Comentário Bíblico
Adventista
Paciente - (cba)
1 Coríntios 13:4
Em 1 Coríntios 13:4-7, Paulo continua a analisar o amor. Ele enfatiza sete excelentes características do amor e oito atitudes estranhas à sua natureza. Nessa apologia, ele apresenta as qualidades superiores do amor tanto no aspecto positivo quanto no negativo. A personificação do amor nestes versículos exalta a beleza da descrição, pois Paulo atribui ao amor as características encontradas em todos os que verdadeiramente amam. No parágrafo há vislumbres ocasionais das falhas da igreja de Corinto em contraste direto com as qualidades do amor.
Num mundo onde prevalecem a impaciência e a intolerância, a paciência e a longanimidade são um atributo precioso. O amor é paciente com as faltas, quedas e fraquezas do próximo. Reconhece que todos os seres humanos são falíveis e que, portanto, são previsíveis os erros que resultam de sua natureza pecaminosa. A paciência é o oposto de precipitação, de expressões e pensamentos apaixonados e de irritabilidade. O adjetivo “paciente” denota o estado mental que capacita a pessoa a ser tranquila e a suportar opressão, acusação e perseguição injustas (ver Efésios 4:2; Colossenses 3:12; 2 Timóteo 4:2; 2 Pedro 3:15; Mateus 26:63; Mateus 27:12,14; ver com. de Mateus 5:10-12). A pessoa paciente possui o fruto do Espírito (ver Gálatas 5:22).
- 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Efésios 4:2 12 Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, Colossenses 3:12 2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 2 Timóteo 4:2 15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; 2 Pedro 3:15 63 Jesus, porém, guardava silêncio. E o sumo sacerdote disse- lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho do Deus. Mateus 26:63 12 Mas ao ser acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. 14 E Jesus não lhe respondeu a uma pergunta sequer; de modo que o governador muito se admirava. Mateus 27:12,14 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. Mateus 5:10-12 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. Gálatas 5:22
Benigno - (cba)
1 Coríntios 13:4
Do gr. chrêsteuomai, “ser gentil”, “exercer gentileza”, “ser atencioso e suave”.
A palavra retrata a natureza bondosa da pessoa dirigida pelo Espírito de Deus e que sempre procura revelar, por palavras e ações, simpatia e preocupação pelas lutas e dificuldades de outros. A ideia da palavra é de que, sob todas as circunstâncias da vida, quer sejam duras ou desafiadoras, dolorosas ou tristes, o amor é suave e gentil. O amor é o contrário do ódio, que se manifesta em severidade, ira, dureza e vingança. Quem realmente ama trata bem, alegra-se em ser gentil e cortês, pois não deseja ferir os sentimentos de ninguém e promove a felicidade do próximo (ver 1 Pedro 3:8).
Não arde em ciúmes - (cba)
1 Coríntios 13:4
Do gr. zêloõ, “ser zeloso”, tanto no bom quanto no mau sentido. < Neste caso, no mau sentido, “ter ciúmes”, isto é, demonstrar sentimentos negativos por causa de vantagens que alguém possua. Tais sentimentos provocam luta e divisão, o que contraria os ensinos de Jesus, pois Ele exortou ao amor uns pelos outros e a viver em unidade (ver João 15:12; João 17:22; 1 João 3:23). Inveja e ciúmes são fraquezas cruéis e desprezíveis (ver Provérbios 27:4; Cantares 8:6). Lúcifer, o anjo privilegiado por ser um dos querubins da guarda junto ao trono de Deus, foi vencido pela inveja e perdeu sua posição elevada (ver Isaías 14:12-15; Ezequiel 28:14,15). Desde sua queda, Satanás procura implantar seu próprio atributo de inveja no coração dos seres humanos, para que todos se percam como ele se perdeu. Somente o amor pode eliminar o ciúme. Porém, sentir-se satisfeito com o que o Senhor nos permite ter não exclui o desejo sincero de buscar os melhores dons e ansiar pelo “caminho sobremodo excelente” do amor, descrito neste capítulo (ver 1 Coríntios 12:31).
- 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. João 15:12 22 E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; João 17:22 23 Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. 1 João 3:23 4 Cruel é o furor, e impetuosa é a ira; mas quem pode resistir à inveja? Provérbios 27:4 6 Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor. Cantares 8:6 12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; 14 subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. 15 Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo. Isaías 14:12-15 14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. Ezequiel 28:14,15 31 Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente. 1 Coríntios 12:31
Não se ufana - (cba)
1 Coríntios 13:4
Do gr. perpereuomai, “vangloriar-se”, “jactar-se”. O amor não louva a si mesmo; é humilde e não tenta se exaltar. Aquele em cujo coração se encontra o verdadeiro amor mantém em mente a vida e a morte de Jesus e, assim, repele qualquer pensamento ou sugestão que possa levá-lo à autoglorificação (ver PE, 112, 113). Como dom do Espírito, o amor leva a pessoa a considerar que tudo o que é bom provém de Deus e é concedido por Ele, e que, portanto, não há razão para se jactar por possuir algum dom divino.
Não se ensoberbece - (cba)
1 Coríntios 13:4
Do gr. 'phusioõ, “inchar”, “inflar”, metaforicamente, “se orgulhar”. Phusioõ vem de phusa, “berro”. O amor não infla a pessoa de vaidades; não produz uma condição de convencimento e exaltação própria. Esta expressão aponta para o estado subjetivo de orgulho e satisfação própria que, com frequência, caracteriza os que se destacam em conhecimento e habilidades diversas (ver 1 Coríntios 8:1). O amor não se compraz na exaltação própria, na alegação de se ter os melhores dons, nem em se vangloriar. O amor não produz sentimentos de importância própria, nem procura exaltar alguém por alguma conquista (ver T5, 124).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 13:4-7
Alguns dos efeitos do amor são aqui estipulados para que saibamos se temos esta graça; e para que se não a tivermos, não descansemos até obtê-la. Este amor é uma prova clara da regeneração, e é o fundamento de nossa fé professada em Cristo.
O apóstolo quer mostrar aos coríntios com esta bela descrição da natureza e dos efeitos do amor, que em muitos aspectos a conduta deles era um claro contraste com este. O amor é o maior inimigo do egoísmo; não deseja nem procura a sua própria honra, louvor, benefício ou prazer.
Não significa que o amor destrua toda a consideração que temos de nós mesmos, nem que o homem caridoso deve se descuidar de si mesmo e de todos os seus interesses. O amor nunca busca os seus próprios interesses à custa do próximo, ou descuidando-se dos demais. Até prefere o bem estar do próximo, antes de sua vantagem pessoal.
De quão boa e amável natureza é o amor cristão! Quão excelente o cristianismo seria para o mundo se os que o professam estivessem mais submetidos a este princípio divino, e prestassem a devida atenção ao mandamento no qual o seu bendito Autor coloca a ênfase principal! Perguntemo-nos se este amor divino habita em nossos corações. Este princípio tem nos levado a conduzirmo-nos como devemos para com todos os homens? Estamos dispostos a deixar de lado os objetivos e finalidades egoístas? Aqui há um chamado a estarmos alertas, diligentes e orando.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 31

Atos dos Apóstolos, Pág. 543

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 549

Para Conhece-lo, Pág. 113

Exaltai-O, Pág. 147

Nossa Alta Vocação, Pág. 236

Refletindo a Cristo, Pág. 255

Refletindo a Cristo, Pág. 260

Refletindo a Cristo, Pág. 297

Minha Consagração Hoje, Pág. 313

Vidas Que Falam, Pág. 316

Atos dos Apóstolos, Pág. 319

O Lar Adventista, Pág. 424
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 O ódio excita contendas; mas o amor cobre todas as transgressões. Provérbios 10:12 6 na pureza, na ciência, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 2 Coríntios 6:6 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. Gálatas 5:22 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Efésios 4:2 11 corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo; Colossenses 1:11 12 Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, Colossenses 3:12 25 corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, 2 Timóteo 2:25 10 Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança, 2 Timóteo 3:10 2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 2 Timóteo 4:2 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Tiago 3:17 8 tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados; 1 Pedro 4:8 17 recusando ouvir-te e não se lembrando das tuas maravilhas, que fizeste no meio deles; antes endureceram a cerviz e, na sua rebeldia, levantaram um chefe, a fim de voltarem para sua servidão. Tu, porém, és um Deus pronto para perdoar, clemente e misericordioso, tardio em irar-te e grande em beneficência, e não os abandonaste. Neemias 9:17 22 O que faz um homem desejável é a sua benignidade; e o pobre é melhor do que o mentiroso. Provérbios 19:22 20 Cafe. Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos. 26 Pê. Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua. Provérbios 31:20,26 35 Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus. 36 Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Lucas 6:35,36 32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Efésios 4:32 12 Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, Colossenses 3:12 8 Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, 1 Pedro 3:8 7 e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. 2 Pedro 1:7 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17 Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? 18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade. 1 João 3:16-18 11 Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 1 João 4:11 3 porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? 1 Coríntios 3:3 1 Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão eu morro. Gênesis 30:1 11 Seus irmãos, pois, o invejavam; mas seu pai guardava o caso no seu coração. Gênesis 37:11 18 Pois sabia que por inveja o haviam entregado. Mateus 27:18 29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; Romanos 1:29 13 Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja. Romanos 13:13 20 Porque temo que, quando chegar, não vos ache quais eu vos quero, e que eu seja achado por vós qual não me quereis; que de algum modo haja contendas, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos; 2 Coríntios 12:20 21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. 26 Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Gálatas 5:21,26 15 Verdade é que alguns pregam a Cristo até por inveja e contenda, mas outros o fazem de boa mente; Filipenses 1:15 4 é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas, 1 Timóteo 6:4 3 Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosos e odiando-nos uns aos outros. Tito 3:3 14 Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. 15 Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. 16 Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má. Tiago 3:14-16 5 Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme? Tiago 4:5 1 Deixando, pois, toda a malícia, todo o engano, e fingimentos, e invejas, e toda a maledicência, 1 Pedro 2:1 21 Ora, Davi tinha dito: Na verdade que em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, de sorte que nada lhe faltou de tudo quanto lhe pertencia; e ele me pagou mal por bem. 22 Assim faça Deus a Davi, e outro tanto, se eu deixar até o amanhecer, de tudo o que pertence a Nabal, um só varão. 33 E bendito seja o teu conselho, e bendita sejas tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão! 34 Pois, na verdade, vive o Senhor Deus de Israel que me impediu de te fazer mal, que se tu não te apressaras e não me vieras ao encontro, não teria ficado a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino. 1 Samuel 25:21,22,33,34 10 Tornou Bene-Hadade a enviar-lhe mensageiros, e disse: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se o pó de Samária bastar para encher as mãos de todo o povo que me segue. 11 O rei de Israel, porém, respondeu: Dizei-lhe: Não se gabe quem se cinge das armas como aquele que as depõe. 1 Reis 20:10,11 5 Os seus caminhos são sempre prósperos; os teus juízos estão acima dele, fora da sua vista; quanto a todos os seus adversários, ele os trata com desprezo. Salmos 10:5 10 Da soberba só provém a contenda; mas com os que se aconselham se acha a sabedoria. Provérbios 13:10 14 O princípio da contenda é como o soltar de águas represadas; deixa por isso a porfia, antes que haja rixas. Provérbios 17:14 8 O que os teus olhos viram, não te apresses a revelar, para depois, ao fim, não saberes o que hás de fazer, podendo-te confundir o teu próximo. 9 Pleiteia a tua causa com o teu próximo mesmo; e não reveles o segredo de outrem; 10 para que não te desonre aquele que o ouvir, não se apartando de ti a infâmia. Provérbios 25:8-10 8 Melhor é o fim duma coisa do que o princípio; melhor é o paciente do que o arrogante. 9 Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos. Eclesiastes 7:8,9 4 Se se levantar contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar; porque a deferência desfaz grandes ofensas. Eclesiastes 10:4 19 Então Nabucodonozor se encheu de raiva, e se lhe mudou o aspecto do semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; e deu ordem para que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer; 20 e ordenou a uns homens valentes do seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, e os lançassem na fornalha de fogo ardente. 21 Então estes homens foram atados, vestidos de seus mantos, suas túnicas, seus turbantes e demais roupas, e foram lançados na fornalha de fogo ardente. 22 Ora, tão urgente era a ordem do rei e a fornalha estava tão quente, que a chama do fogo matou os homens que carregaram a Sadraque, Mesaque e Abednego. Daniel 3:19-22 6 Ora, irmãos, estas coisas eu as apliquei figuradamente a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, de modo que nenhum de vós se ensoberbeça a favor de um contra outro. 18 Mas alguns andam inchados, como se eu não houvesse de ir ter convosco. 1 Coríntios 4:6,18 2 E vós estais inchados? e nem ao menos pranteastes para que fosse tirado do vosso meio quem praticou esse mal? 1 Coríntios 5:2 1 Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. 1 Coríntios 8:1 18 Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal, Colossenses 2:18 1 Portanto, se há alguma exortação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, 2 completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa; 3 nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; 4 não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, Filipenses 2:1-5 9 O que perdoa a transgressão busca a amizade; mas o que renova a questão, afastam amigos íntimos. Provérbios 17:9 14 Exortamo-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 1 Tessalonicenses 5:14 9 Os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele, Atos 7:9
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 31

Atos dos Apóstolos, Pág. 543

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 549

Para Conhece-lo, Pág. 113

Exaltai-O, Pág. 147

Nossa Alta Vocação, Pág. 236

Refletindo a Cristo, Pág. 255

Refletindo a Cristo, Pág. 260

Refletindo a Cristo, Pág. 297

Minha Consagração Hoje, Pág. 313

Vidas Que Falam, Pág. 316

Atos dos Apóstolos, Pág. 319

O Lar Adventista, Pág. 424