Comentário Bíblico
Adventista
Bronze polido - (cba)
Apocalipse 1:15
Do grego 'chalkolibanos', substância cuja identificação é incerta. É provável que fosse algum metal semelhante ao ouro, polido e radiante (sobre o bronze dos tempos bíblicos, ver com. de Êxodo 25:3).
Refinado - (cba)
Apocalipse 1:15
Ou, “tendo sido queimado". Parecia que o bronze fora refinado em uma fornalha. O pé parecia o bronze submetido ao calor intenso.
Muitas águas - (cba)
Apocalipse 1:15
Nos dias de João, o rugir do oceano e o ribombar do trovão estavam entre os mais altos e profundos sons conhecidos. Em sua profundidade e majestade, porém, eles ainda são insuficientes como símbolos da voz do Criador.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O plano de Deus para o futuro
Apocalipse 1:9-15
A mão da perseguição cai pesadamente sobre o apóstolo. Ele é banido para a Ilha de Patmos "pela palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo". Ele escreve: “Eu estava no Espírito no dia do Senhor”. Ele estava cheio de alegria indescritível; pois o céu parecia aberto diante dele. Em tons claros e distintos, uma voz falou com ele, dizendo: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último." Virando-se, viu seu Mestre, com quem havia caminhado e conversado na Judéia, em cujo peito se apoiara.
Mas, como mudou Sua aparência! João o viu vestido com uma velha túnica púrpura e coroado de espinhos. Agora Ele está vestido com uma vestimenta de brilho celestial e cingido com um cinto de ouro. Escrevendo sobre Sua aparência, João diz: “Sua cabeça e cabelos eram brancos como a lã, brancos como a neve; e seus olhos eram como uma chama de fogo; e seus pés semelhantes a latão fino, como se queimados em uma fornalha; e sua voz como o som de muitas águas. ” ...
O plano de Deus para as eras futuras foi revelado a João. As glórias do céu foram abertas antes de sua visão extasiada. Ele viu o trono de Deus e ouviu os hinos de alegria ressoando nas cortes celestiais. Ao lermos sua descrição do que viu em sua visão, ansiamos por estar com os redimidos na presença de Deus.
Meio século se passou desde que Jesus ascendeu para apresentar Sua igreja diante de Deus e preparar mansões para Seus fiéis. Ele ainda amava Seu povo; pois Ele veio a Seu servo idoso para revelar-Lhe os planos de Deus para o futuro.
Na ilha acidentada e desolada, João foi deixado sozinho com Deus e sua fé. Aqui, entre as rochas e penhascos, ele manteve comunhão com seu Criador. Ele revisou sua vida passada e, ao pensar nas bênçãos que recebera das mãos de Deus, a paz encheu seu coração. Ele viveu a vida de um cristão e podia dizer com fé: "Está tudo bem com a minha alma." Não foi assim com o imperador que o baniu. Ele podia olhar para trás apenas em campos de guerra e carnificina, em casas desoladas e viúvas e órfãos chorando - o resultado de seu desejo ambicioso de preeminência ( Manuscrito 99, 1902 ).
Nota
Apocalipse 1:13-16
Esta passagem apresenta diversas semelhanças com as descrições de Daniel 7:9-14; Daniel 10:5-7. Nesta visão, os atributos de Cristo estão ligados às igrejas de Apocalipse 2 e 3, e cada igreja recebe uma caracterização única de Jesus.
- 9 Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como lã puríssima; o seu trono era de chamas de fogo, e as rodas dele eram fogo ardente. 10 Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades assistiam diante dele. Assentou-se para o juízo, e os livros foram abertos. 11 Então estive olhando, por causa da voz das grandes palavras que o chifre proferia; estive olhando até que o animal foi morto, e o seu corpo destruído; pois ele foi entregue para ser queimado pelo fogo. 12 Quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio; todavia foi-lhes concedida prolongação de vida por um prazo e mais um tempo. 13 Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho de homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele. 14 E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Daniel 7:9-14 5 levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz; 6 o seu corpo era como o berilo, e o seu rosto como um relâmpago; os seus olhos eram como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés como o brilho de bronze polido; e a voz das suas palavras como a voz duma multidão. 7 Ora, só eu, Daniel, vi aquela visão; pois os homens que estavam comigo não a viram: não obstante, caiu sobre eles um grande temor, e fugiram para se esconder. Daniel 10:5-7
Referências cruzadas
Apocalipse 1:15
Ezequiel 1:7,24; Ezequiel 43:2.
- 7 E as suas pernas eram retas; e as plantas dos seus pés como a planta do pé dum bezerro; e luziam como o brilho de bronze polido. 24 E quando eles andavam, eu ouvia o ruído das suas asas, como o ruído de muitas águas, como a voz do Onipotente, o ruído de tumulto como o ruído dum exército; e, parando eles, abaixavam as suas asas. Ezequiel 1:7,24 2 E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandecia com a glória dele. Ezequiel 43:2
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 1:12-20
As igrejas recebem a luz de Cristo e do Evangelho, e mostram-na a outros. Elas são os castiçais de ouro; devem ser preciosas e puras; não somente os ministros, mas os membros delas; assim a nossa luz deve brilhar diante dos homens, para que possamos levar outros a dar glória a Deus. O apóstolo viu o Senhor Jesus Cristo aparecer em meio aos castiçais de ouro. Ele sempre está com suas igrejas, até o fim do mundo, enchendo-as com luz, vida e amor.
Estava vestido com um manto até os seus pés, talvez representando a sua justiça e o seu sacerdócio, como Mediador. Esta vestimenta estava cingida com um cinto de ouro, que pode denotar quão preciosos são o seu amor e afeto por seu povo. Sua cabeça e cabelos brancos como a lã e a neve podem representar a sua majestade, pureza e eternidade. Seus olhos como chamas de fogo podem representar seu conhecimento dos segredos de todos os corações e dos acontecimentos mais distantes. Seus pés, como de bronze reluzente que arde em um forno, podem denotar a firmeza de seus desígnios e a excelência de seus procedimentos. Sua voz, como o som de muitas águas, pode representar o poder de sua palavra para resgatar ou destruir. As sete estrelas simbolizavam os ministros das sete igrejas às quais o apóstolo deveria escrever, e a quem Cristo sustentava e comandava. A espada representa a sua justiça e a sua palavra, que alcança até a divisão da alma e do espírito (Hebreus 4:12); seu rosto era como o sol, quando brilha clara e fortemente; a sua força é extremamente brilhante e capaz de cegar os olhos mortais que tentam contemplá-la.
O apóstolo estava surpreendido com a grandeza do brilho e da glória em que Cristo lhe apareceu. Devemos estar contentes em andar por fé enquanto estivermos aqui na terra. O Senhor Jesus disse palavras de consolo: Não temas. Palavras de instrução, dizendo quem era o que havia aparecido daquela maneira. Sua natureza divina: o Primeiro e o Último. Seus sofrimentos anteriores: esteve morto, e os seus discípulos o viram na cruz. Sua ressurreição e vida: venceu a morte e é a vida eterna. Seu ofício e autoridade: o domínio soberano sobre o mundo invisível, como Juiz de tudo, de cuja sentença não há apelação.
Ouçamos a voz de Cristo e recebamos as dádivas de seu amor; por que Ele se ocultaria daqueles por cujos pecados morreu? Então, obedeçamos a sua Palavra e entreguemo-nos totalmente àquEle que dirige todas as coisas retamente.
|
- Análise em Cadeia 18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes a latão reluzente: Apocalipse 2:18 7 E as suas pernas eram retas; e as plantas dos seus pés como a planta do pé dum bezerro; e luziam como o brilho de bronze polido. Ezequiel 1:7 3 Levou-me, pois, para lá; e eis um homem cuja aparência era como a do bronze, tendo na mão um cordel de linho e uma cana de medir; e ele estava em pé na porta. Ezequiel 40:3 6 o seu corpo era como o berilo, e o seu rosto como um relâmpago; os seus olhos eram como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés como o brilho de bronze polido; e a voz das suas palavras como a voz duma multidão. Daniel 10:6 2 E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão e a voz que ouvi era como de harpistas, que tocavam as suas harpas. Apocalipse 14:2 6 Também ouvi uma voz como a de grande multidão, como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, que dizia: Aleluia! porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso. Apocalipse 19:6 4 Mais que o ruído das grandes águas, mais que as vagas estrondosas do mar, poderoso é o Senhor nas alturas. Salmos 93:4 13 Rugem as nações, como rugem as muitas águas; mas Deus as repreenderá, e elas fugirão para longe; e serão afugentadas como a pragana dos montes diante do vento e como a poeira num redemoinho diante do tufão. Isaías 17:13 2 E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandecia com a glória dele. Ezequiel 43:2 14 Portanto assim diz o Senhor, o Deus dos exércitos: Porquanto proferis tal palavra, eis que converterei em fogo as minhas palavras na tua boca, e este povo em lenha, de modo que o fogo o consumirá. Jeremias 5:14 17 E assim vi os cavalos nesta visão: os que sobre eles estavam montados tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saíam fogo, fumaça e enxofre. Apocalipse 9:17 29 Se estes morrerem como morrem todos os homens, e se forem visitados como são visitados todos os homens, o Senhor não me enviou. 35 Então saiu fogo do Senhor, e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam o incenso. Números 16:29,35