Comentário Bíblico
Adventista
Região montanhosa de Efraim - (cba)
1 Samuel 9:4
Quem se aproximava do vale do Jordão ou das colinas ondulantes da Sefelá a oeste, seguia ver a região montanhosa de Efraim à frente. Era a cordilheira que ficava no norte da região de Betel rumo a Salim, alguns quilômetros a leste de Siquém. Essas montanhas formavam uma bacia hidrográfica a cerca de 800 a 900 m acima do nível do mar, da qual saíam riachos que corriam para o leste, até o Jordão, e para o oeste, até o Mediterrâneo.
Terra de Salisa - (cba)
1 Samuel 9:4
Nada se sabe quanto à localização da “terra de Salisa”. Alguns já sugeriram que ficava nos montes ocidentais, a noroeste de Betel; outros pensam que estava situada no vale do Jordão, a noroeste de Jericó.
Saalim - (cba)
1 Samuel 9:4
Ou, Sual (1 Samuel 13:17), de shual, “raposa” ou “chacal”; ou então de shoal, “cavidade da mão”. É bem provável que a região de Saalim fosse considerada uma terra de chacais. As encostas ocidentais das montanhas da Palestina central eram, em sua maior parte, selvagens, rudes e desoladas, o habitat natural de feras.
Depois de atravessar os distritos mencionados, no terceiro dia de buscas, Saul e seu servo chegaram a Ramá, 9,56 km ao norte de Gibeá (1 Samuel 9:20; ver com. de 1 Samuel 1:1). Os animais estavam perdidos havia há doi dias completos (1 Samuel 9:20) e podiam ter perambulado a poucos quilômetros de casa. Em sua busca pelas jumentas perdidas, Saul investigou todas as colinas, os vales e desfiladeiros e parou em vários lugares para perguntar a respeito dos animais. A área coberta em dois ou três dias obviamente tinha uma extensão limitada. Assim, é provável que Saul e seu servo não estivessem longe de Gibeá e Betel, ao norte de Benjamim e ao sul de Efraim. Conforme 1 Samuel 13:17, a “terra de Sual” ficava na vizinhança de Ofra, cerca de oito quilômetros a nordeste de Betel. Eles não fizeram uma busca completa em todas as regiões citadas, mas somente naquelas partes onde as jumentas poderiam ter se perdido. Durante os dois dias ou mais, até o momento em que encontraram Samuel, eles viajaram entre 48 e 64 km, incluindo as buscas pelos topos e encostas das colinas, dos vales e desfiladeiros.
- 20 Também quanto às jumentas que há três dias se te perderam, não te preocupes com elas, porque já foram achadas. Mas para quem é tudo o que é desejável em Israel? porventura não é para ti, e para toda a casa de teu pai? 1 Samuel 9:20 1 Houve um homem de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita. 1 Samuel 1:1 17 Nisso os saqueadores saíram do arraial dos filisteus em três companhias: uma das companhias tomou o caminho de Ofra para a terra de Sual, 1 Samuel 13:17
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 9:1-10
Saul saiu disposto a buscar as jumentas que se perderam, de seu pai. A sua obediência para com o seu pai era digna de elogios. o seu servo propôs que, como estavam em Ramá, visitassem Samuel para pedir uma orientação. onde quer que estejamos, devemos aproveitar a oportunidade para nos familiarizarmos com os que são sábios e hons. Muitos consultam um homem de Deus se este casualmente cruzar-lhes o caminho; porém, não darão um passo fora de seu caminho para alcançar a sabedoria. Sentimos muito as perdas mundanas e esforçamo-nos muito para compensá-las; porém, quão pouco procuramos a salvação de nossa alma, e quão rapidamente nos cansamos disto! Se os ministros dissessem aos homens como poderiam obter fortuna ou fazer-se ricos, seriam mais consultados e teriam mais honra do que possuem agora, que se dedicam a ensiná-los como escapar da miséria eterna e obter a eternidade com Cristo. A maioria das pessoas preferiria que lhes dissessem a sua sorte, e não o seu dever.
Samuel não precisava do dinheiro deles, e nem lhes teria negado o conselho, se não lhe tivessem trazido algo; porém, ofertaram-lhe como sinal de respeito e pelo valor que consideravam que o seu ofício tinha, e ainda conforme o costume generalizado da época, de levar senlpre um presente para os que estavam investidos de autoridade.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Havia um homem da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Mica. Juízes 17:1 1 Aconteceu também naqueles dias, quando não havia rei em Israel, que certo levita, habitante das partes remotas da região montanhosa de Efraim, tomou para si uma concubina, de Belém de Judá. Juízes 19:1 42 Um homem veio de Baal-Salisa, trazendo ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes no seu alforje. Eliseu disse: Dá ao povo, para que coma. 2 Reis 4:42 18 Depois chegou Jacó em paz à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, quando veio de Padã-Arã; e armou a sua tenda diante da cidade. Gênesis 33:18 23 Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ía e se batizava. João 3:23 33 Morreu também Eleazar, filho de Arão, e o sepultaram no outeiro de Finéias, seu filho, que lhe fora dado na região montanhosa de Efraim. Josué 24:33 42 Saalabim, Aijalom, Itla, Josué 19:42