Comentário Bíblico
Adventista
Amarás - (cba)
Lucas 10:27
O intérprete da Lei cita Deuteronômio 6:5 (cf. Lucas 11:13). Mais tarde, Jesus respondeu da mesma forma a mesma pergunta feita por outro intérprete da Lei (ver Mateus 22:36-38). As palavras de Deuteronômio 6:5 eram citadas por todo judeu devoto de manhã e de tarde como parte do shemá, e eram também utilizadas nos lilactérios (ver com. de Êxodo 13:9). Os judeus que possuíam uma visão do sentido intrínseco da “lei” (ver com. de Deuteronômio 31:9; Provérbios 3:1) sabiam que suas normas não eram arbitrárias, mas baseadas em princípios fundamentais do direito que poderiam adequadamente ser resumidos na ordem "amarás”.
- 5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Deuteronômio 6:5 13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11:13 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. Mateus 22:36-38 9 e te será por sinal sobre tua mão e por memorial entre teus olhos, para que a lei do Senhor esteja em tua boca; porquanto com mão forte o Senhor te tirou do Egito. Êxodo 13:9 9 Moisés escreveu esta lei, e a entregou aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca do pacto do Senhor, e a todos os anciãos de Israel. Deuteronômio 31:9 1 Filho meu, não te esqueças da minha instrução, e o teu coração guarde os meus mandamentos; Provérbios 3:1
Amar a Deus no sentido indicado neste versículo quer dizer dedicar o ser completo a Seu serviço: as afeições, a vida, a força física e o intelecto. Este tipo de “amor” é "o cumprimento da lei” (Romanos 13:10), é o tipo de “amor” em que uma pessoa permanece quando, pela graça de Cristo, decide “guardar” os “mandamentos” de Cristo (João 14:15; João 15:9,10). Na verdade, Deus enviou Seu Filho ao mundo com o propósito específico de possibilitar-nos guardar “a lei” neste sentido. É desta forma que “a justiça da lei” será “cumprida em nós” (cf. Romanos 8:3,4). Aquele que verdadeiramente “conhece” a Deus guardará “Seus mandamentos” porque o “amor” de Deus é “aperfeiçoado” nele (1 João 2:4-6; ver com. de Mateus 5:48).
- 10 O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei. Romanos 13:10 15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. João 14:15 9 Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. João 15:9,10 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. 4 para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:3,4 4 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; 5 mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; 6 aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou. 1 João 2:4-6 48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. Mateus 5:48
Coração - (cba)
Lucas 10:27
Utilizado aqui no sentido de “inclinação”, “desejo”, “mente”.
Alma - (cba)
Lucas 10:27
Ver com. de Mateus 10:28.
Próximo - (cba)
Lucas 10:27
Do gr. plêsion (ver com. de Lucas 10:36). Aqui o intérprete da Lei cita Levítico 19:18, em que o “próximo” significa “um companheiro israelita”. Jesus estende a definição para incluir os samaritanos e, assim, os não judeus (ver com. de Lucas 10:36).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Lucas 10:27
Veja Mateus 22:37-39; Marcos 12:30.
- 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:37-39 30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. Marcos 12:30
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 10:25-37
Se falarmos de modo descuidado da vida eterna e do caminho a esta, estaremos tomando o nome de Deus em vão. Ninguém ama a Deus e ao seu próximo com uma medida de puro amor espiritual, se não participar da graça da conversão. o orgulhoso coração humano resiste muito contra tais convicções.
Cristo dá o exemplo de um pobre judeu em apuros, socorrido por um bom samaritano. Este pobre caiu nas mãos dos ladrões, que o deixaram ferido e quase morto. Aqueles que deveriam se mostrar seus amigos passaram de largo, e foi atendido por um estrangeiro, um samaritano, da nação que os judeus mais desprezavam, e com quem não queriam nenhum tipo de relações. É lamentável observar o quanto o egoísmo domina em todas as classes sociais. Quantas escusas os homens dão para evitar problemas ou gastos para ajudar o próximo.
O verdadeiro cristão tem escrita em seu coração a lei do amor. o Espírito de Cristo habita nele; a imagem de Cristo se renova em sua alma. A parábola é uma bela explicação da lei de amar ao próximo como a si mesmo, sem acepção de nação, partido e nem outra distinção. Também estabelece a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, a favor dos miseráveis pecadores.
Nós éramos como este viajante pobre e em apuros. Satanás, o nosso inimigo, nos roubou e feriu. o mal que o pecado nos faz é muito grande. o bendito Senhor Jesus compadeceu-se de nós. O crente considera que Jesus o amou, e deu a sua vida por Ele quando éramos inimigos e rebeldes; e tendo-lhe mostrado misericórdia, exorta-lhe que vá e faça o mesmo. É o nosso dever em nosso trabalho e segundo a nossa capacidade, socorrer, ajudar e aliviar a todos aqueles que estejam em apuros e necessitados.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 497

Nossa Alta Vocação, Pág. 134

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 145

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 155

Exaltai-O, Pág. 171

Jesus Meu Modelo, Pág. 190

Conselhos sobre a Educação, Pág. 207

Testemunhos Seletos 2, Pág. 214

Conselhos sobre a Educação, Pág. 232

Olhando para o Alto, Pág. 240

Refletindo a Cristo, Pág. 281

Nossa Alta Vocação, Pág. 334

Conselhos aos Professores, Pág. 403

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 46

Refletindo a Cristo, Pág. 47

Este Dia com Deus, Pág. 48

E Recebereis Poder, Pág. 64

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 82

Profetas e Reis, Pág. 83
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Deuteronômio 6:5 12 Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, Deuteronômio 10:12 6 Também o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, a fim de que ames ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, para que vivas. Deuteronômio 30:6 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:37-40 30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. 31 E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses. 33 e que amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. 34 E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E ninguém ousava mais interrogá-lo. Marcos 12:30,31,33,34 10 Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; Hebreus 8:10 18 Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. Levítico 19:18 19 honra a teu pai e a tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 19:19 9 Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Romanos 13:9 13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. Gálatas 5:13 8 Todavia, se estais cumprindo a lei real segundo a escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem. Tiago 2:8 18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade. 1 João 3:18
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 497

Nossa Alta Vocação, Pág. 134

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 145

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 155

Exaltai-O, Pág. 171

Jesus Meu Modelo, Pág. 190

Conselhos sobre a Educação, Pág. 207

Testemunhos Seletos 2, Pág. 214

Conselhos sobre a Educação, Pág. 232

Olhando para o Alto, Pág. 240

Refletindo a Cristo, Pág. 281

Nossa Alta Vocação, Pág. 334

Conselhos aos Professores, Pág. 403

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 46

Refletindo a Cristo, Pág. 47

Este Dia com Deus, Pág. 48

E Recebereis Poder, Pág. 64

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 82

Profetas e Reis, Pág. 83