Comentário Bíblico
Adventista
A serpente - (cba)
João 3:14
Ver com. de Números 21:6-9.
Assim - (cba)
João 3:14
No deserto, o ansioso olhar da fé produzia cura. “Assim”, a fé no infinito sacrifício no Calvário proporciona cura para a ruína causada pelo pecado. No último dia em que ensinou no templo, Jesus declarou: “Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a Mim mesmo" (João 12:32). Em João, a expressão “levantado” sempre se refere à crucifixão (ver João 8:28; João 12:34; etc.). O evangelho não cita nenhuma outra ocasião, neste período inicial do ministério de Jesus, em que Ele tenha revelado a profunda verdade dita aqui para Nicodemos. Quando Nicodemos viu Jesus pendendo da cruz, ele deve ter-se lembrado vividamente da figura de Moisés levantando a serpente no deserto e das palavras de Jesus sobre ser “levantado”. No entanto, esse evento, que destruiu as esperanças dos discípulos, convenceu Nicodemos da divindade do Filho de Deus (DTN, 775, 776). Dos sinóticos, apenas Mateus (João 20:19) cita o fato de Jesus ter predito Sua morte por crucifixão.
- 32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. João 12:32 28 Prosseguiu, pois, Jesus: Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis que eu sou, e que nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo. João 8:28 34 Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu: Importa que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem? João 12:34 19 Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco. João 20:19
Importa - (cba)
João 3:14
Ou, “é necessário”. Toda vez que usa esta palavra com referência a Si mesmo (ver João 9:4; João 10:16; João 12:34; João 20:9), Jesus afirma o plano divino que O trouxe à lerra para a concretização da salvação (ver com. de Lucas 2:49).
- 4 Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar. João 9:4 16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor. João 10:16 34 Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu: Importa que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem? João 12:34 9 Porque ainda não entendiam a escritura, que era necessário que ele ressurgisse dentre os mortos. João 20:9 49 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai? Lucas 2:49
A maioria dos comentaristas defende que as palavras de Jesus terminam em João 3:15, e que, a partir de João 3:16, estão comentários do evangelista.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
João 3:14-15
Veja João 12:32.
A eficácia da cruz
João 3:14-17
Ver João 1:29; Gálatas 6:14; Hebreus 2:14. A morte de Cristo na cruz garantiu a destruição daquele que tem o poder da morte, que foi o originador do pecado. Quando Satanás for destruído, não haverá ninguém para tentar o mal; a expiação nunca precisará ser repetida; e não haverá perigo de outra rebelião no universo de Deus. Aquilo que sozinho pode efetivamente restringir o pecado neste mundo de trevas, impedirá o pecado no céu. O significado da morte de Cristo será visto pelos santos e anjos. Os homens caídos não poderiam ter um lar no paraíso de Deus sem o Cordeiro morto desde a fundação do mundo. Não devemos então exaltar a cruz de Cristo? Os anjos atribuem honra e glória a Cristo, pois mesmo eles não estão seguros, exceto olhando para os sofrimentos do Filho de Deus. É pela eficácia da cruz que os anjos do céu são protegidos da apostasia. Sem a cruz, eles não estariam mais seguros contra o mal do que os anjos antes da queda de Satanás. A perfeição angelical falhou no céu. A perfeição humana falhou no Éden, o paraíso da bem-aventurança. Todos os que desejam segurança na terra ou no céu devem olhar para o Cordeiro de Deus.
- 29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29 14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Gálatas 6:14 14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; Hebreus 2:14
O plano de salvação, tornando manifesta a justiça e o amor de Deus, fornece uma proteção eterna contra a deserção em mundos não caídos, bem como entre aqueles que serão redimidos pelo sangue do Cordeiro. Nossa única esperança é a confiança perfeita no sangue dAquele que pode salvar perfeitamente todos os que por meio dele se achegam a Deus. A morte de Cristo na cruz do Calvário é nossa única esperança neste mundo e será nosso tema no mundo vindouro. Oh, não compreendemos o valor da expiação! Se o fizéssemos, conversaríamos mais sobre isso. O dom de Deus em Seu Filho amado foi a expressão de um amor incompreensível. Foi o máximo que Deus pôde fazer para preservar a honra de Sua lei e ainda salvar o transgressor. Por que o homem não deveria estudar o tema da redenção? É o maior assunto que pode envolver a mente humana.ser purificado e salvo do pecado ( The Signs of the Times, 30 de dezembro de 1889 ).
Luz da cruz
João 3:14-17
Ver 1 Coríntios 2:2; Colossenses 1:20. Sem a cruz, o homem não poderia ter ligação com o pai. Nele estão todas as nossas esperanças. Em vista disso, o cristão pode avançar com os passos de um conquistador; pois dela emana a luz do amor do Salvador. Quando o pecador chega à cruz e olha para Aquele que morreu para salvá-lo, ele pode regozijar-se em plenitude de alegria; pois seus pecados estão perdoados. Ajoelhado na cruz, ele alcançou o lugar mais alto que o homem pode alcançar. A luz do conhecimento da glória de Deus é revelada na face de Jesus Cristo; e as palavras de perdão são ditas: Vivam, ó pecadores culpados, vivam. Seu arrependimento é aceito; pois encontrei um resgate.
- 2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. 1 Coríntios 2:2 20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. Colossenses 1:20
Por meio da cruz, aprendemos que nosso Pai celestial nos ama com um amor infinito e eterno, e nos atrai a Ele com mais do que a compaixão ansiosa de uma mãe por um filho rebelde. Podemos nos admirar de que Paulo exclamou: “Deus me livre de gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo”? É nosso privilégio também gloriar-nos na cruz do Calvário, nosso privilégio de nos entregar totalmente Àquele que Se entregou por nós. Então, com a luz do amor que brilha de Sua face sobre a nossa, iremos adiante para refleti-la para os que estão em trevas ( The Review and Herald, 29 de abril de 1902 ).
O amor é mais forte que a morte
João 3:14-17
Jesus colocou a cruz alinhada com a luz que vinha do céu, pois é ali que ela chamará a atenção do homem. A cruz está em linha direta com o resplendor do semblante divino, de modo que, contemplando a cruz, os homens possam ver e conhecer a Deus e Jesus Cristo, a quem Ele enviou. Ao contemplar a Deus, contemplamos Aquele que derramou Sua alma na morte. Ao contemplar a cruz, a visão é estendida a Deus, e Seu ódio ao pecado é discernido. Mas enquanto contemplamos na cruz o ódio de Deus pelo pecado, também contemplamos Seu amor pelos pecadores, que é mais forte do que a morte. Para o mundo, a cruz é o argumento incontestável de que Deus é verdade, luz e amor ( The Signs of the Times, 7 de março de 1895 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 3:14-18
Jesus veio nos salvar curando-nos, como fez com os filhos de Israel quando foram picados por serpentes ardentes. Foram curados e viveram quando olharam para a serpente de bronze (Números 21:69). Devemos observar nisto a natureza mortal e destruidora do pecado. Perguntemos às consciências vivificadas, aos pecadores outrora condenados, e estes dirão que por mais encantadoras que possam ser as seduções do pecado, ao final picarão como as serpentes. observemos o poderoso remédio contra esta enfermidade fatal. Cristo nos é claramente proposto no Evangelho. Aquele a quem ofendemos é a nossa Paz, e o modo de solicitar a cura é crer. Se alguém até agora toma de modo leviano a enfermidade do pecado, ou o método de cura que é ministrado pelo Senhor, e não recebe a Cristo sob as condições que Ele mesmo estabelece, a sua ruína pende sobre a sua própria cabeça. Ele disse que deveríamos olhar para Ele e ser salvos; devemos olhar para Ele e viver. Devemos alçar os olhos de nossa fé a Cristo crucificado. Enquanto não tivermos a graça para fazê-lo, não seremos curados, e continuaremos feridos pelos aguilhões de Satanás, e em estado moribundo.
Cristo veio nos salvar perdoando-nos, para que não morrêssemos pela sentença da lei. Aqui está o Evangelho, a verdadeira boa nova. Aqui está o amor de Deus ao dar o seu Filho pelo mundo: Ele amou este mundo de maneira tão verdadeira e rica. olhai e maravilhai-vos de que o grande Deus ame um mundo tão indigno!
Aqui também está o grande dever contido no Evangelho: crer em Jesus Cristo. Tendo Deus o concedido para que fosse o nosso Rei, Sacerdote e Profeta, nós devemos entregar a Ele a nossa vida para que sejamos governados, ensinados e salvos por Ele. Aqui está o grande benefício do Evangelho, que qualquer pessoa que creia em Cristo não perecerá, mas terá a vida eterna. Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, e deste modo, o estava salvando. O mundo não poderia ser salvo se não fosse por intermédio dEle; em nenhum outro há salvação.
Tudo isto nos mostra a felicidade dos verdadeiros crentes. Aquele que crê em Cristo não é condenado. Mesmo que tenha sido um grande pecador, não é tratado conforme o que os seus pecados fariam com que merecesse.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 174

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 177

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 415

Patriarcas e Profetas, Pág. 431

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 660

O Grande Conflito, Pág. 74

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 775

Atos dos Apóstolos, Pág. 549

Atos dos Apóstolos, Pág. 104

Cuidado de Deus, Pág. 149

Nossa Alta Vocação, Pág. 15

Este Dia com Deus, Pág. 232

Vidas Que Falam, Pág. 294

Jesus Meu Modelo, Pág. 29

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 318

Vidas Que Falam, Pág. 329

Para Conhece-lo, Pág. 338

Conselhos para a Igreja, Pág. 47

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 485

Atos dos Apóstolos, Pág. 571
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 Pelo que o povo veio a Moisés, e disse: Pecamos, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor para que tire de nós estas serpentes. Moisés, pois, orou pelo povo. 8 Então disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá. 9 Fez, pois, Moisés uma serpente de bronze, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, tendo uma serpente mordido a alguém, quando esse olhava para a serpente de bronze, vivia. Números 21:7-9 4 Tirou os altos, quebrou as colunas, e deitou abaixo a Asera; e despedaçou a serpente de bronze que Moisés fizera (porquanto até aquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso), e chamou-lhe Neüstã. 2 Reis 18:4 28 Prosseguiu, pois, Jesus: Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis que eu sou, e que nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo. João 8:28 32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. 33 Isto dizia, significando de que modo havia de morrer. 34 Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu: Importa que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem? João 12:32-34 16 Pois cães me rodeiam; um ajuntamento de malfeitores me cerca; transpassaram-me as mãos e os pés. Salmos 22:16 54 Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça? Mateus 26:54 31 Tomando Jesus consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém e se cumprirá no filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; 32 pois será entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; 33 e depois de o açoitarem, o matarão; e ao terceiro dia ressurgirá. Lucas 18:31-33 20 e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram. 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? 27 E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. 44 Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. 45 Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; 46 e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; Lucas 24:20,26,27,44-46 23 a este, que foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, vós matastes, crucificando-o pelas mãos de iníquos; Atos 2:23 27 Porque verdadeiramente se ajuntaram, nesta cidade, contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, não só Herodes, mas também Pôncio Pilatos com os gentios e os povos de Israel; 28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho predeterminaram que se fizesse. Atos 4:27,28 9 Fez, pois, Moisés uma serpente de bronze, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, tendo uma serpente mordido a alguém, quando esse olhava para a serpente de bronze, vivia. Números 21:9 20 Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Mateus 8:20 34 Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu: Importa que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem? João 12:34
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 174

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 177

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 415

Patriarcas e Profetas, Pág. 431

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 660

O Grande Conflito, Pág. 74

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 775

Atos dos Apóstolos, Pág. 549

Atos dos Apóstolos, Pág. 104

Cuidado de Deus, Pág. 149

Nossa Alta Vocação, Pág. 15

Este Dia com Deus, Pág. 232

Vidas Que Falam, Pág. 294

Jesus Meu Modelo, Pág. 29

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 318

Vidas Que Falam, Pág. 329

Para Conhece-lo, Pág. 338

Conselhos para a Igreja, Pág. 47

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 485

Atos dos Apóstolos, Pág. 571