Comentário Bíblico
Adventista
Criteriosos - (cba)
1 Coríntios 10:15
Do gr.;phronimoi, "inteligentes”, “prudentes”, “sensíveis”, isto é, pessoas capazes de entender o que é dito e de tirar conclusões corretas. Paulo apelou ao discernimento e ao bom-senso dos cristãos de Corinto, que os tornava capazes de julgar por si mesmos quanto à verdade do que ele estava prestes a dizer. Ao fazer esse apelo, o apóstolo demonstrou que ele mesmo estava convencido de sua opinião. As razões que apresentaria para a posição dele quanto a participar ou não de diversões idólatras eram tais que convenceríam os mais criteriosos.
O restante do capítulo discorre sobre essas razões. Todas as ordens e os conselhos de Deus apelam aos sábios e criteriosos, e Ele nos convida a meditar com Ele, sabendo que Sua posição é sempre correta.
Julgai vós mesmos - (cba)
1 Coríntios 10:15
Pode haver alguma ironia nesta declaração, uma maneira jeitosa de recordar aos coríntios suas pretensões de possuir conhecimento (ver 1 Coríntios 1:5; 1 Coríntios 8:1,2,10). Cada pessoa é exortada a usar o intelecto a fim de examinar com cuidado toda a instrução dada pelo Senhor por meio de Seu servo Paulo, para ver se é razoável e justa.
- 5 porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda palavra e em todo o conhecimento, 1 Coríntios 1:5 1 Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. 2 Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. 10 Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, reclinado à mesa em templo de ídolos, não será induzido, sendo a sua consciência fraca, a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? 1 Coríntios 8:1,2,10
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 10:15-22
Unir-se à ceia do Senhor não mostra uma profissão de fé em Cristo crucificado e de agradecida adoração por sua salvação? Os cristãos eram unidos por esta ordenança e pela fé professada por ela, como os grãos de trigo em um pão, ou como os membros do corpo humano; todos estão unidos a Cristo, têm comunhão com Ele e uns com os outros. Isto é confirmado pela adoração e pelos costumes judaicos do sacrifício. O apóstolo aplica isto a comer com os idólatras. Comer o alimento como parte de um sacrifício pagão era adorar ao ídolo ao qual era oferecido, e confraternizar ou ter comunhão com este; o que come a ceia do Senhor é contado como participante do sacrifício cristão, ou como os que comiam dos sacrifícios judaicos participavam do que era oferecido em seu altar. Era negar o cristianismo, porque não pode haver ao mesmo tempo a comunhão com Cristo e a comunhão com os demônios. se os cristãos se arriscam a ir a certos lugares, e se unem aos sacrifícios oferecidos à concupiscência da carne, à dos olhos e à vanglória da vida, provocarão a Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós desprezíveis. 1 Coríntios 4:10 5 Para vos envergonhar o digo. Será que não há entre vós sequer um sábio, que possa julgar entre seus irmãos? 1 Coríntios 6:5 1 Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. 1 Coríntios 8:1 13 julgai entre vós mesmos: é conveniente que uma mulher com a cabeça descoberta ore a Deus? 1 Coríntios 11:13 20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento; na malícia, contudo, sede criancinhas, mas adultos no entendimento. 1 Coríntios 14:20 2 Ouvi, vós, sábios, as minhas palavras; e vós, entendidos, inclinai os ouvidos para mim. 3 Pois o ouvido prova as palavras, como o paladar experimenta a comida. Jó 34:2,3 21 mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom; 1 Tessalonicenses 5:21