Comentário Bíblico
Adventista
Talhas de pedra - (cba)
João 2:6
Presume-se que a pedra era preferível à cerâmica comum como recipiente de água para propósitos de purificação (cf. Mishnah Kelim, 10.1, ed. Soncino, Talmude, p. 52; Shabbath, 96a, cd. Soncino, Talmude, p. 459). A água armazenada nesses recipientes se destinava a uso cerimonial dos convidados do casamento.
Os judeus - (cba)
João 2:6
João estava, evidentemente, escrevendo para não judeus. A explicação dada aqui não seria necessária para leitores judeus.
As purificações - (cba)
João 2:6
Isto é, a lavagem cerimonial das mãos antes e depois das refeições (ver com. de Marcos 7:2-5) e talvez também dos vários utensílios necessários ao preparo e consumo dos alimentos durante a festa de casamento.
Duas ou três metretas - (cba)
João 2:6
A “metreta” devia ter 22 litros, ou, como outros pensam, 39 litros. Ao se tomar a estimativa menor de duas metretas por talha, em cada talha haveria 44 litros, ou 78 litros; todas as seis teriam ou 264 litros ou 468 litros. Deve ter ido a esse casamento grande número de convidados.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 2:1-11
É muito bom que, quando houver um casamento, o Senhor Jesus Cristo o reconheça e o abençoe. Aqueles que desejam ter Cristo consigo em seu casamento, devem convidá-lo por meio da oração, e Ele virá. Enquanto estamos neste mundo, às vezes nos encontramos em apertos mesmo quando acreditamos estar em abundância. Havia uma necessidade naquela festa de casamento. Aqueles que costumam preocupar-se por causa das coisas do mundo, devem esperar por problemas e desilusões. Quando encontramos a Cristo, devemos expor o nosso caso com humildade diante dEle, e em seguida devemos dar-lhe a liberdade para que faça aquilo que lhe agradar.
Não houve falta de respeito na resposta de Cristo à sua mãe. Utilizou a mesma palavra quando falou-lhe de modo amoroso, estando crucificado. Porém, sua resposta é um testemunho presente contra a idolatria das épocas posteriores, que rende honras indevidas à sua mãe.
Os problemas chegam e muitas vezes não sabemos o que devemos fazer. O retardo da misericórdia não é uma resposta negativa às orações. Aqueles que esperam os favores de Cristo devem obedecer as suas ordens com prontidão. o caminho do dever é o caminho à misericórdia, e não se deve fazer objeções aos métodos de Cristo.
O primeiro milagre de Moisés foi transformar água em sangue (Êxodo 7:20); o primeiro milagre do Senhor Jesus foi transformar a água em vinho, o que pode nos recordar a diferença que existe entre a lei de Moisés e o Evangelho de Cristo. Ele demonstra que beneficia todos os crentes verdadeiros com consolos da criação, e converte-os em verdadeiro consolo. Todas as obras de Cristo tendem ao bem. O Senhor já transformou a sua água em vinho e lhe deu o conhecimento de sua graça? Se o fez, você deve aproveitá-lo; portanto, tire agora e utilize-o. A água foi transformada por Jesus no melhor vinho. As obras de Cristo recomendam-se por si mesmas, mesmo diante daqueles que não conhecem o seu Autor. Aquilo que é produzido por um milagre é sempre o melhor de sua categoria. Mesmo que através deste milagre o Senhor Jesus permita a utilização correta do vinho, não anula nem sequer de modo mínimo a sua advertência de que os nossos corações, em momento algum, devem estar carregados com glutonaria e embriaguez (Lucas 21:54). Ainda que não devamos ser melindrosos para festejarmos com nossos amigos em ocasiões apropriadas, contudo, todas as reuniões sociais deveriam ser realizadas de tal modo que pudéssemos convidar o Redentor a reunir-se conosco, se Ele estivesse na terra. Toda leviandade, injúria e excesso o ofendem.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 409

Atos dos Apóstolos, Pág. 339

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 504

Atos dos Apóstolos, Pág. 559
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 25 Surgiu então uma contenda entre os discípulos de João e um judeu acerca da purificação. João 3:25 2 e repararam que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar. 3 Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente; 4 e quando voltam do mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como a lavagem de copos, de jarros e de vasos de bronze. 5 Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar? Marcos 7:2-5 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, Efésios 5:26 2 e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno. Hebreus 6:2 10 sendo somente, no tocante a comidas, e bebidas, e várias abluções, umas ordenanças da carne, impostas até um tempo de reforma. 19 porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos novilhos e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo e aspergiu tanto o próprio livro como todo o povo, Hebreus 9:10,19 22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Hebreus 10:22 3 Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente; Marcos 7:3