Comentário Bíblico
Adventista
Templo - (cba)
João 2:14
Do gr. hieron, o templo com seus átrios, pórticos e anexos, não o naos, o edifício principal em si, como no João 2:20 (ver com. de Mateus 4:5). Em João 2:21, Jesus usa naos com referência a Seu corpo. O átrio externo, ou átrio dos gentios, foi o palco do comércio profano aqui descrito.
- 20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias? João 2:20 5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, Mateus 4:5 21 Mas ele falava do santuário do seu corpo. João 2:21
Os que vendiam - (cba)
João 2:14
Esta foi a primeira purificação do templo feita por Jesus, Seu primeiro ato de importância nacional. Por meio dela, Ele declarou Seu direito de administrar os assuntos do templo e anunciou Sua missão como o Messias. A segunda purificação ocorreu três anos mais tarde, na quarta Páscoa (ver com. de Mateus 21:12-17) como lembrete de que Suas reivindicações ainda eram válidas.
Os cambistas - (cba)
João 2:14
Ou, banqueiros (ver com. de Lucas 19:23).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 2:12-22
A primeira obra pública em que encontramos o Senhor Jesus Cristo, foi a de expulsar do templo os cambistas. Estes eram apoiados pelos cobiçosos sacerdotes e dirigentes, para que transformassem os átrios do templo em mercado. Aqueles que no presente fazem da casa de Deus um mercado, são aqueles que têm a mente repleta de interesses pelos negócios do mundo quando participam dos cultos e trabalhos religiosos, ou aqueles que desempenham ofícios divinos visando ganhos materiais.
Tendo purificado o templo, o Senhor Jesus deu um sinal àqueles que pediram que comprovasse a sua autoridade para que agisse daquele modo. Anuncia a sua morte pela maldade dos judeus. Destruí este templo. Eu permitirei que o destruam. Anuncia a sua ressurreição por seu próprio poder. Em três dias o levantarei. Cristo voltou à vida por seu próprio poder.
Os homens se equivocam quando entendem literalmente, aquilo que nas Escrituras deve ser entendido como linguagem figurada. Quando Jesus ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos se lembraram de que havia dito isto. Observarmos o cumprimento das Escrituras, nos auxilia muito no entendimento da Palavra divina.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 23 E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias. 24 Mas se o caminho te for tão comprido que não possas levar os dízimos, por estar longe de ti o lugar que Senhor teu Deus escolher para ali por o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado; 25 então vende-os, ata o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que o Senhor teu Deus escolher. 26 E aquele dinheiro darás por tudo o que desejares, por bois, por ovelhas, por vinho, por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; comerás ali perante o Senhor teu Deus, e te regozijarás, tu e a tua casa. Deuteronômio 14:23-26 12 Então Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; Mateus 21:12 15 Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derribou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas; Marcos 11:15 45 Então, entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam, 46 dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa será casa de oração; vós, porém, a fizestes covil de salteadores. Lucas 19:45,46 16 mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não o reconheceram. Lucas 24:16 14 Ao dizer isso, voltou-se para trás, e viu a Jesus ali em pé, mas não sabia que era Jesus. João 20:14