Comentário Bíblico
Adventista
Vai - (cba)
João 4:50
Uma vez ocorrida a necessária transformação, não houve demora na resposta, embora de uma forma que o pai não esperava. Ele havia solicitado a Jesus que descesse a Cafarnaum, mas Jesus lhe disse simplesmente: “Vai”. Assim, foi requerido do oficial que partisse sem ter evidências de que seu pedido tinha sido atendido (ver com. de João 4:48). Sua fé foi colocada à prova. Para ter a dádiva, ele precisava recebê-la pela fé. Precisava agir em fé, crendo que havia recebido o que pedira.
Vive - (cba)
João 4:50
O grego expressa a ideia de que o filho não apenas “vivia”, mas que continuaria vivendo.
O homem creu - (cba)
João 4:50
Sua intenção tinha sido ver antes de crer; então ele creu na palavra de Jesus. Agiu em fé e, como resultado, a paz e a alegria lhe encheram o coração (ver DTN, 198-200; ver com. de João 1:12).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 4:43-54
Este pai era um oficial do rei, mas seu filho estava enfermo. As honras e os títulos não são garantias contra as enfermidades e a morte: Os homens mais importantes devem ir a Deus, devem tornarse os mais humildes possíveis, quase como mendigos. O nobre não se deteve em sua petição até que foi atendido, mas primeiramente descobriu a fraqueza de sua fé no poder de Cristo. É difícil convencer-nos de que a distância de tempo e lugar não se tornaram obstáculo ao conhecimento, à misericórdia e ao poder de nosso Senhor Jesus Cristo.
Cristo deu-lhes uma resposta de paz. Se Cristo disse que a alma vive, ela viverá. O pai do menino seguiu o seu caminho, o que demonstrou a sinceridade de sua fé. Satisfeito, não se apressou a retornar à sua casa naquela noite; regressou como quem está em paz com a sua consciência. Seus servos saíram ao seu encontro com a notícia da recuperação de seu filho.
A boa nova sairá ao encontro daqueles que esperam na Palavra de Deus. Compararmos diligentemente as obras de Jesus com a sua Palavra é algo que confirma a nossa fé. E a cura trouxe a salvação àquela família. Assim, pois, experimentar o poder de uma Palavra de Cristo pode estabelecer a autoridade de Cristo na alma. Toda a família creu igualmente. O milagre fez com que quisessem Jesus para si mesmos. O conhecimento de Cristo ainda se difunde em meio às famílias, e os homens encontram saúde e salvação para as suas almas.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 198

Vidas Que Falam, Pág. 296
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus? João 11:40 13 Ao que lhe disse Elias: Não temas; vai, faze como disseste; porém, faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois o farás para ti e para teu filho. 14 Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. 15 Ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram, ele, e ela e a sua casa, durante muitos dias. 1 Reis 17:13-15 13 Então disse Jesus ao centurião: Vai-te, e te seja feito assim como creste. E naquela mesma hora o seu criado sarou. Mateus 8:13 29 Então ele lhe disse: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha. 30 E, voltando ela para casa, achou a menina deitada sobre a cama, e que o demônio já havia saído. Marcos 7:29,30 23 Ao que lhe disse Jesus: Se podes! - tudo é possível ao que crê. 24 Imediatamente o pai do menino, clamando, [com lágrimas] disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade. Marcos 9:23,24 14 Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. Lucas 17:14 9 Este ouvia falar Paulo, que, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, 10 disse em alta voz: Levanta-te direito sobre os teus pés. E ele saltou, e andava. Atos 14:9,10 20 contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus, 21 e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer. Romanos 4:20,21 19 julgando que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar; e daí também em figura o recobrou. Hebreus 11:19