Comentário Bíblico
Adventista
João estava também batizando - (cba)
João 3:23
O ministério de João continuou pelo menos até o período do afastamento temporário de Jesus da Judeia, mais ou menos no mês de dezembro. Ele foi preso e encarcerado entre esse momento e a Páscoa seguinte (ver Nota Adicional a Lucas 4; ver com. de Lucas 3:19,20).
Enom, perto de Salim - (cba)
João 3:23
A localização destes lugares antigos é incerta. Segundo William F. Albright, a identificação mais provável parece ser com a moderna Sâlim, que fica 6,5 km a sudeste de Nablus e Siquém, e perto da aldeia atual de ‘Ainún (W. F. Albright, “The Background of the New Testament and Its Eschatology”, em Studies in Honor of C. H. Dodd, p. 159). Essas aldeias ficam próximas às cabeceiras do Wâdi Fãrah, onde há muitas nascentes. A localização tradicional, de época posterior, fica alguns quilômetros a sudeste de Citópolis (Bete-Seã), próxima ao rio Jordão, onde pareceria desnecessário João enfatizar que havia “muitas águas”. Esta descrição seria significativa somente em relação a uma localidade comparativamente desconhecida, onde a falta de um abundante suprimento de água poderia suscitar um questionamento sobre como o rito do batismo poderia ser realizado.
Muitas águas - (cba)
João 3:23
Este comentário sugere o batismo por imersão, a única forma do rito em que seriam indispensáveis “muitas águas” (ver com. de Mateus 3:6; Romanos 6:3-6).
- 6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Mateus 3:6 3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5 Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; 6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Romanos 6:3-6
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 3:22-36
João sentiu-se completamente satisfeito com a obra e o lugar que lhe foram designados, porém, Jesus viu uma obra ainda mais importante. Ele também sabia que Jesus cresceria em honra e influência, porque do seu reino e da paz não haverá fim, enquanto João seria cada vez menos seguido. João sabia que Jesus veio do céu como o Filho de Deus, enquanto que ele era um homem mortal e pecador, que era capaz de falar somente das coisas mais simples da religião. As palavras de Jesus eram a Palavra de Deus; Ele tinha o Espírito, não sob determinada medida como os profetas, mas em toda a sua plenitude. Somente se pode ter a vida eterna por meio da fé nEle, e assim pode ser obtida. Porém, aqueles que não crêem no Filho de Deus, não podem participar da salvação, e a ira de Deus permanecerá sobre eles para sempre.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 18 Depois chegou Jacó em paz à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, quando veio de Padã-Arã; e armou a sua tenda diante da cidade. Gênesis 33:18 4 Passaram, pois, pela região montanhosa de Efraim, como também pela terra e Salisa, mas não as acharam; depois passaram pela terra de Saalim, porém tampouco estavam ali; passando ainda pela terra de Benjamim, não as acharam. 1 Samuel 9:4 13 Ó tu, que habitas sobre muitas águas, rica de tesouros! é chegado o teu fim, a medida da tua ganância. Jeremias 51:13 10 Tua mãe era como uma videira plantada junto às águas; ela frutificou, e encheu-se de ramos, por causa das muitas aguas. Ezequiel 19:10 2 E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandecia com a glória dele. Ezequiel 43:2 15 e os seus pés, semelhantes a latão reluzente que fora refinado numa fornalha; e a sua voz como a voz de muitas águas. Apocalipse 1:15 2 E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão e a voz que ouvi era como de harpistas, que tocavam as suas harpas. Apocalipse 14:2 6 Também ouvi uma voz como a de grande multidão, como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, que dizia: Aleluia! porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso. Apocalipse 19:6 5 Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão, 6 e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Mateus 3:5,6 4 assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados. 5 E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Marcos 1:4,5 7 João dizia, pois, às multidões que saíam para ser batizadas por ele: Raça de víboras, quem vos ensina a fugir da ira vindoura? Lucas 3:7