaca a semelhança, a fim de proporcionar segurança aos seus leitores, tendo em conta que estes não poderiam evitar o juízo. Aqueles que são verdadeiramente semelhantes ao Juiz não precisam temer o juízo. A segurança não está nas próprias realizações imperfeitas, mas no caráter impecável e no sacrifício propiciatório de Cristo, seu Salvador (ver com. de Filipenses 3:9; Tito 3:5; etc.).
- 1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. 3 E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro. 1 João 3:1-3 9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Filipenses 3:9 5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, Tito 3:5
Mundo - (cba)
1 João 4:17
Do gr. kosmos (ver com. de 1 João 2:15). Embora o pensamento de João tenha chegado ao dia do juízo, ele está principalmente preocupado com a conduta do cristão neste mundo. Tão firmemente como qualquer escritor do NT, ele se recusa a adiar a semelhança com Cristo para um futuro indefinido, mas insiste na possibilidade de ser uma realidade presente (ver com. de 1 João 3:2,9). João declara que, assim como Jesus é eternamente justo em Sua esfera, podemos ser justos em nossas condições atuais. A expressão “neste mundo" implica o caráter temporário da nossa estada aqui, mas sugere que devemos ser representantes de Cristo enquanto vivermos na Terra. Deve-se observar, no entanto, que essa descrição do nosso ser como Cristo no mundo está condicionada a nossa permanência no amor e em Deus (1 João 4:16). É o amor que nos liga ao Mestre que nos torna semelhantes a Ele (1 João 2:7-10; 1 João 3:10-18). Alguns creem que essa descrição não pode ser aplicada aos membros da igreja, pois ninguém permanece continuamente no âmbito do amor altruísta. Argumentam que essa descrição só pode ser aplicada à igreja como um todo. No entanto, até que todos os membros permaneçam no amor, a igreja não pode, como um todo, ser como Cristo no mundo. É a pessoa que, individualmente, pode ser habitada ou inspirada por Deus e guiada por Ele. É por meio de tais pessoas que o Senhor edifica a Sua igreja na Terra (Efésios 2:19-22).
- 15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. 9 Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. 1 João 3:2,9 16 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele. 1 João 4:16 7 Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 8 Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz. 9 Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. 10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. 1 João 2:7-10 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão. 11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que nos amemos uns aos outros, 12 não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 13 Meus irmãos, não vos admireis se o mundo vos odeia. 14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 15 Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17 Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? 18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade. 1 João 3:10-18 19 Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; 21 no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, 22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito. Efésios 2:19-22
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 4:7-21
Um chamado para os filhos de Deus amarem como o Pai ama.
mantenhamos confiança
1 João 4:17
A confiança no amor de Deus, enquanto ele preenche nossa vida, desfaz todo o medo do juízo (Hebreus 4:15,16; ver outros aspectos da SEGURANÇA cristã, em Romanos 8:31-39).
- 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. Hebreus 4:15,16 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; 34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; 35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:31-39
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 4:14-21
O Pai enviou ao Filho; desejou sua vinda a este mundo. O apóstolo testifica isto. E qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, nele Deus habita e ele em Deus. Esta confissão abrange a fé no coração como fundamento; o tal reconhece a glória de Deus e de Cristo com os seus lábios, e confessa por meio de sua vida e conduta estar contra os afagos e rostos franzidos do mundo.
Haverá um dia de juízo universal. Felizes são aqueles que terão ousadia santa diante do Juiz naquele dia, sabendo que Ele é seu Amigo e Advogado! Felizes são aqueles que terão santa ousadia na perspectiva daquele dia, que anelam por isso e pela manifestação do grande Juiz. O verdadeiro amor a Deus assegura aos crentes o amor que Ele tem por eles. O amor nos ensina a sofrer por Ele e com Ele; portanto, podemos confiar que também seremos glorificados com Ele (2 Timóteo 2:12).
Devemos distinguir entre o temor a Deus e ter medo dEle: o temor a Deus compreende alta consideração e veneração por Deus. A obediência e as boas obras realizadas a partir do princípio do amor não são como o esforço servil de alguém que trabalha sem vontade por medo da ira de seu Senhor. São como as de um filho obediente servindo a um pai amado que beneficia aos seus irmãos, e as realiza voluntariamente. O sinal de que nosso amor dista muito de ser perfeito consiste em sabermos que temos muitas dúvidas, temores e apreensões em relação a Deus. Que o céu e a terra se espantem por seu amor. Ele enviou a sua Palavra para convidar os pecadores a participarem desta grande salvação. Que estes tenham o consolo da feliz mudança realizada neles, enquanto dão a glória a Ele.
O amor de Deus em Cristo, nos corações dos cristãos pelo Espírito de adoção é a maior prova da conversão. Esta deve ser provada por seus efeitos em seus temperamentos e em sua conduta para com seus irmãos. Se um homem diz amar a Deus e contudo se permite irar-se ou vingar-se de alguém, ou mostra uma disposição egoísta, desmente a sua confissão. Porém, se for evidente que a nossa inimizade natural foi transformada em afeto e gratidão, bendigamos o nome de nosso Deus por esta marca e princípio de felicidade eterna. Então nos diferenciaremos dos falsos professos que dizem amar a Deus, a quem não têm visto, e odeiam aos seus irmãos, a quem têm visto.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado. 1 João 4:12 5 mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; 1 João 2:5 22 Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada; Tiago 2:22 28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dele na sua vinda. 1 João 2:28 19 Nisto conheceremos que somos da verdade, e diante dele tranqüilizaremos o nosso coração; 20 porque se o coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. 21 Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus; 1 João 3:19-21 13 Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo. Tiago 2:13 15 Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. Mateus 10:15 22 Contudo, eu vos digo que para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no dia do juízo, do que para vós. 24 Contudo, eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti. Mateus 11:22,24 36 Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. Mateus 12:36 9 também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados; 2 Pedro 2:9 7 mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios. 2 Pedro 3:7 3 E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro. 1 João 3:3 25 Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos? Mateus 10:25 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. João 15:20 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; Romanos 8:29 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. 3 Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas. Hebreus 12:2,3 16 tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo. 17 Porque melhor é sofrerdes fazendo o bem, se a vontade de Deus assim o quer, do que fazendo o mal. 18 Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito; 1 Pedro 3:16-18 1 Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; 2 para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus. 3 Porque é bastante que no tempo passado tenhais cumprido a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias. 13 mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis. 14 Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. 1 Pedro 4:1-3,13,14 22 E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; João 17:22 6 aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou. 1 João 2:6 1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. 7 Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo; 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 João 3:1,7,16