Comentário Bíblico
Adventista
Assentar-Se-á - (cba)
Malaquias 3:3
O pensamento anterior (Malaquias 3:2) é repetido como ênfase.
Os filhos de Levi - (cba)
Malaquias 3:3
Os sacerdotes são mencionados, especialmente, como os principais responsáveis em liderar o povo na justiça por meio de seu ensino e exemplo (ver Malaquias 2:1-9; ver com. de 2 Crônicas 15:3).
- 1 Agora, ó sacerdotes, este mandamento e para vós. 2 Se não ouvirdes, e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o vosso coração. 3 Eis que vos reprovarei a posteridade, e espalharei sobre os vossos rostos o esterco, sim, o esterco dos vossos sacrifícios; e juntamente com este sereis levados para fora. 4 Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que o meu pacto fosse com Levi, diz o Senhor dos exércitos. 5 Meu pacto com ele foi de vida e de paz; e eu lhas dei para que me temesse; e ele me temeu, e assombrou-se por causa do meu nome. 6 A lei da verdade esteve na sua boca, e a impiedade não se achou nos seus lábios; ele andou comigo em paz e em retidão, e da iniqüidade apartou a muitos. 7 Pois os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é o mensageiro do Senhor dos exércitos. 8 Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes o pacto de Levi, diz o Senhor dos exércitos. 9 Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei. Malaquias 2:1-9 3 Ora, por muito tempo Israel esteve sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei. 2 Crônicas 15:3
Refinará - (cba)
Malaquias 3:3
A purificação dos "filhos de Levi" é designada não apenas para limpar a alma deles e livrá-los do mal, mas também para promover um avanço em santidade e ajustá-los a oferecer ao Senhor "justas ofertas" (ver Romanos 12:1; 2 Pedro 3:18; DTN, 161).
- 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1 18 antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade. 2 Pedro 3:18
Ofertas - (cba)
Malaquias 3:3
Do heb. minchah (ver com. de Malaquias 1:10).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Verdade um teste contínuo
Malaquias 3:1-3
Tudo em nosso caráter que não pode entrar na cidade de Deus será reprovado; se nos submetermos ao refinamento do Senhor, toda a escória e o estanho serão consumidos. Como os escolhidos do Senhor receberão a luz apropriada para este tempo, eles não serão levados a exaltar-se. Eles não fabricarão um padrão para medir seu próprio caráter; pois o Senhor deu um padrão pelo qual todo caráter deve ser testado. Não existe um padrão para os pobres e outro para os ricos; pois todos serão testados por aquela lei que nos convida a amar a Deus supremamente e ao próximo como a nós mesmos. Aqueles que ganharem o tesouro do céu serão aqueles que depositaram seu tesouro no alto. Deus nos dá luz e oportunidades para aprender de Cristo; para que sejamos semelhantes a Ele em espírito e caráter; mas não devemos nos conformar a nenhum padrão humano. Devemos receber a verdade de Deus no coração, para que regule a vida e forme o caráter.
O Senhor está olhando para os homens nas diferentes esferas em que se movem, e o caráter é testado sob as diferentes circunstâncias em que são colocados. A verdade, pura, refinada, elevada, é um teste contínuo, para medir o homem. Se a verdade controla a consciência e é um princípio permanente no coração, torna-se um agente ativo de trabalho, atua por amor e purifica a alma. Mas se o conhecimento da verdade não produz beleza na alma, se não subjuga, suaviza e recria o homem à imagem de Deus, de nada adianta o que a recebe; é como o bronze que soa e um címbalo que retine. A verdade como é em Jesus, plantada no coração pelo Espírito Santo, sempre opera de dentro para fora; será revelado em nossas palavras, espírito e ações em relação a todos com quem estamos conectados (Carta 20a, 1893 ).
Um Processo de Refinamento
Malaquias 3:3-4
Nesta escritura é retratado um processo de refinamento e purificação, a ser realizado nos corações dos homens pelo Senhor dos Exércitos. O processo é mais penoso para a alma, mas é somente por esse meio que a escória pode ser removida. Por necessidade, devemos suportar provações; pois por meio delas somos trazidos para perto de nosso Pai celestial, em obediência à Sua vontade, para que Lhe possamos oferecer uma oferta em justiça. ...
O Mestre vê onde precisamos ser purificados para Seu reino celestial. Ele não nos deixará na fornalha até que estejamos totalmente consumidos. Como refinador e purificador de prata, Ele está contemplando Seus filhos, observando o processo de purificação, até que Ele possa discernir Sua imagem refletida em nós. Embora muitas vezes sintamos a chama da aflição se acendendo sobre nós, e às vezes tememos que seremos totalmente consumidos, ainda assim a bondade amorosa de Deus é tão grande para conosco nestes momentos quanto quando estamos livres em espírito e triunfando nEle. A fornalha é para purificar e refinar, mas não para consumir e destruir. Deus em Sua providência nos provaria, para nos purificar como os filhos de Levi, para que possamos oferecer a Ele uma oferta em justiça ( The Southern Watchman, 7 de fevereiro de 1905 ).
Todo Teste Necessário, Raramente Repetido
Malaquias 3:3-4
Aqui está o processo, o processo de refinamento, purificação, a ser realizado pelo Senhor dos Exércitos. O trabalho é mais penoso para a alma, mas é somente por meio desse processo que o lixo e as impurezas contaminantes podem ser removidos. Nossas provações são todas necessárias para nos aproximar de nosso Pai celestial, em obediência à Sua vontade, para que possamos oferecer ao Senhor uma oferta em justiça. Deus deu a cada um de nós capacidades, talentos para melhorar. Precisamos de uma experiência nova e viva na vida divina, para fazer a vontade de Deus. Nenhuma quantidade de experiência passada será suficiente para o presente, ou nos fortalecerá para superar as dificuldades em nosso caminho. Devemos ter nova graça e força renovada diariamente para sermos vitoriosos.
Raramente, em todos os aspectos, somos colocados na mesma condição duas vezes. Abraão, Moisés, Elias, Daniel e muitos outros foram todos duramente provados, mas não da mesma maneira. Cada um tem seus testes e provações individuais no drama da vida, mas a mesma provação raramente vem duas vezes. Cada um tem sua própria experiência, peculiar em seu caráter e circunstâncias, para realizar um determinado trabalho. Deus tem uma obra, um propósito, na vida de cada um de nós. Cada ato, por menor que seja, tem seu lugar em nossa experiência de vida. Devemos ter a luz e a experiência contínuas que vêm de Deus. Todos nós precisamos deles, e Deus está mais do que disposto que os tenhamos, se os aceitarmos ( The Review and Herald, 22 de junho de 1886 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Malaquias 3:1-6
As primeiras palavras deste capítulo parecem resposta para os escarnecedores daquela época, Aqui há uma profecia sobre a aparição de João Batista, o arauto de Cristo. Ele preparará o caminho de Cristo, chamando os homens ao arrependimento. Há muito tempo têm-se referido ao Messias como "Aquele que havia de vir" e agora virá dentro de pouco tempo. Ele é o mensageiro do pacto.
Aqueles que buscam a Jesus encontrarão prazer nEle, e muitas vezes quando não o esperam. O Senhor Jesus prepara o coração dos pecadores para que sejam seu templo, através do ministério da sua Palavra e das convicções de seu espírito, e Ele entra como mensageiro de paz e consolo.
Nenhum hipócrita ou formalista pode suportar sua doutrina ou comparecer diante do seu tribunal. Cristo veio fazer diferença entre os homens, separar o precioso do vil, se sentará como um refinador, Cristo, por seu Evangelho, purificará e transformará a sua Igreja, e por seu Espírito operando com ela, regenera e limpará as almas. Tirará delas a escória. Apartará as suas corrupções que invalidam e inutilizam suas faculdades. o crente não deve temer a prova feroz das tentações e aflições pela qual o salvador afina o seu ouro. Ele cuidará para que não seja mais forte nem mais longa do que o necessário para o seu bem.
A prova terminará de maneira muito diferente da do ímpio. Cristo os tornará aceitos, intercedendo por eles, onde não há temor de Deus não se deve esperar nada bom. o mal persegue os pecadores. Deus é imutável. Ainda que a sentença contra as más obras não seja prontamente executada, será executada. o Senhor é tão inimigo do pecado como sempre foi. Todos nós podemos aplicar isto à nossa vida. Por termos de tratar com um Deus que não muda, é que não somos consumidos; porque suas misericórdias não falham.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 161

O Grande Conflito, Pág. 425

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 115

Nos Lugares Celestiais, Pág. 119

Nos Lugares Celestiais, Pág. 14

Exaltai-O, Pág. 197

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 205

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 313

Refletindo a Cristo, Pág. 341

Testemunhos Seletos 1, Pág. 425
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 Pois tu, ó Deus, nos tens provado; tens nos refinado como se refina a prata. Salmos 66:10 3 O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é que prova os corações. Provérbios 17:3 4 Tira da prata a escória, e sairá um vaso para o fundidor. Provérbios 25:4 25 Voltarei contra ti a minha mão, e purificarei como com potassa a tua escória; e tirar-te-ei toda impureza; Isaías 1:25 10 Eis que te purifiquei, mas não como a prata; provei-te na fornalha da aflição, Isaías 48:10 28 Todos eles são os mais rebeldes, e andam espalhando calúnias; são bronze e ferro; todos eles andam corruptamente. 29 Já o fole se queimou; o chumbo se consumiu com o fogo; debalde continuam a fundição, pois os maus não são arrancados. 30 Prata rejeitada lhes chamam, porque o Senhor os rejeitou. Jeremias 6:28-30 18 Filho do homem, a casa de Israel se tornou para mim em escória; todos eles são bronze, e estanho, e ferro, e chumbo no meio da fornalha; em escória de prata eles se tornaram. 19 Portanto assim diz o Senhor Deus: Pois que todos vós vos tornastes em escória, por isso eis que eu vos ajuntarei no meio de Jerusalém. 20 Como se ajuntam a prata, e o bronze, e o ferro, e o chumbo, e o estanho, no meio da fornalha, para assoprar o fogo sobre eles, a fim de se fundirem, assim vos ajuntarei na minha ira e no meu furor, e ali vos porei e vos fundirei. 21 Sim, congregar-vos-ei, e assoprarei sobre vós o fogo da minha ira; e sereis fundidos no meio dela. 22 Como se funde a prata no meio da fornalha, assim sereis fundidos no meio dela; e sabereis que eu, o Senhor, derramei o meu furor sobre vós. Ezequiel 22:18-22 10 Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão. Daniel 12:10 9 E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é meu Deus. Zacarias 13:9 16 respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, vos batizo em água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de desatar a correia das alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo. Lucas 3:16 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5:26,27 14 que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras. Tito 2:14 10 Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. Hebreus 12:10 7 para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 1 Pedro 1:7 12 Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; 13 mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis. 1 Pedro 4:12,13 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Apocalipse 3:18 6 O filho honra o pai, e o servo ao seu amo; se eu, pois, sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou amo, onde está o temor de mim? diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que temos nós desprezado o teu nome? 7 Ofereceis sobre o meu altar pão profano, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que pensais, que a mesa do Senhor é desprezível. 8 Pois quando ofereceis em sacrifício um animal cego, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou o doente, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o Senhor dos exércitos. 9 Agora, pois, suplicai o favor de Deus, para que se compadeça de nós. Com tal oferta da vossa mão, aceitará ele a vossa pessoa? diz o Senhor dos exércitos. 10 Oxalá que entre vós houvesse até um que fechasse as portas para que não acendesse debalde o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão. Malaquias 1:6-10 1 Agora, ó sacerdotes, este mandamento e para vós. 2 Se não ouvirdes, e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o vosso coração. 3 Eis que vos reprovarei a posteridade, e espalharei sobre os vossos rostos o esterco, sim, o esterco dos vossos sacrifícios; e juntamente com este sereis levados para fora. 4 Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que o meu pacto fosse com Levi, diz o Senhor dos exércitos. 5 Meu pacto com ele foi de vida e de paz; e eu lhas dei para que me temesse; e ele me temeu, e assombrou-se por causa do meu nome. 6 A lei da verdade esteve na sua boca, e a impiedade não se achou nos seus lábios; ele andou comigo em paz e em retidão, e da iniqüidade apartou a muitos. 7 Pois os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é o mensageiro do Senhor dos exércitos. 8 Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes o pacto de Levi, diz o Senhor dos exércitos. Malaquias 2:1-8 6 Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações, e na sua glória vos gloriareis. Isaías 61:6 19 Porei entre elas um sinal, e os que dali escaparem, eu os enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lude, povos que atiram com o arco, a Tubal e Javã, até as ilhas de mais longe, que não ouviram a minba fama, nem viram a minha glória; e eles anunciarão entre as nações a minha glória. 20 E trarão todos os vossos irmãos, dentre todas as nações, como oblação ao Senhor; sobre cavalos, e em carros, e em liteiras, e sobre mulas, e sobre dromedários, os trarão ao meu santo monte, a Jerusalém, diz o Senhor, como os filhos de Israel trazem as suas ofertas em vasos limpos à casa do Senhor. 21 E também deles tomarei alguns para sacerdotes e para levitas, diz o Senhor. Isaías 66:19-21 18 nem aos sacerdotes levíticos faltará varão diante de mim para oferecer holocaustos, e queimar ofertas de cereais e oferecer sacrifícios continuamente. 19 E veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo: 20 Assim diz o Senhor: se puderdes invalidar o meu pacto com o dia, e o meu pacto com a noite, de tal modo que não haja dia e noite a seu tempo, 21 também se poderá invalidar o meu pacto com Davi, meu servo, para que não tenha filho que reine no seu trono; como também o pacto com os sacerdotes levíticos, meus ministros. 22 Assim como não se pode contar o exército dos céus, nem medir-se a areia do mar, assim multiplicarei a descendência de Davi, meu servo, e os levitas, que ministram diante de mim. Jeremias 33:18-22 15 Mas os sacerdotes levíticos, os filhos de Zadoque, que guardaram a ordenança a respeito do meu santuário, quando os filhos de Israel se extraviaram de mim, eles se chegarão a mim, para me servirem; e estarão diante de mim, para me oferecerem a gordura e o sangue, diz o Senhor Deus; 16 eles entrarão no meu santuário, e se chegarão à minha mesa, para me servirem, e guardarão a minha ordenança. Ezequiel 44:15,16 6 e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. Apocalipse 1:6 10 e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. Apocalipse 5:10 11 Mas desde o nascente do sol até o poente é grande entre as nações o meu nome; e em todo lugar se oferece ao meu nome incenso, e uma oblação pura; porque o meu nome é grande entre as nações, diz o Senhor dos exércitos. Malaquias 1:11 5 Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor. Salmos 4:5 14 Oferece a Deus por sacrifício ações de graças, e paga ao Altíssimo os teus votos; 23 Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus. Salmos 50:14,23 30 Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças. 31 Isto será mais agradável ao Senhor do que um boi, ou um novilho que tem pontas e unhas. Salmos 69:30,31 21 Dêem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! 22 Ofereçam sacrifícios de louvor, e relatem as suas obras com regozijo! Salmos 107:21,22 17 Oferecer-te-ei sacrifícios de ação de graças, e invocarei o nome do Senhor. Salmos 116:17 1 Ó Senhor, a ti clamo; dá-te pressa em me acudir! Dá ouvidos à minha voz, quando a ti clamo! 2 Suba a minha oração, como incenso, diante de ti, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde! Salmos 141:1,2 2 Tomai convosco palavras, e voltai para o Senhor; dizei-lhe: Tira toda a iniqüidade, e aceita o que é bom; e ofereceremos como novilhos os sacrifícios dos nossos lábios. Oséias 14:2 23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:23,24 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1 16 para ser ministro de Cristo Jesus entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que sejam aceitáveis os gentios como oferta, santificada pelo Espírito Santo. Romanos 15:16 17 Contudo, ainda que eu seja derramado como libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós; Filipenses 2:17 18 Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. Filipenses 4:18 6 Quanto a mim, já estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo. 2 Timóteo 4:6 15 Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. 16 Mas não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. Hebreus 13:15,16 5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1 Pedro 2:5,9 19 Então te agradarás de sacrifícios de justiça dos holocaustos e das ofertas queimadas; então serão oferecidos novilhos sobre o teu altar. Salmos 51:19
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 161

O Grande Conflito, Pág. 425

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 115

Nos Lugares Celestiais, Pág. 119

Nos Lugares Celestiais, Pág. 14

Exaltai-O, Pág. 197

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 205

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 313

Refletindo a Cristo, Pág. 341

Testemunhos Seletos 1, Pág. 425