Comentário Bíblico
Adventista
Depois disto - (cba)
João 3:22
[Outro testemunho de João Batista, João 3:22-30]. Do gr. meta tauta, uma frase comum de transição (ver João 5:1; João 6:1; João 7:1). “Isto” refere-se aos eventos de João 2:13 a 3:21, que ocorreram na Páscoa de 28 d.C. ou pouco depois.
- 22 Depois disto foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia, onde se demorou com eles e batizava. 23 Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ía e se batizava. 24 Pois João ainda não fora lançado no cárcere. 25 Surgiu então uma contenda entre os discípulos de João e um judeu acerca da purificação. 26 E foram ter com João e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, eis que está batizando, e todos vão ter com ele. 27 Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. 28 Vós mesmos me sois testemunhas de que eu disse: Não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. 29 Aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que está presente e o ouve, regozija-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, este meu gozo está completo. 30 É necessário que ele cresça e que eu diminua. João 3:22-30 1 Depois disso havia uma festa dos judeus; e Jesus subiu a Jerusalém. João 5:1 1 Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, também chamado de Tiberíades. João 6:1 1 Depois disto andava Jesus pela Galiléia; pois não queria andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo. João 7:1
Seus discípulos - (cba)
João 3:22
João, André, Pedro, Filipe e Natanael (ver João 1:40-45).
Para a terra da Judeia - (cba)
João 3:22
Os eventos de João 2:13 a 3:21 ocorreram nas proximidades de Jerusalém. A partir de Jerusalém, Jesus então passa a estender Seu ministério às cidades e aldeias da judeia, onde trabalhou por um período de aproximadamente oito meses, de abril a dezembro do ano 28 d.C. (ver Nota Adicional a Lucas 4). Com exceção do breve relato de João 3:22-36, a narrativa evangélica silencia sobre os detalhes desse período do ministério do Senhor.
Jesus reservou a fase inicial de Seu ministério público a Jerusalém e à Judeia, com o objetivo especílico de dar aos líderes a oportunidade de verem as evidências de Sua missão divina, de O aceitarem como o Messias e de levar a nação a cumprir a tarefa que Lhe fora designada por Deus (DTN, 231). Mas, apesar do aparente sucesso da fase inicial, o ministério na Judeia foi de poucos resultados práticos (ver DTN, 194, 245). De fato, ocorreram mais conversões verdadeiras no dia de Pentecostes do que durante todo o ministério terreno de Cristo (ver Ellen White, Material Suplementar sobre Atos 2:1,2,3,4,14,41). A grande popularidade de Jesus (João 3:26) despertou ciúmes dos discípulos de João em favor de seu mestre, que estava simultaneamente pregando e batizando na mesma região. Por isso, mais ou menos no mês de dezembro, Jesus Se retirou temporariamente para a Galileia (João 4:1-3). Ele retornou a Jerusalém para a Páscoa de 29 d.C., quando concluiu Seu primeiro ministério na Judeia e direcionou Seus esforços na Galileia (ver Nota Adicional a Lucas 4; ver com. de Mateus 4:12; Lucas 4:16).
- 1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. 14 Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja- vos isto notório, e escutai as minhas palavras. 41 De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; Atos 2:1,2,3,4,14,41 26 E foram ter com João e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, eis que está batizando, e todos vão ter com ele. João 3:26 1 Quando, pois, o Senhor soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos do que João 2 (ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos) 3 deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia. João 4:1-3 12 Ora, ouvindo Jesus que João fora entregue, retirou-se para a Galiléia; Mateus 4:12 16 Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Lucas 4:16
Permaneceu [...] e batizava - (cba)
João 3:22
Os verbos gregos indicam um ministério prolongado. Ao batizar, Jesus deu aprovação ao ministério de Seu precursor, mas Ele próprio delegava o ato do batismo em si aos discípulos (João 4:2). Como João Batista, Jesus sem dúvida procurava locais onde havia muitas águas” (João 3:23; sobre o rito do batismo, ver com. de Mateus 3:6).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 3:22-36
João sentiu-se completamente satisfeito com a obra e o lugar que lhe foram designados, porém, Jesus viu uma obra ainda mais importante. Ele também sabia que Jesus cresceria em honra e influência, porque do seu reino e da paz não haverá fim, enquanto João seria cada vez menos seguido. João sabia que Jesus veio do céu como o Filho de Deus, enquanto que ele era um homem mortal e pecador, que era capaz de falar somente das coisas mais simples da religião. As palavras de Jesus eram a Palavra de Deus; Ele tinha o Espírito, não sob determinada medida como os profetas, mas em toda a sua plenitude. Somente se pode ter a vida eterna por meio da fé nEle, e assim pode ser obtida. Porém, aqueles que não crêem no Filho de Deus, não podem participar da salvação, e a ira de Deus permanecerá sobre eles para sempre.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 13 Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém. João 2:13 3 deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia. João 4:3 3 Disseram-lhe, então, seus irmãos: Retira-te daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. João 7:3 26 E foram ter com João e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, eis que está batizando, e todos vão ter com ele. João 3:26 1 Quando, pois, o Senhor soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos do que João 2 (ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos) João 4:1,2 2 e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento. João 2:2