Comentário Bíblico
Adventista
Se dissermos - (cba)
1 João 1:6
Para chamara atenção dos que precisam de seu conselho, o apóstolo suaviza algumas de suas repreensões implícitas, tornando-as hipotéticas (cf. 1 João 1:8,10, etc.) e se inclui no enunciado. Sem dúvida, estava ciente de que muitos alegavam comunhão com o Pai, porém procediam de modo contrário à vontade divina. No entanto, usa uma linguagem amável, na esperança de não antagonizar com seus leitores.
Mantemos comunhão - (cba)
1 João 1:6
Ver com. de 1 João 1:3. A pretensão de ter comunhão com Deus deve ser demonstrada por seus resultados práticos. Esses se manifestarão na vida mediante pensamento e ação, oração e trabalho (CBV, 512). Experimentar a presença de Deus é estar sempre consciente da Sua proximidade mediante o Espírito Santo. Cada pensamento, palavra e ato refletem a consciência de Sua presença amorosa e o reconhecimento de que Ele vê tudo. Temos aprendido a amar a Deus. Sabemos que Ele sempre nos amou e estamos agradecidos por Sua proteção (Salmos 139:1-12; Jeremias 31:3). Tão naturalmente como uma criança confiante pega a mão de seu pai frente a aproximação do perigo, e a mantém segura até o perigo passar, da mesma maneira o filho de Deus caminha com seu Pai celestial. Esta é a verdadeira “comunhão com Ele”.
- 3 sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 1 João 1:3 1 Senhor, tu me sondas, e me conheces. 2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. 4 Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. 5 Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão. 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir. 7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? 8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 11 Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda; 12 nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa. Salmos 139:1-12 3 De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí. Jeremias 31:3
Andarmos - (cba)
1 João 1:6
Do gr. peripateõ (ver com. de Efésios 2:2; Filipenses 3:17).
- 2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, Efésios 2:2 17 Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós; Filipenses 3:17
Trevas - (cba)
1 João 1:6
Do gr. skotos (ver com. de 1 João 1:5). Nada pode florescer na escuridão, exceto certas formas inferiores de vida que tendem a tornar as trevas mais sombrias. A deterioração prolifera rapidamente na ausência da luz que dá vida. Olhos que se acostumaram à escuridão perdem a capacidade de responder à luz. O mesmo sucede com a dimensão espiritual: a escuridão do pecado impede o crescimento na fé, e o pecado contínuo destrói a percepção. No entanto, as pessoas estão tão apegadas ao pecado, que buscam as trevas, a fim de lhes ser possível pecar de maneira mais completa (João 3:19,20).
- 5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas. 1 João 1:5 19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. 20 Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. João 3:19,20
Mentimos - (cba)
1 João 1:6
João destaca a hipocrisia daqueles que professam seguir o caminho da luz, porém voluntariamente andam nas trevas. Se Deus é luz (1 João 1:5), todos os que têm comunhão com Ele também devem andar na luz. Por isso, qualquer um que afirmar ter comunhão com o Pai e andar nas trevas estará mentindo. Sua pretensão de ter comunhão com Deus demonstra que, pelo menos em certa medida conhece a luz; porém a escuridão que o rodeia revela que ele evita a luz por ignorância ou deliberadamente se mantém longe dela.
Não praticamos a verdade - (cba)
1 João 1:6
Outro exemplo da maneira de João repetir uma afirmação, “mentimos", com sua negação equivalente, "não praticamos a verdade” (ver com. de 1 João 1:5). A ideia de “praticar a verdade" é peculiar a João, no NT (ver com. de João 3:21; João 8:32; sobre “verdade” [alõtheia, ver com. de João 1:14). Além de mentir com suas palavras, os que "andam nas trevas" tampouco praticam a verdade em sua conduta.
- 5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas. 1 João 1:5 21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus. João 3:21 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 1:14
O pecado se expressa primeiramente como um pensamento, porém, em geral, o pensamento se transforma num ato. Quando as atividades do dia começam a negar o que se aprende na frequência à igreja, fica evidente a quebra da comunhão com Deus. Quando a religião deixa de ser uma prática cotidiana. Deus passa a ser excluído da vida, e as trevas se adensam ao redor.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 1:5-10
Esta primeira seção principal da carta cita uma série de declarações errôneas que as pessoas faziam e as contrasta com o que é realmente verdadeiro,
João, o servo idoso de Jesus
1 João 1:1-10
Veja Apocalipse 1:9. O apóstolo João é um exemplo da maneira como Deus pode usar trabalhadores idosos. Leia suas palavras emocionantes, escritas quando ele era um homem velho. Quem poderia dar um testemunho mais firme e decidido?
Em sua velhice, João revelou a vida de Cristo em sua vida. Ele viveu quase cem anos e repetidamente repetiu a história do Salvador crucificado e ressuscitado. A perseguição sobreveio aos crentes, e os jovens em experiência corriam frequentemente o perigo de perder o apego a Cristo. Mas o velho e provado servo de Jesus manteve sua fé com firmeza ( Manuscrito 92, 1903 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 1:5-10
Todos nós deveríamos receber de modo jubiloso uma mensagem do Senhor Jesus, o Verbo da vida, o verbo eterno. O grande Deus deve ser apresentado a este mundo escuro como luz pura e perfeita. Como esta é a natureza de Deus, suas doutrinas e preceitos devem ser como tais. Como sua perfeita felicidade não pode separar-se de sua perfeita santidade, assim a nossa felicidade será proporcional à santidade de nosso ser. Andar em trevas é viver e agir contra a religião. Deus não tem comunhão ou relação celestial com as almas ímpias.
Não há verdade na confissão delas; sua prática mostra seu viver néscio e sua falsidade. A vida eterna o Filho eterno, vestiu-se de carne e sangue, e morreu para em seu sangue nos lavar de nossos pecados, e providencia para nós as influências sagradas pelas quais o pecado deve ser submetido mais e mais, até que seja completamente eliminado. Enquanto o apóstolo insiste na necessidade de um andar santo, como efeito e prova de se conhecer a Deus em Cristo Jesus, adverte com igual cuidado contra o erro oposto, do orgulho da justiça própria. Todos os que andam próximos a Deus, em santidade e justiça, estão conscientes de que seus melhores dias e deveres estão contaminados pelo pecado. Deus tem dado testemunho da pecaminosidade do mundo providenciando um sacrifício eficaz e suficiente pelo pecado, necessário em todas as épocas; e mostra a pecaminosidade involuntária dos próprios crentes ao pedir- lhes que confessem continuamente seus pecados e a recorrerem pela fé ao sangue do Sacrifício.
Declaremo-nos culpáveis diante de Deus, humilhemo-nos e disponhamo-nos a reconhecer a nossa situação, por pior que seja o nosso caso. Confessemos honestamente todos os nossos pecados em sua plena magnitude, confiando totalmente em sua misericórdia e verdade por meio da justiça de Cristo, para um perdão gratuito e completo e por nossa libertação do poder e da prática do pecado.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:8,10 4 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; 1 João 2:4 20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. 1 João 4:20 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Mateus 7:22 14 Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? 16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? 18 Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tiago 2:14,16,18 17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Apocalipse 3:17,18 3 sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 1 João 1:3 4 Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal. 5 Os arrogantes não subsistirão diante dos teus olhos; detestas a todos os que praticam a maldade. 6 Destróis aqueles que proferem a mentira; ao sanguinário e ao fraudulento o Senhor abomina. Salmos 5:4-6 20 Pode acaso associar-se contigo o trono de iniqüidade, que forja o mal tendo a lei por pretexto? Salmos 94:20 14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? 15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? 16 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 2 Coríntios 6:14-16 9 Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. 10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. 11 Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos. 1 João 2:9-11 5 Eles nada sabem, nem entendem; andam vagueando às escuras; abalam-se todos os fundamentos da terra. Salmos 82:5 13 dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas; Provérbios 2:13 18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. 19 O caminho dos ímpios é como a escuridão: não sabem eles em que tropeçam. Provérbios 4:18,19 19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. 20 Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. João 3:19,20 10 mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz. João 11:10 35 Disse-lhes então Jesus: Ainda por um pouco de tempo a luz está entre vós. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. 46 Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. João 12:35,46 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:10 20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. 1 João 4:20 44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. 45 Mas porque eu digo a verdade, não me credes. João 8:44,45 2 pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada, 1 Timóteo 4:2 21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus. João 3:21 12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12 11 Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos. 1 João 2:11 55 e vós não o conheceis; mas eu o conheço; e se disser que não o conheço, serei mentiroso como vós; mas eu o conheço, e guardo a sua palavra. João 8:55