Comentário Bíblico
Adventista
Eu sou o Alfa (ACF) - (cba)
Apocalipse 1:11
Ver com. de Apocalipse 1:8. Levando em conta Apocalipse 1:17,18, fica claro que, neste caso, os títulos também se aplicam a Cristo. Entretanto, evidências textuais atestam a omissão neste versículo das palavras “Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o último”.
- 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Apocalipse 1:8 17 Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, 18 e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades. Apocalipse 1:17,18
Em Apocalipse 1:4,10, João comunica às sete igrejas sua declaração introdutória das circunstâncias em que recebeu o Apocalipse. A partir de Apocalipse 1:11, ele apresenta a autorização do próprio Cristo ao Apocalipse. Trata-se de algo apropriado, uma vez que o livro é a "Revelação de Jesus Cristo" (Apocalipse 1:1), que em si começa com em Apocalipse 1:11.
- 4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; 10 Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, Apocalipse 1:4,10 11 que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia. Apocalipse 1:11 1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João; Apocalipse 1:1
O que vês - (cba)
Apocalipse 1:11
A comunicação e a percepção visual são predominantes no Apocalipse (ver com. de Apocalipse 1:2). João teve visões e viu cenas panorâmicas simbólicas, as quais comunicam o tema de maneira mais completa e precisa que a linguagem humana verbal é capaz de fazer. Muitos desses símbolos representam verdades infinitas que transcendem as palavras e experiências humanas. Às vezes, o apóstolo não encontra palavras para descrever o que viu, como na ocasião em que contemplou o trono de Deus (ver Apocalipse 4:3,6). Mesmo assim, ao longo do livro, a grandeza de Deus e do universo, a intensidade do grande conflito entre Cristo e Satanás e a glória do triunfo final são retratadas de forma mais vívida e magnificente do que em qualquer outra parte das Escrituras.
- 2 o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, de tudo quanto viu. Apocalipse 1:2 3 e aquele que estava assentado era, na aparência, semelhante a uma pedra de jaspe e sárdio; e havia ao redor do trono um arco-íris semelhante, na aparência, à esmeralda. 6 também havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal; e ao redor do trono, um ao meio de cada lado, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás; Apocalipse 4:3,6
Livro - (cba)
Apocalipse 1:11
Do grego 'biblion', “rolo ”, o tipo mais comum de livro nos dias de João.
Sete igrejas - (cba)
Apocalipse 1:11
A ordem em que as igrejas são citadas, tanto aqui quanto em Apocalipse 2 e 3, representa a sequência geográfica pela qual passaria um mensageiro levando uma carta de Patmos a essas cidades da província da Ásia.
As sete igrejas constituem a primeira série de setes no Apocalipse. Também há sete Espíritos (Apocalipse 1:4), sete candeeiros (Apocalipse 1:12), sete estrelas (Apocalipse 1:16), sete lâmpadas de fogo (Apocalipse 4:5), um livro com sete selos (Apocalipse 5:1), os sete chifres e os sete olhos do Cordeiro (Apocalipse 5:6), sete anjos com sete trombetas (Apocalipse 8:2), sete trovões (Apocalipse 10:4), um dragão com sete cabeças e sete coroas (Apocalipse 12:3), uma besta com sete cabeças (Apocalipse 13:1), sete anjos com sete taças contendo as sete últimas pragas (Apocalipse 15:1,7) e a besta escarlate com sete cabeças, que também são sete montes e sete reis (Apocalipse 17:3,9,10). O uso repetido do número sete com tantos símbolos diferentes significa que ele também deve ser compreendido em sentido simbólico. Ao longo das Escrituras, o número sete, quando usado de maneira simbólica, geralmente indica plenitude ou perfeição.
- 4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; Apocalipse 1:4 12 E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro, Apocalipse 1:12 16 Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força. Apocalipse 1:16 5 E do trono saíam relâmpagos, e vozes, e trovões; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus; Apocalipse 4:5 1 Vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, bem selado com sete selos. Apocalipse 5:1 6 Nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra. Apocalipse 5:6 2 E vi os sete anjos que estavam em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas. Apocalipse 8:2 4 Quando os sete trovões acabaram de soar eu já ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, que dizia: Sela o que os sete trovões falaram, e não o escrevas. Apocalipse 10:4 3 Viu-se também outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas; Apocalipse 12:3 1 Então vi subir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças nomes de blasfêmia. Apocalipse 13:1 1 Vi no céu ainda outro sinal, grande e admirável: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus. 7 Um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da ira do Deus que vive pelos séculos dos séculos. Apocalipse 15:1,7 3 Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres. 9 Aqui está a mente que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada; 10 são também sete reis: cinco já caíram; um existe; e o outro ainda não é vindo; e quando vier, deve permanecer pouco tempo. Apocalipse 17:3,9,10
Logo, ao ser aplicado às sete igrejas, também se deduz que o número tenha um propósito específico. Havia mais de sete igrejas na província da Ásia, e duas outras delas, de Colossos e de Hierápolis, também são mencionadas no NT (ver Colossenses 1:2; Colossenses 4:13). Consequentemente, é razoável concluir que o Senhor escolheu as sete igrejas aqui mencionadas por serem típicas da condição da igreja como um todo, tanto nos tempos apostólicos quanto por toda a era cristã (ver cf. AA, 583, 585).
- 2 aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: Graças a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai. Colossenses 1:2 13 Pois dou-lhe testemunho de que tem grande zelo por vós, como também pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis. Colossenses 4:13
As mensagens às sete igrejas se aplicavam às condições em que elas se encontravam nos dias de João. Se não, elas podiam confundir e desanimar os cristãos que as leram nas igrejas da Ásia (ver com. de Apocalipse 1:3). João se demonstraria um falso profeta se as mensagens que dirigiu às igrejas não revelassem a verdadeira situação dessas congregações e se não fossem adequadas a suas necessidades espirituais. Essas mensagens foram enviadas em uma época na qual os cristãos da Ásia sofriam grande tribulação. A firme repreensão, o consolo e as promessas gloriosas que compõem as cartas deviam ter o propósito de satisfazer tais necessidades (ver AA, 578-588). Caso aceitassem e dessem ouvidos às mensagens, os cristãos das igrejas da Ásia estariam espiritualmente preparados para compreender o drama do grande conflito retratado no restante do Apocalipse e manteriam uma esperança constante no triunfo final de Cristo e da igreja.
Embora as mensagens às sete igrejas se aplicassem, em primeiro plano, às igrejas da Ásia da época de João, elas também seriam relevantes para a história posterior da igreja. O estudo da história revela que, de fato, tais mensagens se aplicam a sete períodos que abrangem toda a história da igreja.
Uma vez que o número sete indica plenitude, parece razoável concluir que, de certo modo, essas mensagens descrevem toda a igreja em qualquer período da história. Assim, ao longo da história cristã, toda a igreja seria capaz de encontrar suas características e necessidades retratadas em uma ou mais dessas mensagens. Portanto, podese dizer que as cartas têm aplicação universal, além da aplicação local nos dias de João e da aplicação histórica em períodos sucessivos. Por volta de 200 d.C., um escritor cristão afirmou: “João escreve a sete igrejas, contudo, fala a todas" (texto em latim, ed. S. P. Tregelles, Canon Muratorianus, p. 19). Por exemplo, a mensagem a Laodiceia é para a igreja contemporânea, mas as mensagens às outras igrejas também contêm palavras de advertência que podem beneficiá-la (ver T5, 368, 481, 538, 612; T8, 98, 99).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O plano de Deus para o futuro
Apocalipse 1:9-15
A mão da perseguição cai pesadamente sobre o apóstolo. Ele é banido para a Ilha de Patmos "pela palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo". Ele escreve: “Eu estava no Espírito no dia do Senhor”. Ele estava cheio de alegria indescritível; pois o céu parecia aberto diante dele. Em tons claros e distintos, uma voz falou com ele, dizendo: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último." Virando-se, viu seu Mestre, com quem havia caminhado e conversado na Judéia, em cujo peito se apoiara.
Mas, como mudou Sua aparência! João o viu vestido com uma velha túnica púrpura e coroado de espinhos. Agora Ele está vestido com uma vestimenta de brilho celestial e cingido com um cinto de ouro. Escrevendo sobre Sua aparência, João diz: “Sua cabeça e cabelos eram brancos como a lã, brancos como a neve; e seus olhos eram como uma chama de fogo; e seus pés semelhantes a latão fino, como se queimados em uma fornalha; e sua voz como o som de muitas águas. ” ...
O plano de Deus para as eras futuras foi revelado a João. As glórias do céu foram abertas antes de sua visão extasiada. Ele viu o trono de Deus e ouviu os hinos de alegria ressoando nas cortes celestiais. Ao lermos sua descrição do que viu em sua visão, ansiamos por estar com os redimidos na presença de Deus.
Meio século se passou desde que Jesus ascendeu para apresentar Sua igreja diante de Deus e preparar mansões para Seus fiéis. Ele ainda amava Seu povo; pois Ele veio a Seu servo idoso para revelar-Lhe os planos de Deus para o futuro.
Na ilha acidentada e desolada, João foi deixado sozinho com Deus e sua fé. Aqui, entre as rochas e penhascos, ele manteve comunhão com seu Criador. Ele revisou sua vida passada e, ao pensar nas bênçãos que recebera das mãos de Deus, a paz encheu seu coração. Ele viveu a vida de um cristão e podia dizer com fé: "Está tudo bem com a minha alma." Não foi assim com o imperador que o baniu. Ele podia olhar para trás apenas em campos de guerra e carnificina, em casas desoladas e viúvas e órfãos chorando - o resultado de seu desejo ambicioso de preeminência ( Manuscrito 99, 1902 ).
O que vês [...] livro
Apocalipse 1:11
Precede a visão de Cristo (v. 12-18).
às sete igrejas
Apocalipse 1:11
Esta é a primeira lista das cidades nas quais se encontram as sete igrejas.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 1:9-11
O consolo do apóstolo é que não sofreu como malfeitor, mas pelo testemunho de Jesus, por testemunhar de Cristo como Emanuel, o Salvador; o Espírito de glória e de Deus repousou sobre este perseguido apóstolo. O dia e a hora desta visão foi o dia do Senhor, o dia do repouso cristão, o primeiro dia da semana, observado em memória da ressurreição de Cristo. Nós que o chamamos "Senhor nosso", deveríamosd honrá-lo em um dia próprio. O nome mostra como este dia sagrado deveria ser observado; o dia reservado ao Senhor deveria ser dedicado absolutamente a Ele, e nenhuma de suas horas deveria ser empregada de forma sensual, mundana ou em diversões.
Ele estava em uma atitude séria, celestial e espiritual, sob a influência da graça do Espírito de Deus. Os que desejam desfrutar da comunhão com Deus em um dia dedicado ao Senhor, devem procurar tirar os seus pensamentos e afetos das coisas terrenas. Se os crentes são impedidos de observar um santo dia dedicado ao Senhor, as ordenanças públicas e a comunhão dos santos, por necessidade e não por própria opção, podem buscar consolo na meditação e nos deveres secretos da influência do Espírito; ouvindo a voz e contemplando a glória de seu amado Salvador, e de cujas palavras de graça e poder confinamento algum ou alguma circunstância exterior os pode separar. É dado um alarme com o som da trombeta, e logo o apóstolo ouviu a voz de Cristo.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 582

Atos dos Apóstolos, Pág. 585
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. 17 Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, Apocalipse 1:8,17 19 escreve, pois, as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de suceder. Apocalipse 1:19 1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: Apocalipse 2:1 4 Quando os sete trovões acabaram de soar eu já ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, que dizia: Sela o que os sete trovões falaram, e não o escrevas. Apocalipse 10:4 13 Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham. Apocalipse 14:13 9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. Apocalipse 19:9 5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Apocalipse 21:5 19 Agora, pois, escrevei para vós este cântico, e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca, para que este cântico me sirva por testemunha contra o povo de Israel. Deuteronômio 31:19 8 Vai pois agora, escreve isso numa tábua perante eles, registra-o num livro; para que fique como testemunho para o tempo vindouro, para sempre. Isaías 30:8 2 Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que te falei; Jeremias 30:2 2 Entao o Senhor me respondeu , e disse: Escreve a visão e torna-se bem legivel sobre tabuas, para que a possa ler quem passa correndo. Habacuque 2:2 4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; Apocalipse 1:4 1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: 8 Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu: 12 Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes: 18 Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes a latão reluzente: Apocalipse 2:1,8,12,18 1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. 7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: 14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o pricípio da criação de Deus: Apocalipse 3:1,7,14 19 E eles chegaram a Éfeso, onde Paulo os deixou; e tendo entrado na sinagoga, discutia com os judeus. 20 Estes rogavam que ficasse por mais algum tempo, mas ele não anuiu, 21 antes se despediu deles, dizendo: Se Deus quiser, de novo voltarei a vós; e navegou de Éfeso. 24 Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. Atos 18:19-21,24 1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, 2 perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. 3 Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. 4 Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. 5 Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6 Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. 7 E eram ao todo uns doze homens. 8 Paulo, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, discutindo e persuadindo acerca do reino de Deus. 9 Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho diante da multidão, apartou-se deles e separou os discípulos, discutindo diariamente na escola de Tirano. 10 Durou isto por dois anos; de maneira que todos os que habitavam na Ásia, tanto judeus como gregos, ouviram a palavra do Senhor. 11 E Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários, 12 de sorte que lenços e aventais eram levados do seu corpo aos enfermos, e as doenças os deixavam e saíam deles os espíritos malignos. 13 Ora, também alguns dos exorcistas judeus, ambulantes, tentavam invocar o nome de Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega. 14 E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, um dos principais sacerdotes. 15 respondendo, porém, o espírito maligno, disse: A Jesus conheço, e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? 16 Então o homem, no qual estava o espírito maligno, saltando sobre eles, apoderou-se de dois e prevaleceu contra eles, de modo que, nus e feridos, fugiram daquela casa. 17 E isto tornou-se conhecido de todos os que moravam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e veio temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido. 18 E muitos dos que haviam crido vinham, confessando e revelando os seus feitos. 19 Muitos também dos que tinham praticado artes mágicas ajuntaram os seus livros e os queimaram na presença de todos; e, calculando o valor deles, acharam que montava a cinqüenta mil moedas de prata. 20 Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia. 21 Cumpridas estas coisas, Paulo propôs, em seu espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia, porque dizia: Depois de haver estado ali, é-me necessário ver também Roma. 22 E, enviando à Macedônia dois dos que o auxiliavam, Timóteo e Erasto, ficou ele por algum tempo na Ásia. 23 Por esse tempo houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho. 24 Porque certo ourives, por nome Demétrio, que fazia da prata miniaturas do templo de Diana, proporcionava não pequeno negócio aos artífices, 25 os quais ele ajuntou, bem como os oficiais de obras semelhantes, e disse: Senhores, vós bem sabeis que desta indústria nos vem a prosperidade, 26 e estais vendo e ouvindo que não é só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desviado muita gente, dizendo não serem deuses os que são feitos por mãos humanas. 27 E não somente há perigo de que esta nossa profissão caia em descrédito, mas também que o templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo mesmo a ser destituída da sua majestade aquela a quem toda a Ásia e o mundo adoram. 28 Ao ouvirem isso, encheram-se de ira, e clamavam, dizendo: Grande é a Diana dos efésios! 29 A cidade encheu-se de confusão, e todos à uma correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem. 30 Querendo Paulo apresentar-se ao povo, os discípulos não lho permitiram. 31 Também alguns dos asiarcas, sendo amigos dele, mandaram rogar-lhe que não se arriscasse a ir ao teatro. 32 Uns, pois, gritavam de um modo, outros de outro; porque a assembléia estava em confusão, e a maior parte deles nem sabia por que causa se tinham ajuntado. 33 Então tiraram dentre a turba a Alexandre, a quem os judeus impeliram para a frente; e Alexandre, acenando com a mão, queria apresentar uma defesa ao povo. 34 Mas quando perceberam que ele era judeu, todos a uma voz gritaram por quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios! 35 Havendo o escrivão conseguido apaziguar a turba, disse: Varões efésios, que homem há que não saiba que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que caiu de Júpiter? 36 Ora, visto que estas coisas não podem ser contestadas, convém que vos aquieteis e nada façais precipitadamente. 37 Porque estes homens que aqui trouxestes, nem são sacrílegos nem blasfemadores da nossa deusa. 38 Todavia, se Demétrio e os artífices que estão com ele têm alguma queixa contra alguém, os tribunais estão abertos e há procônsules: que se acusem uns aos outros. 39 E se demandais alguma outra coisa, averiguar-se-á em legítima assembléia. 40 Pois até corremos perigo de sermos acusados de sedição pelos acontecimentos de hoje, não havendo motivo algum com que possamos justificar este ajuntamento. 41 E, tendo dito isto, despediu a assembléia. Atos 19:1-41 17 De Mileto mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja. Atos 20:17 32 Se, como homem, combati em Éfeso com as feras, que me aproveita isso? Se os mortos não são ressuscitados, comamos e bebamos, porque amanhã morreremos. 1 Coríntios 15:32 8 Ficarei, porém, em Éfeso até o Pentecostes; 1 Coríntios 16:8 1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: Efésios 1:1 3 Como te roguei, quando partia para a Macedônia, que ficasse em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinassem doutrina diversa, 1 Timóteo 1:3 15 Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia, e a Ninfas e a igreja que está em sua casa. 16 Depois que for lida esta carta entre vós, fazei que o seja também na igreja dos laodicenses; e a de Laodicéia lede-a vós também. Colossenses 4:15,16 1 Tornei a levantar os meus olhos, e olhei, e eis um homem que tinha na mão um cordel de medir. Zacarias 2:1 15 E aquele que falava comigo tinha por medida uma cana de ouro, para medir a cidade, as suas portas e o seu muro. Apocalipse 21:15 11 Então me disseram: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas, e reis. Apocalipse 10:11