Comentário Bíblico
Adventista
De noite - (cba)
João 3:2
Ciente da atitude dos líderes em geral em relação a Jesus, Nicodemos achou que seria sábio não comprometer sua reputação ou posição dando a conhecer que ele levava Jesus suficientemente a sério a ponto de buscar uma entrevista pessoal com Ele. Esta precaução deu mais peso aos esforços de Nicodemos para desviar os líderes do propósito de prender a Jesus.
Foi ter com Jesus - (cba)
João 3:2
Esta entrevista ocorreu no monte das Oliveiras (DTN, 168; cf. 685, 686), talvez não muito depois da primeira purificação do templo (João 2:13-17). Nicodemos testemunhara aquele dramático incidente (ver DTN, 168) e, sem dúvida, havia ouvido Jesus e testemunhado alguns de Seus milagres (João 2:23). Ele certamente partilhava com outros judeus a esperança de um Messias político que libertaria a nação do jugo de Roma (ver com. de Lucas 4:19) e deve ter ficado perplexo quando Jesus explicou a natureza espiritual de Seu reino. Nicodemos era cauteloso por natureza e só se declarou abertamente um seguidor do humilde nazareno depois da crucifixão (João 19:39; cf. DTN, 177). A semente plantada nessa ocasião caiu em solo fértil e, finalmente, produziu uma colheita abundante.
- 13 Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém. 14 E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados; 15 e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas; 16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. 17 Lembraram-se então os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará. João 2:13-17 23 Ora, estando ele em Jerusalém pela festa da páscoa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. João 2:23 19 e para proclamar o ano aceitável do Senhor. Lucas 4:19 39 E Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus de noite, foi também, levando cerca de cem libras duma mistura de mirra e aloés. João 19:39
Rabi - (cba)
João 3:2
Ver com. de João 1:38.
Sabemos - (cba)
João 3:2
Nicodemos ficara convencido com as evidências da aprovação divina tão clara nas palavras e obras de Jesus. Os outros líderes tiveram igual oportunidade de observar e considerar a natureza das credenciais de Jesus (ver João 2:18-20) e, sem dúvida, sabiam tão bem quanto Nicodemos a conclusão para a qual as evidências apontavam. No entanto, o orgulho e a perversidade de coração os impediram de aceitar a validade delas, como Nicodemos o fez. Ele foi um dos “muitos” dos que “creram” (João 2:23).
- 18 Protestaram, pois, os judeus, perguntando-lhe: Que sinal de autoridade nos mostras, uma vez que fazes isto? 19 Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei. 20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias? João 2:18-20 23 Ora, estando ele em Jerusalém pela festa da páscoa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. João 2:23
Mestre - (cba)
João 3:2
Do gr. didaskalos (ver com. de João 1:38), um título de respeito. O próprio Nicodemos era um “mestre [didaskalos] em Israel” (João 3:10), mas estava disposto a aceitar a Jesus como seu igual, que não tinha educação formal nem permissão oficial para ensinar. A única explicação dessa visita é que ele sentiu no coração o fato de Jesus ser mais do que simplesmente um mestre. A princípio, contudo, o orgulho o impediu de revelar seus pensamentos de que Jesus pudesse ser o Messias. Mas, quando sua reação é contrastada com a dos outros líderes da nação, pode-se ver como é surpreendente o grau em que seu desejo pela verdade venceu o orgulho.
- 38 Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-lhe eles: rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas? João 1:38 10 Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas? João 3:10
Da parte de Deus - (cba)
João 3:2
Estas palavras estão em posição enfática no grego. Com elas, Nicodemos reconheceu que os milagres de Jesus demonstravam que Suas credenciais constituíam a prova de uma autoridade mais que humana.
Ninguém - (cba)
João 3:2
Os milagres (ver João 2:23) constituíam uma evidência do poder divino que não se podia negar. Em ocasiões posteriores, Jesus dirigiu a atenção dos líderes judeus para o significado de Seus milagres, a fim de provar que Sua missão era divina (ver João 5:36; João 10:38; DTN, 406).
- 23 Ora, estando ele em Jerusalém pela festa da páscoa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. João 2:23 36 Mas o testemunho que eu tenho é maior do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que faço dão testemunho de mim que o Pai me enviou. João 5:36 38 Mas se as faço, embora não me creiais a mim, crede nas obras; para que entendais e saibais que o Pai está em mim e eu no Pai. João 10:38
Que Tu fazes - (cba)
João 3:2
O pronome pessoal “tu” é enfático. Os milagres de Jesus eram diferentes dos de outros homens; demonstravam ser genuínos.
Se Deus não estiver com ele - (cba)
João 3:2
Os milagres atestavam aprovação e reconhecimento divinos. Nicodemos foi levado pelas evidências às suas conclusões lógicas.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 3:1-8
Provavelmente Nicodemos temia, ou envergonhava-se de ser visto com Cristo, portanto, foi encontrar-se com Jesus de noite. Quando a religião está fora de moda, existem muitos Nicodemos. Porém, mesmo tendo vindo de noite, Jesus o recebeu, e deste modo nos ensina a incentivar os bons princípios, ainda que sejam fracos. Mesmo tendo vindo desta vez de noite, posteriormente reconheceu o Senhor Jesus Cristo publicamente. Não conversou com Cristo assuntos referentes ao estado, mesmo sendo um governante; mas conversou a respeito dos interesses de sua própria alma e de sua salvação, falando sobre isto.
O nosso Salvador fala da necessidade e da natureza da regeneração, ou do novo nascimento, e de imediato levou Nicodemos à fonte da santidade do coração. O nascimento é o princípio da vida; nascer de novo é começar a viver de novo, como aqueles que viveram muito equivocados ou uma vida de pouco sentido. Devemos ter uma nova natureza, novos princípios, novos afetos, novos objetivos. Pelo pecado corrompemos o nosso primeiro nascimento; portanto devemos ser transformados em novas criaturas. Não poderia ter sido escolhida uma expressão mais forte do que esta, para transmitir o significado uma mudança de estado e de caráter tão grande e tão notável. Devemos ser completamente diferentes daquilo que fomos no passado, como aquele cujo ser tem início a qualquer momento; que em determinado instante não é, e também não poderá ser o mesmo que já foi anteriormente. Este novo nascimento vem do céu (João 1:13), e tende ao céu. É uma grande transformação realizada no coração do pecador pelo poder do Espírito Santo. Significa que algo é feito em nós e a nosso favor, que não podemos fazer por nós mesmos. Algo que trabalha a favor de uma vida que durará para sempre. De outra maneira não podemos esperar por algum benefício de Cristo; é necessário para a nossa felicidade aqui e no porvir.
Nicodemos entendeu mal o que Cristo lhe disse, como se não houvesse outra maneira de se regenerar e moldar novamente uma alma imortal, sem dar-lhe um novo corpo. Contudo, reconheceu a sua ignorância, o que demonstra o desejo que tinha de ser melhor informado. Então, o Senhor Jesus explicou-lhe ainda mais. Mostra-lhe quem é o Autor desta bendita transformação.
Não é uma obra de nossa sabedoria ou de nosso próprio poder, mas do poder do bendito Espírito Santo. Somos formados em iniquidade, o que faz com que seja necessário que a nossa natureza seja transformada. Não temos que nos maravilhar disto, porque quando consideramos a santidade de Deus, a nossa depravação e a felicidade que nos é oferecida, não devemos pensar que seja algo estranho que se dê tanta ênfase a este ponto.
A obra regeneradora do Espírito Santo é comparada com a água. Também é provável que Cristo tenha-se referido à ordenança do batismo. Não está se dizendo que todos aqueles que forem batizados serão salvos, e somente eles; porém, sem o novo nascimento que é realizado pelo Espírito Santo, cujo significado é mostrado pelo batismo, ninguém será súdito do reino do céu.
A mesma Palavra significa vento e Espírito. O vento sopra sobre nós de onde quer; Deus o dirige. o Espírito Santo envia a sua influência onde, quando, a quem, na medida e da maneira que lhe agrade.
Mesmo que as causas estejam ocultas, os efeitos são evidentes quando a alma é levada a lamentar-se por causa do pecado, e a respirar segundo Cristo.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 545

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 113

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 168

Exaltai-O, Pág. 187

Vidas Que Falam, Pág. 292

Patriarcas e Profetas, Pág. 64

Profetas e Reis, Pág. 702

Para Conhece-lo, Pág. 92
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 50 Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: 51 A nossa lei, porventura, julga um homem sem primeiro ouvi-lo e ter conhecimento do que ele faz? João 7:50,51 42 Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; 43 porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus. João 12:42,43 38 Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, embora oculto por medo dos judeus, rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus; e Pilatos lho permitiu. Então foi e o tirou. 39 E Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus de noite, foi também, levando cerca de cem libras duma mistura de mirra e aloés. João 19:38,39 27 Então Gideão tomou dez homens dentre os seus servos, e fez como o Senhor lhe dissera; porém, temendo ele a casa de seu pai e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas de noite. Juízes 6:27 7 Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, vós, povo, em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis pelas suas injúrias. Isaías 51:7 14 também a maior parte dos irmãos no Senhor, animados pelas minhas prisões, são muito mais corajosos para falar sem temor a palavra de Deus. Filipenses 1:14 26 E foram ter com João e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, eis que está batizando, e todos vão ter com ele. João 3:26 38 Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-lhe eles: rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas? João 1:38 16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre. João 20:16 16 e enviaram-lhe os seus discípulos, juntamente com os herodianos, a dizer; Mestre, sabemos que és verdadeiro, e que ensinas segundo a verdade o caminho de Deus, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens. Mateus 22:16 14 Aproximando-se, pois, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro, e de ninguém se te dá; porque não olhas à aparência dos homens, mas ensinas segundo a verdade o caminho de Deus; é lícito dar tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos? Marcos 12:14 36 Mas o testemunho que eu tenho é maior do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que faço dão testemunho de mim que o Pai me enviou. João 5:36 31 Contudo muitos da multidão creram nele, e diziam: Será que o Cristo, quando vier, fará mais sinais do que este tem feito? João 7:31 16 Por isso alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus; pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles. 30 Respondeu-lhes o homem: Nisto, pois, está a maravilha: não sabeis donde ele é, e entretanto ele me abriu os olhos; 31 sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve. 32 Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. 33 Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer. João 9:16,30-33 47 Então os principais sacerdotes e os fariseus reuniram o sinédrio e diziam: Que faremos? porquanto este homem vem operando muitos sinais. 48 Se o deixarmos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e nos tirarão tanto o nosso lugar como a nossa nação. João 11:47,48 37 E embora tivesse operado tantos sinais diante deles, não criam nele; João 12:37 24 Se eu entre eles não tivesse feito tais obras, quais nenhum outro fez, não teriam pecado; mas agora, não somente viram, mas também odiaram tanto a mim como a meu Pai. João 15:24 22 Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; Atos 2:22 16 dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar. 17 Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo- los para que de ora em diante não falem neste nome a homem algum. Atos 4:16,17 38 concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele. Atos 10:38 7 das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi. Mateus 23:7 11 Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. João 2:11 38 Mas se as faço, embora não me creiais a mim, crede nas obras; para que entendais e saibais que o Pai está em mim e eu no Pai. João 10:38 10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras. João 14:10
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 545

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 113

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 168

Exaltai-O, Pág. 187

Vidas Que Falam, Pág. 292

Patriarcas e Profetas, Pág. 64

Profetas e Reis, Pág. 702

Para Conhece-lo, Pág. 92