Comentário Bíblico
Adventista
Jesus mesmo - (cba)
João 4:2
Ao aceitar pessoalmente o batismo das mãos de João Batista, Jesus havia aprovado o rito, declarando: “Assim, nos convém cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15). Além disso, os discípulos de Jesus ministravam o rito sob Sua direção (João 3:22; João 4:1). Não se diz por que Jesus mesmo não batizava; talvez fosse para evitar a ideia de alguém desejar autoridade superior na igreja por ter sido batizado pessoal mente por Cristo. Havia questionamento acerca de supostos méritos do batismo realizado por Jesus e pelos discípulos (ver com. de João 3:22; João 4:1-3). A menção seguinte ao batismo é feita em conexão com a comissão evangélica de Mateus 28:19,20. Talvez Jesus tenha interrompido o rito por certo tempo devido ao conflito que este ocasionava.
- 15 Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. Mateus 3:15 22 Depois disto foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia, onde se demorou com eles e batizava. João 3:22 1 Quando, pois, o Senhor soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos do que João João 4:1 1 Quando, pois, o Senhor soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos do que João 2 (ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos) 3 deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia. João 4:1-3 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mateus 28:19,20
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 4:1-3
Jesus dedicou-se mais a pregar do que a batizar, por ser esta uma atividade mais excelente (1 Coríntios 1:17), Ele honraria os seus discípulos empregando-os na tarefa de batizar. Ensina-nos que o benefício dos sacramentos não depende da mão que os administra.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 48 Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias. Atos 10:48 13 será que Cristo está dividido? foi Paulo crucificado por amor de vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo? 14 Dou graças a Deus que a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio; 15 para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. 16 É verdade, batizei também a família de Estéfanas, além destes, não sei se batizei algum outro. 17 Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo. 1 Coríntios 1:13-17 22 Depois disto foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia, onde se demorou com eles e batizava. 26 E foram ter com João e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, eis que está batizando, e todos vão ter com ele. João 3:22,26 17 Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo. 1 Coríntios 1:17 2 e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento. João 2:2