Comentário Bíblico
Adventista
Aquele que - (cba)
1 João 4:15
Ver com. de João 3:16; 1 João 3:4,6; Apocalipse 22:17.
- 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 4 Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia. 6 Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece. 1 João 3:4,6 17 E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida. Apocalipse 22:17
Confessar - (cba)
1 João 4:15
Ou, “confessa” (ver com. de 1 João 4:2).
Jesus - (cba)
1 João 4:15
João usa o nome terrestre do Salvador porque deseja que seus leitores reconheçam Jesus de Nazaré como o Filho de Deus (ver com. de 1 João 1:3; 1 João 3:23).
- 3 sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 1 João 1:3 23 Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. 1 João 3:23
Filho de Deus - (cba)
1 João 4:15
Ver com. de Lucas 1:35; João 1:14.
- 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lucas 1:35 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14
Deus permanece - (cba)
1 João 4:15
Não apenas somos "de Deus” (1 João 4:2) quando confessamos o Salvador, mas Deus “permanece" em nosso coração e nós permanecemos nEle. Assim, a confissão de Jesus pelo crente constitui uma prova ainda maior pela qual pode saber que Deus habita nele (cf. 1 João 4:12,13; 1 João 2:5), e ele, em Deus.
- 2 Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 1 João 4:2 12 Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado. 13 Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele em nós: por ele nos ter dado do seu Espírito. 1 João 4:12,13 5 mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; 1 João 2:5
A conexão entre reside no fato de que a confissão da filiação divina de Jesus pelo crente depende do testemunho dos apóstolos, pois eles haviam testemunhado a vida terrena de Cristo. Nunca vimos Jesus, a não ser com os olhos da fé nas páginas da Sagrada Escritura. Porém, nosso testemunho pessoal de Sua divindade, com base na realidade de nossa própria comunhão com Deus, influirá mais para ganhar outros (a fim de que compartilhem a mesma alegria), do que a apresentação mais hábil de razões doutrinárias.
E claro que nossa vida deve estar em conformidade com a nossa elevada profissão de fé, se esperamos que tenha valor para os outros, pois a mesma constância da nossa comunhão com o Pai garantirá que sempre se verá Cristo em nós (Gálatas 2:20).
O tipo de comunhão possível foi demonstrada por nosso Senhor. Ele estava sempre em estreita comunhão com Deus e constantemente rendia Sua vontade à do Pai e, conscientemente, procurava fazer Sua vontade (ver com. de Salmos 40:8). Em nosso caso, essa experiência é intermitente, porque poucos de nós aprendemos a entregar nossa vontade constantemente. Estamos propensos a retirar nossa vida das mãos do Salvador e romper o vínculo que nos une ao Pai.
Satanás compreende bem o imenso valor que essa comunhão direta com os seres celestiais tem para o ser humano. Por isso, ele trabalha arduamente para nos roubar o privilégio que perdeu há muito tempo (Apocalipse 12:7-10). Porém, devemos estar conscientes de seus sofismas e resistir a seus esforços para nos separar de Deus. Desde que o ato de professar Jesus Cristo é um sinal de que Deus permanece no ser humano, a quebra da comunhão com Ele é uma negação do Salvador. Quando O negamos, deixamos de usufruir de Sua missão como nosso Advogado (Mateus 10:32,33).
- 7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, 8 mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. 10 Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite. Apocalipse 12:7-10 32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10:32,33
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 4:7-21
Um chamado para os filhos de Deus amarem como o Pai ama.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 4:14-21
O Pai enviou ao Filho; desejou sua vinda a este mundo. O apóstolo testifica isto. E qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, nele Deus habita e ele em Deus. Esta confissão abrange a fé no coração como fundamento; o tal reconhece a glória de Deus e de Cristo com os seus lábios, e confessa por meio de sua vida e conduta estar contra os afagos e rostos franzidos do mundo.
Haverá um dia de juízo universal. Felizes são aqueles que terão ousadia santa diante do Juiz naquele dia, sabendo que Ele é seu Amigo e Advogado! Felizes são aqueles que terão santa ousadia na perspectiva daquele dia, que anelam por isso e pela manifestação do grande Juiz. O verdadeiro amor a Deus assegura aos crentes o amor que Ele tem por eles. O amor nos ensina a sofrer por Ele e com Ele; portanto, podemos confiar que também seremos glorificados com Ele (2 Timóteo 2:12).
Devemos distinguir entre o temor a Deus e ter medo dEle: o temor a Deus compreende alta consideração e veneração por Deus. A obediência e as boas obras realizadas a partir do princípio do amor não são como o esforço servil de alguém que trabalha sem vontade por medo da ira de seu Senhor. São como as de um filho obediente servindo a um pai amado que beneficia aos seus irmãos, e as realiza voluntariamente. O sinal de que nosso amor dista muito de ser perfeito consiste em sabermos que temos muitas dúvidas, temores e apreensões em relação a Deus. Que o céu e a terra se espantem por seu amor. Ele enviou a sua Palavra para convidar os pecadores a participarem desta grande salvação. Que estes tenham o consolo da feliz mudança realizada neles, enquanto dão a glória a Ele.
O amor de Deus em Cristo, nos corações dos cristãos pelo Espírito de adoção é a maior prova da conversão. Esta deve ser provada por seus efeitos em seus temperamentos e em sua conduta para com seus irmãos. Se um homem diz amar a Deus e contudo se permite irar-se ou vingar-se de alguém, ou mostra uma disposição egoísta, desmente a sua confissão. Porém, se for evidente que a nossa inimizade natural foi transformada em afeto e gratidão, bendigamos o nome de nosso Deus por esta marca e princípio de felicidade eterna. Então nos diferenciaremos dos falsos professos que dizem amar a Deus, a quem não têm visto, e odeiam aos seus irmãos, a quem têm visto.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 1 João 4:2 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. 5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 1 João 5:1,5 32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10:32 8 E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus; Lucas 12:8 9 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; Romanos 10:9 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:11 7 Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador e o anticristo. 2 João 1:7 12 Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado. 1 João 4:12 24 Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado. 1 João 3:24 23 Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. 1 João 2:23 23 Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. 1 João 3:23 24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. 1 João 2:24