Comentário Bíblico
Adventista
Aquele que vive - (cba)
Apocalipse 1:18
Do grego 'ho zõn', “o vivo", aparentemente extraído do termo hebraico familiar 'El chai', "Deus vivo" (Josué 3:10). A forma verbal usada aqui indica vida contínua, abrangente e cheia de energia. Esta declaração é significativa ao se levar em conta que Ele esteve “morto”. “Em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada" (DTN, 530, 785). “A vida estava nEle e a vida era a luz dos homens” (ver com. de João 1:4).
- 10 E acrescentou: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós, e que certamente expulsará de diante de vós os cananeus, os heteus, os heveus, os perizeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus. Josué 3:10 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; João 1:4
Estive morto - (cba)
Apocalipse 1:18
Literalmente, "tornei-me morto", uma referência à crucifixão. Nesta passagem, trata-se de uma indicação clara de que o que apareceu a João era Cristo.
Estou vivo - (cba)
Apocalipse 1:18
Do grego 'zõn eimi', "Eu estou vivendo”, isto é, tenho vida contínua, vida que não termina, que se perpetua por conta própria (ver com. de João 5:26). A despeito da morte que sofreu pela raça humana, Cristo continua a ser “o vivo”, pois é Deus. “A divindade de Cristo é a certeza de vida eterna para o crente” (DTN, 530; ver com. de Apocalipse 1:5). A palavra 'eimi', “Eu sou", indica existência contínua e contrasta com egenomên, “Eu estive [literalmente, ‘tornei-me’]” morto.
- 26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; João 5:26 5 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, Apocalipse 1:5
Pelos séculos dos séculos - (cba)
Apocalipse 1:18
Ver com. de Apocalipse 1:6.
Amém! (ARC) - (cba)
Apocalipse 1:18
Evidências textuais apoiam a omissão desta palavra.
Chaves - (cba)
Apocalipse 1:18
Símbolo de poder e jurisdição (comparar com Mateus 16:19; Lucas 11:52).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Diligência constante em nome de sua igreja
Apocalipse 1:16-20
(Apocalipse 2:1; Salmos 121:3,4; Efésios 5:25; ) Na mensagem à igreja de Éfeso, Cristo é representado segurando as sete estrelas em Suas mãos e andando no meio dos sete castiçais de ouro. Ele é representado como “andando” entre eles, ilustrando assim Sua constante diligência em favor de Sua igreja. Aquele que guarda a Israel não cochila nem dorme. Ele também não fica indiferente. Essas figuras devem ser cuidadosamente estudadas pelos subpastores e fielmente aplicadas à sua própria experiência, para que não percam de vista seu grande privilégio de obter luz da Fonte de toda a luz e devolvê-la àqueles por quem trabalham (Carta 4, 1908 ).
- 1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: Apocalipse 2:1 3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. 4 Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel. Salmos 121:3,4 25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Efésios 5:25
morte
Apocalipse 1:18
O termo original se refere à sepultura.
Aquele que existe por si mesmo, imutável
Apocalipse 1:18-20
(João 1:1-3; )Estas são declarações maravilhosamente solenes e significativas. Foi a Fonte de toda misericórdia e perdão, paz e graça, Aquele que existe por si mesmo, eterno e imutável, que visitou Seu servo exilado na ilha chamada Patmos ( Manuscrito 81, 1900 ).
Referências cruzadas
Apocalipse 1:18
Romanos 6:9; Apocalipse 4:9; Salmos 68:20.
- 9 sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. Romanos 6:9 9 E, sempre que os seres viventes davam glória e honra e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, Apocalipse 4:9 20 Deus é para nós um Deus de libertação; a Jeová, o Senhor, pertence o livramento da morte. Salmos 68:20
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 1:12-20
As igrejas recebem a luz de Cristo e do Evangelho, e mostram-na a outros. Elas são os castiçais de ouro; devem ser preciosas e puras; não somente os ministros, mas os membros delas; assim a nossa luz deve brilhar diante dos homens, para que possamos levar outros a dar glória a Deus. O apóstolo viu o Senhor Jesus Cristo aparecer em meio aos castiçais de ouro. Ele sempre está com suas igrejas, até o fim do mundo, enchendo-as com luz, vida e amor.
Estava vestido com um manto até os seus pés, talvez representando a sua justiça e o seu sacerdócio, como Mediador. Esta vestimenta estava cingida com um cinto de ouro, que pode denotar quão preciosos são o seu amor e afeto por seu povo. Sua cabeça e cabelos brancos como a lã e a neve podem representar a sua majestade, pureza e eternidade. Seus olhos como chamas de fogo podem representar seu conhecimento dos segredos de todos os corações e dos acontecimentos mais distantes. Seus pés, como de bronze reluzente que arde em um forno, podem denotar a firmeza de seus desígnios e a excelência de seus procedimentos. Sua voz, como o som de muitas águas, pode representar o poder de sua palavra para resgatar ou destruir. As sete estrelas simbolizavam os ministros das sete igrejas às quais o apóstolo deveria escrever, e a quem Cristo sustentava e comandava. A espada representa a sua justiça e a sua palavra, que alcança até a divisão da alma e do espírito (Hebreus 4:12); seu rosto era como o sol, quando brilha clara e fortemente; a sua força é extremamente brilhante e capaz de cegar os olhos mortais que tentam contemplá-la.
O apóstolo estava surpreendido com a grandeza do brilho e da glória em que Cristo lhe apareceu. Devemos estar contentes em andar por fé enquanto estivermos aqui na terra. O Senhor Jesus disse palavras de consolo: Não temas. Palavras de instrução, dizendo quem era o que havia aparecido daquela maneira. Sua natureza divina: o Primeiro e o Último. Seus sofrimentos anteriores: esteve morto, e os seus discípulos o viram na cruz. Sua ressurreição e vida: venceu a morte e é a vida eterna. Seu ofício e autoridade: o domínio soberano sobre o mundo invisível, como Juiz de tudo, de cuja sentença não há apelação.
Ouçamos a voz de Cristo e recebamos as dádivas de seu amor; por que Ele se ocultaria daqueles por cujos pecados morreu? Então, obedeçamos a sua Palavra e entreguemo-nos totalmente àquEle que dirige todas as coisas retamente.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 585

Conselhos aos Professores, Pág. 17

Profetas e Reis, Pág. 240

Cuidado de Deus, Pág. 222

Exaltai-O, Pág. 231

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 320

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 483

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 669

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 71

Testemunhos Seletos 3, Pág. 76
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 25 Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. Jó 19:25 46 Vive o Senhor; bendita seja a minha rocha, e exaltado seja o Deus da minha salvação, Salmos 18:46 19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. João 14:19 9 sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. Romanos 6:9 4 Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive contudo pelo poder de Deus. Pois nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus para convosco. 2 Coríntios 13:4 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20 3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3:3 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25 8 Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor. 9 Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos. Romanos 14:8,9 14 Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram; 15 e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:14,15 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, Hebreus 1:3 2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2 9 E, sempre que os seres viventes davam glória e honra e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, Apocalipse 4:9 14 e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram. Apocalipse 5:14 16 que não foi feito conforme a lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder duma vida indissolúvel. 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:16,25 7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Apocalipse 3:7 1 O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caíra sobre a terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Apocalipse 9:1 1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. 2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. Apocalipse 20:1,2,14 20 Deus é para nós um Deus de libertação; a Jeová, o Senhor, pertence o livramento da morte. Salmos 68:20 22 Porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro; ele abrirá, e ninguém fechará; fechará, e ninguém abrirá. Isaías 22:22 19 dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus. Mateus 16:19 8 Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. Apocalipse 14:8 19 e a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e Deus lembrou-se da grande Babilônia, para lhe dar o cálice do vinho do furor da sua ira. Apocalipse 16:19 18 E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra. Apocalipse 17:18 9 Se o Senhor dos exércitos não nos deixara alguns sobreviventes, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra. 10 Ouvi a palavra do Senhor, governadores de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra. Isaías 1:9,10 9 O aspecto do semblante dá testemunho contra eles; e, como Sodoma, publicam os seus pecados sem os disfarçar. Ai da sua alma! porque eles fazem mal a si mesmos. Isaías 3:9 14 Mas nos profetas de Jerusalém vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, de sorte que não se convertam da sua maldade; eles têm- se tornado para mim como Sodoma, e os moradores dela como Gomorra. Jeremias 23:14 46 E tua irmã maior, que habita à tua esquerda, é Samária, ela juntamente com suas filhas; e tua irmã menor, que habita à tua mão direita, é Sodoma e suas filhas. 49 Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e próspera ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado. Ezequiel 16:46,49 3 Estas se prostituíram no Egito; prostituíram-se na sua mocidade; ali foram apertados os seus peitos, e ali foram apalpados os seios da sua virgindade. 8 E não deixou as suas impudicícias, que trouxe do Egito; pois muitos se deitaram com ela na sua mocidade, e apalparam os seios da sua virgindade, e derramaram sobre ela a sua impudicícia. 19 Todavia ela multiplicou as suas prostituições, lembrando-se dos dias da sua mocidade, em que se prostituira na terra do Egito, 27 Assim farei cessar em ti a tua luxúria e a tua prostituição trazida da terra do Egito; de modo que não levantarás os teus olhos para eles, nem te lembrarás mais do Egito. Ezequiel 23:3,8,19,27
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 585

Conselhos aos Professores, Pág. 17

Profetas e Reis, Pág. 240

Cuidado de Deus, Pág. 222

Exaltai-O, Pág. 231

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 320

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 483

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 669

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 71

Testemunhos Seletos 3, Pág. 76