Comentário Bíblico
Adventista
Aquele que diz - (cba)
1 João 2:4
Comparar com o com. de 1 João 1:6. É provável que se trate dos que, de fato, influenciados por tais heresias como o docetismo (ver p. 687), pretendiam conhecer a Cristo, ignorando os Seus mandamentos. É a essas pessoas que João aludiu, para evitar nomeá-las ou incluir especificamente entre seus leitores (cf. 1 João 2:6,9). Não havia nenhuma desculpa para esses ensinamentos espúrios na igreja, pois Cristo havia deixado claro que aquele que estivesse disposto a receber a verdade, ela lhe seria revelada (ver com. de João 7:17), e que aqueles que verdadeiramente O amavam guardariam Seus mandamentos (ver com. de João 14:15).
- 6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; 1 João 1:6 6 aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou. 9 Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. 1 João 2:6,9 17 Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo. João 7:17 15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. João 14:15
É mentiroso - (cba)
1 João 2:4
Tanto a pessoa como sua pretensão são falsas. O mentiroso demonstra com sua conduta que “a verdade não está nele" (cf. com. de 1 João 1:6,8). Note novamente o uso paralelo e contrastante de expressões afirmativas e negativas (ver 1 João 1:5,6,8,10).
- 6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 1 João 1:6,8 5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas. 6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:5,6,8,10
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 2:1-11
Esta primeira seção principal da carta cita uma série de declarações errôneas que as pessoas faziam e as contrasta com o que é realmente verdadeiro,
Nota
1 João 2:3-4
Veja 1 Tessalonicenses 4:3.
Nota
1 João 2:4
Veja João 14:15; Romanos 3:31.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 2:3-11
Que conhecimento de Cristo pode ser aquele que não enxerga que Ele é digno de toda a nossa obediência? A vida de desobediência mostra que não há religião nem honestidade no professo. O amor de Deus é aperfeiçoado naquele que obedece aos seus mandamentos. A graça de Deus nele adquire a sua verdadeira marca e produz seu soberano efeito, tanto quanto pode ser neste mundo, e esta é a regeneração do homem, ainda que aqui nunca seja absolutamente perfeita. Contudo, esta observância dos mandamentos de Cristo tem tal santidade e excelência que, se fossem universais, fariam que a terra parecesse o próprio céu.
O mandamento de amar uns aos outros tem estado em vigor desde o princípio do mundo, mas poderia ser considerado como um novo mandamento quando foi dado aos cristãos. Era novo para eles, como era nova a sua situação a respeito de seus motivos, regras e obrigações.
Aqueles que alimentam ódio e inimizade contra os crentes estão em trevas. O amor cristão nos ensina a valorizar a alma de nosso irmão e a temer tudo o que cause dano à sua pureza e paz. Onde houver trevas espirituais, a mente, o juízo e a consciência estarão entenebrecidos, e erraremos o caminho que leva à vida celestial. Estas coisas exigem um sério exame de nós mesmos, e uma oração fervorosa para que Deus nos mostre o que somos e para onde vamos.
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 472

Atos dos Apóstolos, Pág. 563

Nos Lugares Celestiais, Pág. 132

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 234

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 312

Este Dia com Deus, Pág. 313

Cristo Triunfante, Pág. 349

Refletindo a Cristo, Pág. 355

Vidas Que Falam, Pág. 363

Patriarcas e Profetas, Pág. 73

Cristo Triunfante, Pág. 79
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. 1 João 2:9 6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:6,8,10 20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. 1 João 4:20 14 Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? 15 Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano. 16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? Tiago 2:14-16 2 E a mim clamam: Deus meu, nós, Israel, te conhecemos. 3 Israel desprezou o bem; o inimigo persegui-lo-á. Oséias 8:2,3 16 Afirmam que conhecem a Deus, mas pelas suas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e réprobos para toda boa obra. Tito 1:16 6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 1 João 1:6,8 6 Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece. 1 João 3:6
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 472

Atos dos Apóstolos, Pág. 563

Nos Lugares Celestiais, Pág. 132

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 234

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 312

Este Dia com Deus, Pág. 313

Cristo Triunfante, Pág. 349

Refletindo a Cristo, Pág. 355

Vidas Que Falam, Pág. 363

Patriarcas e Profetas, Pág. 73

Cristo Triunfante, Pág. 79