Comentário Bíblico
Adventista
Em espírito - (cba)
Apocalipse 1:10
Esta expressão, aqui, refere-se a um estado de êxtase profético. Ele se abstraiu das coisas da Terra e passou a perceber apenas as impressões que lhe foram comunicadas pelo Espírito Santo. A percepção espiritual suplantou a natural.
Dia do Senhor - (cba)
Apocalipse 1:10
Do grego 'kuriakê hsmera'. Já foram feitas várias tentativas para se explicar esta expressão, que só ocorre aqui nas Escrituras. Alguns intérpretes a consideram equivalente a “dia do Senhor", usada pelos profetas do AT (ver Joel 2:11,31; Sofonias 1:14; Malaquias 4:5; Atos 2:20). Analisadas isoladamente, as palavras podem ter essa interpretação. Aqueles que as explicam assim, apontam para o fato de que o Apocalipse concentra a atenção no grande e final dia do Senhor e nos eventos que levam a tal (ver com. de Apocalipse 1:1). Estar “em espírito, no dia do Senhor", poderia ser compreendido como ser levado em visão pelo decorrer do tempo para testemunhar os acontecimentos relacionados ao dia do Senhor.
- 11 E o Senhor levanta a sua voz diante do seu exército, porque muito grande é o seu arraial; e poderoso é quem executa a sua ordem; pois o dia do Senhor é grande e muito terrível, e quem o poderá suportar? 31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. Joel 2:11,31 14 O grande dia do Senhor está perto; sim, está perto, e se apressa muito; ei-la, amarga é a voz do dia do Senhor; clama ali o homem poderoso. Sofonias 1:14 5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; Malaquias 4:5 20 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor. Atos 2:20 1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João; Apocalipse 1:1
Contudo, há motivos para se rejeitar essa interpretação. Em primeiro lugar, quando a expressão “dia do Senhor” designa claramente o grande dia de Deus, a expressão grega sempre é hêmera tou kuriou ou 'hêmera kuriou' (1 Coríntios 5:5; 2 Coríntios 1:14; 1 Tessalonicenses 5:2; 2 Pedro 3:10). Segundo, o contexto (Apocalipse 1:9,10) sugere que o termo “dia do Senhor” se refere ao momento em que João teve a visão, e não ao tema da visão. João menciona o local em que estava, a “ilha chamada Patmos” (Apocalipse 1:9); o motivo que o levara até ali, "por causa da palavra de Deus" (Apocalipse 1:9); e sua condição na visão, “em espírito”. Todas essas expressões estão relacionadas às circunstâncias nas quais a visão foi concedida, e é lógico deduzir que a quarta expressão também diz respeito a isso, mencionando o momento específico da revelação. Essa é a conclusão da maioria dos eruditos.
- 5 seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. 1 Coríntios 5:5 14 como também já em parte nos reconhecestes, que somos a vossa glória, assim vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus. 2 Coríntios 1:14 2 porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; 1 Tessalonicenses 5:2 10 Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas. 2 Pedro 3:10 9 Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. 10 Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, Apocalipse 1:9,10 9 Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Apocalipse 1:9
Embora se trate de uma expressão única nas Escrituras, 'kuriakê hêmera' tem um longo histórico no grego pós-bíblico. Assim como sua forma abreviada, 'kuriake', trata-se de um termo familiar usado pelos pais da igreja para se referir ao primeiro dia da semana e, em grego moderno, 'kuriakê' é a palavra costumeira para domingo. Seu equivalente em latim, dominica dies, é uma designação comum para o mesmo dia e permaneceu em várias línguas modernas, como o português domingo e o francês dimanche. Por esse motivo, muitos eruditos defendem a opinião de que 'kuriakê hêrnera', nesta passagem, também se refere ao domingo, e que João, além de receber a visão nesse dia, também reconheceu que era o “dia do Senhor”, supostamente porque Cristo ressurgiu dos mortos no domingo.
Há tanto razões negativas quanto positivas para se rejeitar essa interpretação.
A primeira delas é o reconhecido princípio do método histórico de que uma alusão só deve ser interpretada pelo uso de evidências anteriores ou contemporâneas a ela, e nunca provenientes de dados históricos de um período posterior. Esse princípio é essencial para a solução do problema do significado da expressão “dia do Senhor" nesta passagem. Embora ela ocorra com frequência nos escritos dos pais da igreja, com o sentido de domingo, a primeira evidência conclusiva desse tipo de uso só ocorre na segunda metade do 2° século, no apócrifo Evangelho Segundo Pedro (9, 12; ANF, vol. 9, p. 8), no qual o dia da ressurreição de Cristo é chamado de “dia do Senhor”. Uma vez que esse documento foi elaborado no mínimo 75 anos depois de João escrever o Apocalipse, ele não pode ser apresentado como prova de que “dia do Senhor”, na época de João, se referisse ao domingo. É possível citar diversos exemplos da rapidez com que as palavras mudam de significado. Por isso, o sentido de “dia do Senhor”, neste versículo, é mais bem determinado por referências às Escrituras, e não à literatura posterior.
No lado positivo da questão está o fato de que as Escrituras nunca fazem qualquer conexão religiosa entre o domingo e o Senhor, ao passo que afirma repetidas vezes que o sétimo dia, o sábado, é o dia do Senhor. Declara-se que Deus abençoou e santificou o sétimo dia (ver Gênesis 2:3), que ele é um memorial do ato divino da criação (ver Êxodo 20:11); Deus o chamou especificamente de “Meu santo dia” (ver Isaías 58:13). Jesus Se denominou “Senhor também do sábado" (ver Marcos 2:28), no sentido de que, por ser Senhor dos homens, também era Senhor daquilo que fora feito para os homens, a saber, o sábado. Logo, quando a expressão “dia do Senhor” é interpretada de acordo com evidências anteriores e contemporâneas à época de João, tudo indica que o único dia ao qual ela pode se referir é ao sétimo, o sábado (verTó, 128; AA, 581).
- 3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera. Gênesis 2:3 11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou. Êxodo 20:11 13 Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs; Isaías 58:13 28 Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor. Marcos 2:28
Descobertas arqueológicas lançaram mais luz sobre a expressão 'kuriakê hêmera'. Papiros e inscrições do período imperial da história romana revelaram, no Egito e na Ásia Menor, o emprego da palavra 'kuriakos' (forma masculina de 'kuriakê') para o tesouro e o serviço imperial. Isso é compreensível, uma vez que o imperador romano era chamado frequentemente de 'kurios', “senhor", em grego. Por isso, seu tesouro e o serviço a ele eram o “tesouro do senhor" e o “serviço do senhor”. Assim, 'kuriakos' era uma palavra familiar no vocabulário oficial romano para as coisas que pertenciam ao imperador. Uma dessas inscrições data de 68 d.C., deixando claro que tal uso de 'kuriakos' era corrente no tempo de João (ver Adolf Deissmann, Light from the Ancient East, p. 357-361).
Nessa mesma inscrição há uma referência a um dia escolhido para a imperadora Júlia, ou Lívia, conforme ficou mais conhecida.
Em outras inscrições do Egito e da Asia Menor, o termo sehastê, equivalente grego de Augustus, ocorre com frequência como o nome de um dia. Deve tratar-se de referências a dias especiais em homenagem ao imperador (ver Deissmann, loc. cit.). Alguns já sugeriram que a expressão kuriakê hêmera, conforme usada por João, também se refere a um dia imperial. No entanto, isso parece duvidoso por dois motivos. Primeiro, embora houvesse dias imperiais e o termo kuriakos fosse usado para outras coisas que pertenciam ao imperador, não foi encontrado nenhum exemplo da palavra kuriakê aplicada a um dia imperial. É claro que essa não é uma prova definitiva, pois consiste em um argumento baseado no silêncio. Contudo, o segundo argumento contrário à identificação do uso de João de kuriakê hêmera como um dia imperial parece conclusivo. Trata-se do fato de que os judeus do primeiro século (ver Josefo, Guerra dos Judeus, vii.10.1 [p. 418, 419]) e os cristãos, pelo menos do 2° século (ver Martyrdom of Polycarp, p. 8), se recusavam a chamar César de kurios, “senhor". Portanto, é extremamente difícil pensar que João tenha se referido a um dia imperial como o “dia do Senhor”, sobretudo numa época em que ele e outros cristãos sofriam amarga perseguição por se recusarem a adorar o imperador. Parece mais provável que João tenha escolhido a expressão kuriakê hêmera para se referir ao sábado, numa forma sutil de proclamar que, assim como o imperador tinha dias especiais dedicados a sua honra, seu Senhor, pelo qual ele então sofria, também contava com um dia (sobre a origem da observância do domingo e sua designação como o “dia do Senhor", ver com. de Daniel 7:25; ver AA, 581, 582).
Como de trombeta - (cba)
Apocalipse 1:10
A comparação com a trombeta indica a intensidade da voz.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Os últimos anos de João
Apocalipse 1:9-10
(Salmos 71:9; Salmos 92:14; Isaías 46:4; )Foi depois que João envelheceu no serviço do Senhor que ele foi exilado em Patmos. E naquela ilha solitária ele recebeu mais comunicações do céu do que durante o resto de sua vida ( The Review and Herald, 26 de julho de 1906 ).
- 9 Não me enjeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se forem acabando as minhas forças. Salmos 71:9 14 Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, Salmos 92:14 4 Até a vossa velhice eu sou o mesmo, e ainda até as cãs eu vos carregarei; eu vos criei, e vos levarei; sim, eu vos carregarei e vos livrarei. Isaías 46:4
O idoso representante de Cristo foi exilado para que seu testemunho não fosse mais ouvido; pois era uma força viva do lado direito. Mas embora separado de seus irmãos, ele foi visitado por Cristo, a quem ele não tinha visto desde a ascensão ( The Review and Herald, 16 de maio de 1899 ).
O plano de Deus para o futuro
Apocalipse 1:9-15
A mão da perseguição cai pesadamente sobre o apóstolo. Ele é banido para a Ilha de Patmos "pela palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo". Ele escreve: “Eu estava no Espírito no dia do Senhor”. Ele estava cheio de alegria indescritível; pois o céu parecia aberto diante dele. Em tons claros e distintos, uma voz falou com ele, dizendo: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último." Virando-se, viu seu Mestre, com quem havia caminhado e conversado na Judéia, em cujo peito se apoiara.
Mas, como mudou Sua aparência! João o viu vestido com uma velha túnica púrpura e coroado de espinhos. Agora Ele está vestido com uma vestimenta de brilho celestial e cingido com um cinto de ouro. Escrevendo sobre Sua aparência, João diz: “Sua cabeça e cabelos eram brancos como a lã, brancos como a neve; e seus olhos eram como uma chama de fogo; e seus pés semelhantes a latão fino, como se queimados em uma fornalha; e sua voz como o som de muitas águas. ” ...
O plano de Deus para as eras futuras foi revelado a João. As glórias do céu foram abertas antes de sua visão extasiada. Ele viu o trono de Deus e ouviu os hinos de alegria ressoando nas cortes celestiais. Ao lermos sua descrição do que viu em sua visão, ansiamos por estar com os redimidos na presença de Deus.
Meio século se passou desde que Jesus ascendeu para apresentar Sua igreja diante de Deus e preparar mansões para Seus fiéis. Ele ainda amava Seu povo; pois Ele veio a Seu servo idoso para revelar-Lhe os planos de Deus para o futuro.
Na ilha acidentada e desolada, João foi deixado sozinho com Deus e sua fé. Aqui, entre as rochas e penhascos, ele manteve comunhão com seu Criador. Ele revisou sua vida passada e, ao pensar nas bênçãos que recebera das mãos de Deus, a paz encheu seu coração. Ele viveu a vida de um cristão e podia dizer com fé: "Está tudo bem com a minha alma." Não foi assim com o imperador que o baniu. Ele podia olhar para trás apenas em campos de guerra e carnificina, em casas desoladas e viúvas e órfãos chorando - o resultado de seu desejo ambicioso de preeminência ( Manuscrito 99, 1902 ).
em espírito
Apocalipse 1:10
A primeira em quatro referências. Provavelmente indica o início de uma visão (ver também Apocalipse 4:2; Apocalipse 17:3; Apocalipse 21:10; ).
- 2 Imediatamente fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono; Apocalipse 4:2 3 Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres. Apocalipse 17:3 10 E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou- me a santa cidade de Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, Apocalipse 21:10
no dia do Senhor
Apocalipse 1:10
Embora cristãos de épocas posteriores tenham passado a associar o dia do Senhor com o domingo, na Bíblia o dia do Senhor é o SÁBADO (ver também Isaías 58:13,14; Marcos 2:27,28; ).
- 13 Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs; 14 então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse. Isaías 58:13,14 27 E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. 28 Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor. Marcos 2:27,28
Cristo aparece no sábado
Apocalipse 1:10
O sábado, que Deus instituíra no Éden, era tão precioso para João na ilha solitária como quando estava com seus companheiros nas cidades e vilas. As preciosas promessas que Cristo havia feito a respeito deste dia, ele repetiu e reivindicou como suas. Era o sinal para ele de que Deus era seu ... No dia de sábado, o Salvador ressurreto deu a conhecer a Sua presença a João. (Apocalipse 1:10,11,12,13,17,18; )
A perseguição de João tornou-se um meio de graça. Patmos resplandeceu com a glória de um Salvador ressuscitado. João tinha visto Cristo em forma humana, com as marcas dos cravos, que sempre serão a Sua glória, em Suas mãos e pés. Agora ele tinha permissão para contemplar novamente seu Senhor ressuscitado, vestido com tanta glória quanto um ser humano poderia contemplar, e viver. Que sábado foi aquele para o exílio solitário, sempre precioso aos olhos de Cristo, mas agora mais exaltado do que nunca! Ele nunca tinha aprendido tanto sobre Jesus. Nunca tinha ouvido uma verdade tão exaltada ( The Youth's Instructor, 5 de abril de 1900 ).
Referências cruzadas
Apocalipse 1:10
Atos 10:10; Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11; Mateus 24:20; Lucas 23:56; Atos 16:13; Apocalipse 4:1.
- 10 E tendo fome, quis comer; mas enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase, Atos 10:10 1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. 2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. 3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera. Gênesis 2:1-3 8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. 9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; 10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. 11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou. Êxodo 20:8-11 20 Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no sábado; Mateus 24:20 56 Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento. Lucas 23:56 13 No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas. Atos 16:13 1 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. Apocalipse 4:1
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 1:9-11
O consolo do apóstolo é que não sofreu como malfeitor, mas pelo testemunho de Jesus, por testemunhar de Cristo como Emanuel, o Salvador; o Espírito de glória e de Deus repousou sobre este perseguido apóstolo. O dia e a hora desta visão foi o dia do Senhor, o dia do repouso cristão, o primeiro dia da semana, observado em memória da ressurreição de Cristo. Nós que o chamamos "Senhor nosso", deveríamosd honrá-lo em um dia próprio. O nome mostra como este dia sagrado deveria ser observado; o dia reservado ao Senhor deveria ser dedicado absolutamente a Ele, e nenhuma de suas horas deveria ser empregada de forma sensual, mundana ou em diversões.
Ele estava em uma atitude séria, celestial e espiritual, sob a influência da graça do Espírito de Deus. Os que desejam desfrutar da comunhão com Deus em um dia dedicado ao Senhor, devem procurar tirar os seus pensamentos e afetos das coisas terrenas. Se os crentes são impedidos de observar um santo dia dedicado ao Senhor, as ordenanças públicas e a comunhão dos santos, por necessidade e não por própria opção, podem buscar consolo na meditação e nos deveres secretos da influência do Espírito; ouvindo a voz e contemplando a glória de seu amado Salvador, e de cujas palavras de graça e poder confinamento algum ou alguma circunstância exterior os pode separar. É dado um alarme com o som da trombeta, e logo o apóstolo ouviu a voz de Cristo.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 582

Cristo Triunfante, Pág. 345

Refletindo a Cristo, Pág. 87
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 Imediatamente fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono; Apocalipse 4:2 3 Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres. Apocalipse 17:3 10 E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou- me a santa cidade de Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, Apocalipse 21:10 43 Replicou-lhes ele: Como é então que Davi, no Espírito, lhe chama Senhor, dizendo: Mateus 22:43 10 E tendo fome, quis comer; mas enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase, Atos 10:10 Apocalipse 1:* 2 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu. 3 Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei: Deus o sabe), 4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. 2 Coríntios 12:2-4 19 Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco. 26 Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco. João 20:19,26 7 No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite. Atos 20:7 2 No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar. 1 Coríntios 16:2 1 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. Apocalipse 4:1 3 e clamou com grande voz, assim como ruge o leão; e quando clamou, os sete trovões fizeram soar as suas vozes. 4 Quando os sete trovões acabaram de soar eu já ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, que dizia: Sela o que os sete trovões falaram, e não o escrevas. 5 O anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita ao céu, 6 e jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora, 7 mas que nos dias da voz do sétimo anjo, quando este estivesse para tocar a trombeta, se cumpriria o mistério de Deus, como anunciou aos seus servos, os profetas. 8 A voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livro que está aberto na mão do anjo que se acha em pé sobre o mar e sobre a terra. Apocalipse 10:3-8