Comentário Bíblico
Adventista
Nisto - (cba)
1 João 4:2
Referência que antecipa a prova que se apresenta no final do versículo (cf. com. de 1 João 2:3).
Reconheceis - (cba)
1 João 4:2
O modo do verbo grego pode ser traduzido como imperativo, “conhecei”, ou como um indicativo, “conheceis”. O estilo de João favorece a segunda opção (comparar com 1 João 2:3,5; 1 João 3:16). O apóstolo apela ao conhecimento que os crentes têm. em vez de instar para que obtenham esse conhecimento.
- 3 E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. 5 mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; 1 João 2:3,5 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 João 3:16
Espírito de Deus - (cba)
1 João 4:2
Esta é a única ocorrência deste título nos escritos de João. A forma idêntica no grego (cf. 1 João 2:14; 1 João 3:16) é rara no NT. João espera que os cristãos identifiquem por experiência o Espírito que vem de Deus. Nenhuma pretensão de autoridade ou origem divina deve ser aceita para qualquer ensino, sem que antes seja provada. As Escrituras proporcionam uma norma fidedigna para provar todo ensino, pois cada mensagem divinamente inspirada se harmonizará com o que o Senhor já revelou (ver com. de 2 Pedro 1:20,21).
- 14 Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno. 1 João 2:14 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 João 3:16 20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:20,21
Todo espírito - (cba)
1 João 4:2
As palavras de João são abrangentes. Ele está pronto a reconhecer a “todo espírito" que preenche as devidas condições.
Confessa - (cba)
1 João 4:2
Do gr. homologeõ (ver com. de 1 João 1:9; cf. com. de Mateus 10:32). Este verbo parece ter um duplo significado (1) reconhecer a verdade da doutrina da encarnação do Filho de Deus e (2) revelar na vida o efeito da crença nessa doutrina. A plena interpretação exige mais do que aceitar um ensino verbalmente: exige a vida plena de Cristo.
- 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9 32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mateus 10:32
Jesus Cristo - (cba)
1 João 4:2
Ver com. de Malaquias 1:1; Filipenses 2:5; 1 João 2:22; 1 João 3:23.
- 1 A palavra do Senhor a Israel, por intermédio de Malaquias. Malaquias 1:1 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, Filipenses 2:5 22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho. 1 João 2:22 23 Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. 1 João 3:23
Veio - (cba)
1 João 4:2
O pretérito perfeito do verbo grego indica que Cristo existiu antes de Se tornar um homem. De seu estado anterior, Ele veio à Terra. A forma do verbo grego pode ser entendida como significando que o Salvador não veio temporariamente em carne e, em seguida, deixou-a, mas que Ele ainda mantém a natureza humana, bem como a divina. É um representante humano no Céu, ainda que divino, pois é membro da Trindade (ver com. de João 1:14).
Em carne - (cba)
1 João 4:2
Alguns dos que negavam a humanidade de Cristo asseguravam que o Verbo se unira ao Jesus homem no batismo, e o havia deixado antes da crucifixão. João identifica essa ideia como heresia.
Em cada etapa da história do mundo tem havido uma verdade presente a ser ressaltada, mas essa verdade presente tem variado através dos tempos. Os judeus que se converteram depois do Pentecostes precisavam aceitar Jesus como o Messias esperado, a fim de se tornarem cristãos, pois o ponto essencial era reconhecer a divindade de Cristo. Poucos anos depois, os gnósticos começaram a negar não a divindade, mas a humanidade do Salvador. Eles acreditavam que os deuses se manifestavam aos homens de várias maneiras, mas negaram que “o Verbo se fez carne" (ver p. 687, 688). Por isso, a ênfase de João na encarnação tinha um significado peculiar para os dias em que ele viveu.
Porém, a verdade que ele enuncia necessita sempre receber ênfase e, mais do que nunca, em nossos dias. O fato de que o Filho de Deus Se fez homem para salvar os seres humanos deve ser ensinado, em especial nestes tempos em que as pessoas tentam eliminar o elemento milagroso com explicações racionais (ver com. de Mateus 1:23; Lucas 1:35). Precisamos estar conscientes da encarnação para nos lembrar de que o Deus que possibilitou esse milagre é bem capaz de realizar qualquer milagre necessário para nossa salvação. Nossa aceitação de Seus planos e nossa adesão à Sua orientação pode ser uma confissão de nossa crença de que "Jesus Cristo veio em carne". Esse testemunho não pode ser apoiado sem o auxílio divino, pois "ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo” (1 Coríntios 12:3).
- 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco. Mateus 1:23 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lucas 1:35 3 Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo. 1 Coríntios 12:3
É de Deus - (cba)
1 João 4:2
Literalmente, “procede de Deus” (ver com. de 1 João 4:1). Aquele que confessa que Jesus Cristo veio em carne demonstra a origem divina do espírito que opera nele.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 4:1-6
Segundo esta passagem, quem tem o Espírito de Deus fala a verdade sobre Jesus.
provai os espíritos
1 João 4:1-2
Muitos afirmam ser guiados pelo Espírito Santo, quando, na verdade, o espírito que os guia não vem de Deus (1 Timóteo 4:1).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 4:1-6
Os cristãos que estão bem familiarizados comas Escrituras podem discernir, em dependência do ensino divino, aqueles que estabelecem doutrinas conforme os apóstolos e aqueles que as contradizem. A suma da religião revelada está na doutrina referida a Cristo, sua pessoa e oficio. Os falsos mestres falam ao mundo conforme as suas máximas e prazeres, de modo que não ofendam os homens carnais. O mundo os aprova, prosperam rapidamente e têm muitos seguidores como eles; o mundo amará aos seus e os seus o amarão.
A verdadeira doutrina da pessoa do Salvador, que tira os homens deste mundo e os leva a Deus, é marca do Espírito da verdade, que se opõe ao espírito de engano. Quanto mais pura e santa for uma doutrina, mais provável será que ela é de Deus; tampouco podemos provar os espíritos por alguma outra regra para saber se são ou não de Deus. E o que há de maravilha no fato das pessoas de espírito mundano se apegarem a estas que são como elas e que adequam suas estratégias e discursos ao seu gosto corrupto?
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. 1 João 5:1 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. 15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, vo-lo anunciará. João 16:13-15 3 Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo. 1 Coríntios 12:3 3 e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo. 1 João 4:3 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14 16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória. 1 Timóteo 3:16 23 Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. 1 João 2:23 2 (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); 1 João 1:2