Comentário Bíblico
Adventista
Se alguém disser - (cba)
1 João 4:20
João emprega novamente esta frase hipotética com a qual suaviza as repreensões implícitas (ver com. de 1 João 1:6). Poderia também estar se referindo aos falsos mestres (cf. com. de 1 João 2:4).
- 6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; 1 João 1:6 4 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; 1 João 2:4
Amo a Deus - (cba)
1 João 4:20
É fácil fazer esta afirmação verbal, mas o apóstolo mostra que é igual mente fácil colocar à prova a verdade dela. Fazer profissão de fé com palavras é natural e necessário (cf. Romanos 10:9), mas não é suficiente. Essa profissão deve ser comprovada pela atitude em relação aos semelhantes. Um exame da qualidade do amor de uma pessoa por seus irmãos revelará muito a respeito da autenticidade do seu amor a Deus.
Odiar seu irmão - (cba)
1 João 4:20
João mostra o que ele quer dizer quando utiliza o verbo “odiar”, como equivalente de “não amar", na segunda metade do versículo. Em outras passagens da Bíblia, com frequência, odiar significa preferir a si mesmo acima do outro, ou amar o próximo menos do que se deve amá-lo (ver com. de Lucas 14:26).
É mentiroso - (cba)
1 João 4:20
João dá um teste simples pelo qual podemos saber se amamos a Deus. Se falhamos no teste, mas insistimos em que temos sido aprovados, somos deliberadamente mentirosos (ver com. de 1 João 2:4).
Que não ama - (cba)
1 João 4:20
Este é o equivalente a odiar, que é a forma ativa de não amar (ver com. de 1 João 3:14,15).
A quem vê - (cba)
1 João 4:20
Para a mente humana finita é muito mais fácil amar o que pode ser visto do que o invisível.
Como pode [...]?(ARC) - (cba)
1 João 4:20
Evidências textuais favorecem a expressão "não pode amar" (ARA). Aquele que não experimentar a menor afeição por seu irmão não pode esperar alcançar o sentimento mais sublime de amar ao Deus invisível. Por outro lado, aquele que ama seu irmão ajuda-se a amar a Deus, pois pratica o atributo essencialmente característico de Deus (1 João 4:8). Isso não significa que o amor pelas pessoas seja o primeiro em importância, ou até mesmo o primeiro em sequência. Se Deus, que é amor, não permanece em nós, não podemos amar nosso irmão. Por isso, é mais importante amar a Deus do que amar um irmão. Porém, João argumenta que não podemos ter o maior sem o menor, nem o menor sem o maior. Amamos a Deus e as pessoas, mas nosso amor é mais facilmente provado por nossas atitudes com os seres humanos do que por nossa conduta em relação a Deus.
A quem não vê - (cba)
1 João 4:20
Ver com. de 1 João 4:12.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 4:7-21
Um chamado para os filhos de Deus amarem como o Pai ama.
Nós amamos porque
1 João 4:19-20
O amor inacreditável de Deus desperta nosso amor em resposta, um amor que transborda em tudo ao redor.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 4:14-21
O Pai enviou ao Filho; desejou sua vinda a este mundo. O apóstolo testifica isto. E qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, nele Deus habita e ele em Deus. Esta confissão abrange a fé no coração como fundamento; o tal reconhece a glória de Deus e de Cristo com os seus lábios, e confessa por meio de sua vida e conduta estar contra os afagos e rostos franzidos do mundo.
Haverá um dia de juízo universal. Felizes são aqueles que terão ousadia santa diante do Juiz naquele dia, sabendo que Ele é seu Amigo e Advogado! Felizes são aqueles que terão santa ousadia na perspectiva daquele dia, que anelam por isso e pela manifestação do grande Juiz. O verdadeiro amor a Deus assegura aos crentes o amor que Ele tem por eles. O amor nos ensina a sofrer por Ele e com Ele; portanto, podemos confiar que também seremos glorificados com Ele (2 Timóteo 2:12).
Devemos distinguir entre o temor a Deus e ter medo dEle: o temor a Deus compreende alta consideração e veneração por Deus. A obediência e as boas obras realizadas a partir do princípio do amor não são como o esforço servil de alguém que trabalha sem vontade por medo da ira de seu Senhor. São como as de um filho obediente servindo a um pai amado que beneficia aos seus irmãos, e as realiza voluntariamente. O sinal de que nosso amor dista muito de ser perfeito consiste em sabermos que temos muitas dúvidas, temores e apreensões em relação a Deus. Que o céu e a terra se espantem por seu amor. Ele enviou a sua Palavra para convidar os pecadores a participarem desta grande salvação. Que estes tenham o consolo da feliz mudança realizada neles, enquanto dão a glória a Ele.
O amor de Deus em Cristo, nos corações dos cristãos pelo Espírito de adoção é a maior prova da conversão. Esta deve ser provada por seus efeitos em seus temperamentos e em sua conduta para com seus irmãos. Se um homem diz amar a Deus e contudo se permite irar-se ou vingar-se de alguém, ou mostra uma disposição egoísta, desmente a sua confissão. Porém, se for evidente que a nossa inimizade natural foi transformada em afeto e gratidão, bendigamos o nome de nosso Deus por esta marca e princípio de felicidade eterna. Então nos diferenciaremos dos falsos professos que dizem amar a Deus, a quem não têm visto, e odeiam aos seus irmãos, a quem têm visto.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 4 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; 1 João 2:4 17 Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? 1 João 3:17 12 Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado. 1 João 4:12 6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:6,8,10 9 Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. 11 Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos. 1 João 2:9,11 6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; 1 João 1:6 8 a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória, 1 Pedro 1:8