Comentário Bíblico
Adventista
Páscoa - (cba)
João 2:23
[Muitos creem em Jesus, João 2:23-25]. Ver com. do João 2:13.
- 23 Ora, estando ele em Jerusalém pela festa da páscoa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. 24 Mas o próprio Jesus não confiava a eles, porque os conhecia a todos, 25 e não necessitava de que alguém lhe desse testemunho do homem, pois bem sabia o que havia no homem. João 2:23-25 13 Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém. João 2:13
Muitos [...] creram - (cba)
João 2:23
Este é o primeiro registro de uma resposta pública à mensagem de Jesus. João nota que, em várias ocasiões, “muitos creram" (ver João 4:39; João 11:45; João 12:42; ver com. de João 1:12). Isso marca a abertura do ministério na Judeia, que durou muitos meses e foi encerrado formalmente na Páscoa de 29 d.C. (ver Nota Adicional a Lucas 4; com. de Mateus 4:12).
- 39 E muitos samaritanos daquela cidade creram nele, por causa da palavra da mulher, que testificava: Ele me disse tudo quanto tenho feito. João 4:39 45 Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele. João 11:45 42 Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; João 12:42 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; João 1:12 12 Ora, ouvindo Jesus que João fora entregue, retirou-se para a Galiléia; Mateus 4:12
Os sinais - (cba)
João 2:23
Este é o único registro de milagres durante o período do ministério na Judeia. O único milagre específico mencionado foi o que assinalou a terminação dessa etapa: a cura do homem no tanque de Betesda (João 5:1-9).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 2:23-25
O nosso Senhor conhece a todos os homens, a natureza de cada um, a sua disposição, os seus afetos e as suas intenções, de um modo que nós não conhecemos a ninguém, nem sequer a nós mesmos. Conhece os seus astutos inimigos, e todos os projetos secretos destes. Conhece os seus falsos amigos e seu verdadeiro caráter. Ele sabe quais são verdadeiramente seus, conhece tanto a retidão quanto a fraqueza deles. Nós conhecemos as atitudes dos homens; Cristo conhece aquilo que há no interior de cada um, pois Ele prova o coração.
Cuidemo-nos para que jamais tenhamos uma fé morta ou uma profissão de fé formal: não se deve confiar nos professos carnais e vazios, e mesmo que os homens enganem a outros, ou a si mesmos, jamais poderão enganar ao Deus que esquadrinha o coração.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. João 3:2 14 Vendo, pois, aqueles homens o sinal que Jesus operara, diziam: este é verdadeiramente o profeta que havia de vir ao mundo. João 6:14 31 Contudo muitos da multidão creram nele, e diziam: Será que o Cristo, quando vier, fará mais sinais do que este tem feito? João 7:31 30 Falando ele estas coisas, muitos creram nele. 31 Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; João 8:30,31 42 Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; 43 porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus. João 12:42,43 20 E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; 21 mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. Mateus 13:20,21 16 Do mesmo modo, aqueles que foram semeados nos lugares pedregosos são os que, ouvindo a palavra, imediatamente com alegria a recebem; 17 mas não têm raiz em si mesmos, antes são de pouca duração; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. Marcos 4:16,17 13 Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam. Lucas 8:13 6 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. Gálatas 5:6 16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior; 17 que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, Efésios 3:16,17 19 Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem. 20 Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril? Tiago 2:19,20 13 Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém. João 2:13 11 Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. João 2:11