Comentário Bíblico
Adventista
Ninguém jamais viu a Deus - (cba)
1 João 4:12
Ver com. de João 1:18. No texto grego, a palavra “Deus” não está precedida por artigo, o que indica que João pensou na natureza e no caráter da divindade, não em Sua personalidade. A palavra para “viu” é diferente nas duas passagens. No evangelho, João usa horaõ, termo genérico para “ver”; na epístola utiliza o verbo theaoniai, “ver com atenção”, “contemplar” (ver com. de 1 João 1:1).
- 18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. João 1:18 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 1 João 1:1
Se amarmos - (cba)
1 João 4:12
João explica no evangelho que somente o Filho pode revelar o Pai, porque só Ele entre os homens já tinha visto a divindade. O apóstolo nos diz aqui que, embora não possamos ver a Deus, ao exercer o amor fraternal, podemos ter o Deus invisível habitando em nosso coração.
Permanece - (cba)
1 João 4:12
Do gr. menõ (ver com. de 1 João 2:6). Deus tem um lar permanente no coração que ama de verdade. Que forma melhor pode haver de adquirir um conhecimento pessoal do Senhor do que tê-Lo como hóspede permanente em nosso coração? O desejo de uma visão física da divindade assume um lugar secundário, quando o Senhor, na verdade, habita com o crente.
Seu amor - (cba)
1 João 4:12
Ou seja, o amor de Deus. Isto pode se referir tanto ao amor do homem por Deus quanto ao amor de Deus pelo homem (ver com. de 1 João 2:5). Os comentaristas estão divididos quanto ao significado exato.
Aperfeiçoado - (cba)
1 João 4:12
Ver com. de 1 João 2:5. O enunciado completo, “Seu amor é, em nós, aperfeiçoado”, é aberto a mais de uma interpretação. Pode ser tomado no sentido de: (1) a operação do amor redentor de Deus é perfeitamente demonstrada na vida transformada do crente; ou (2) o mesmo amor que Deus mostrou ao homem é exemplificado na vida de quem ama seus irmãos; ou (3) o nosso amor por Deus é perfeito quando amamos nossos irmãos.
Esse é o segundo dos dois aperfeiçoamentos discutidos por João. O primeiro (1 João 2:5) se refere àqueles que guardam a palavra de Cristo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 4:7-21
Um chamado para os filhos de Deus amarem como o Pai ama.
Ninguém jamais viu a Deus
1 João 4:12
Contudo, o amor de uns pelos outros evidencia a presença de Deus em seus filhos.
aperfeicoado
1 João 4:12
O círculo do amor de Deus fica completo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 4:7-13
O Espírito de Deus é o Espírito de amor. O que não ama a imagem de Deus em seu povo não tem o conhecimento salvador que é dado por Deus. Ser bom e dar felicidade é a natureza de Deus. A lei de Deus é amor, e todos seriam perfeitamente felizes se a obedecessem. A provisão do Evangelho para o perdão dos pecados, e a salvação dos pecadores que consiste na glória e na justiça de Deus, demonstram que Deus é amor. O mistério e as trevas ainda pendem sobre muitas coisas. Deus tem se mostrado como sendo amor para que não deixemos de alcançar a felicidade eterna, a menos que sejamos incrédulos e impenitentes.
Nenhuma palavra nem algum pensamento nosso pode fazer justiça ao amor gratuito e surpreendente do Santo Deus para com os pecadores, que se encontra na pessoa e na cruz de Cristo. Existe amor entre Deus e os pecadores? Aqui está a origem: não que amássemos a Deus, mas que Ele nos amou gratuitamente. Seu amor não poderia ser concebido para ser infrutífero em nós, e quando seu fim e tema apropriados forem ganhos e produzirem, se poderá dizer que está aperfeiçoado. Assim, a fé é aperfeiçoada por suas obras. Assim se manifestará que Deus habita em nós por seu Espírito, que tudo faz novo.
O cristão que ama é um cristão perfeito; coloque-o para realizar qualquer dever bom e será perfeito para isso, e o fará com perícia. O amor aceita os afetos e os coloca naquilo que for útil para seus irmãos. O homem que se ocupa de algo com má vontade sempre o fará de uma maneira má. Querer que Deus habite em nós e nós nEle, eram desejos muitíssimo elevados para que os mortais os quisessem, se Deus não os permitissem. E como se pode saber se o testemunho disto procede do Espírito Santo? Aqueles que estão verdadeiramente persuadidos a ser filhos de Deus não podem senão chamá-lo Abba, Pai. Por amor a Ele, odeiam o pecado e tudo o que não concorde com a sua vontade, e têm o desejo são, de todo o coração, de fazer a sua vontade. Tal testemunho é o testemunho do Espírito Santo.
- Veja também

Minha Consagração Hoje, Pág. 161

Nossa Alta Vocação, Pág. 176

Jesus Meu Modelo, Pág. 368

Refletindo a Cristo, Pág. 65

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 505
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. 1 João 4:20 30 Pelo que Jacó chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada. Gênesis 32:30 20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver. Êxodo 33:20 8 boca a boca falo com ele, claramente e não em enigmas; pois ele contempla a forma do Senhor. Por que, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? Números 12:8 18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. João 1:18 17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. 1 Timóteo 1:17 16 aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. 1 Timóteo 6:16 27 Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível. Hebreus 11:27 6 Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro. 1 João 4:6 24 Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado. 1 João 3:24 17 Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo. 18 No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. 1 João 4:17,18 5 mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; 1 João 2:5 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:13
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Minha Consagração Hoje, Pág. 161

Nossa Alta Vocação, Pág. 176

Jesus Meu Modelo, Pág. 368

Refletindo a Cristo, Pág. 65

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 505