Comentário Bíblico
Adventista
Agradável a todos - (cba)
1 Coríntios 10:33
O principal propósito de Paulo era salvar as pessoas, e ele estava preparado para fazer tudo que fosse legítimo para atingir esse objetivo. Portanto, o apóstolo estava determinado a tornar os interesses dos demais superiores aos seus próprios a fim de atraí-los para Cristo. Evitava preconceitos, não insistindo desnecessariamente em seus direitos, nem despertando oposição. O reino de Cristo está baseado em princípios totalmente diferentes daqueles que fundamentam este mundo. Os pensamentos humanos são naturalmente contrários aos de Deus, devido à natureza pecaminosa do ser humano (ver Salmos 51:5; Romanos 8:6,7). É natural das pessoas se exaltar e impor suas próprias idéias e opiniões a despeito dos sentimentos e crenças de outros. Mas o cristão nega o eu, exalta a Cristo e dedica sua vida à salvação de outros (ver Mateus 16:25; Marcos 8:35; DTN, 550).
- 5 Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe. Salmos 51:5 6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; Romanos 8:6,7 25 pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Mateus 16:25 35 Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á. Marcos 8:35
Muitos - (cba)
1 Coríntios 10:33
Paulo não discriminava ninguém, nem buscava o bem apenas de quem seguia suas orientações. Ele se interessava, como todo verdadeiro cristão, na salvação de pessoas de todas as raças e de todos os níveis sociais.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 10:23-33
Havia casos em que os cristãos podiam comer o que era oferecido aos ídolos sem pecar, por falta de conhecimento, quando o sacerdote, a quem a carne havia sido entregue, a vendia no mercado como alimento comum. Contudo, o cristão não deve considerar somente o que é lícito, mas o que é conveniente e edificar os demais. O cristianismo não prole em absoluto os ofícios comuns da bondade, nem permite a conduta descortês com ninguém, por mais que eles difiram de nós em sentimentos e costumes religiosos. Isto não se aplica às festividades religiosas, à participação no culto idólatra. segundo este conselho do apóstolo, os cristãos devem ter o cuidado de não usar a sua liberdade para prejudicar ao próximo, ou para a sua própria reprovação. Ao comer e ao beber e em tudo o que fizermos, devemos fazê-lo para a glória de Deus, para agradá-lo e honrá-lo. Esta é a grande finalidade de toda religião, e nos serve como direção quando não existirem regras expressas. Um espírito piedoso, pacífico e benevolente desarmará os maiores inimigos.
- Veja também

Nos Lugares Celestiais, Pág. 237

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 550
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 24 Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o de outrem. 1 Coríntios 10:24 19 Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível: 20 Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei; 21 para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. 23 Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante. 1 Coríntios 9:19-23 2 Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para edificação. 3 Porque também Cristo não se agradou a si mesmo, mas como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam. Romanos 15:2,3 28 Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas. 29 Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? 2 Coríntios 11:28,29 19 Há muito, de certo, pensais que nos estamos desculpando convosco. Perante Deus, falamos em Cristo, e tudo isto, amados, é para vossa edificação. 2 Coríntios 12:19 22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. 1 Coríntios 9:22 10 Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Gálatas 1:10 5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; 1 Coríntios 13:5 14 Eis que pela terceira vez estou pronto a ir ter convosco, e não vos serei pesado, porque não busco o que é vosso, mas sim a vós; pois não são os filhos que devem entesourar para os pais, mas os pais para os filhos. 2 Coríntios 12:14 21 Pois todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus. Filipenses 2:21 14 para ver se de algum modo posso incitar à emulação os da minha raça e salvar alguns deles. Romanos 11:14 16 e nos impedem de falar aos gentios para que sejam salvos; de modo que enchem sempre a medida de seus pecados; mas a ira caiu sobre eles afinal. 1 Tessalonicenses 2:16