Comentário Bíblico
Adventista
Sem forma e vazia - (cba)
Gênesis 1:2
Mais precisamente, "desolada e vazia", 'tohu wabohu'. Isso significa um estado de caos e vazio, mas sem indicar que a Terra já tinha sido perfeita e depois se tornou caótica ou desolada. Quando as palavras 'tohu wabohu' aparecem juntas em outros textos, como Isaías 34:11 e Jeremias 4:23, parecem ter sido extraídas deste texto, mas a palavra 'tohu' é frequentemente empregada sozinha com o sentido de não existência ou nada (Isaías 40:17,23; Isaías 49:4). Jó 26:7 demonstra o sentido correto dessa palavra. A segunda parte do verso declara que Deus "faz pairar a Terra sobre o nada", e a primeira metade contém a frase paralela: "Ele estende o norte sobre 'tohu' [o vazio]". Esse texto de Jó mostra claramente o significado de tohu em Gênesis 1:2, em que o vocábulo e seu sinônimo bohu indicam que a Terra era sem forma e sem vida. Seus elementos estavam todos misturados, completamente desorganizados e inanimados.
- 11 Mas o pelicano e o ouriço a possuirão; a coruja e o corvo nela habitarão; e ele estenderá sobre ela o cordel de confusão e o prumo de vaidade. Isaías 34:11 23 Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz. Jeremias 4:23 17 Todas as nações são como nada perante ele; são por ele reputadas menos do que nada, e como coisa vã. 23 E ele o que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juízes da terra. Isaías 40:17,23 4 Mas eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia o meu direito está perante o Senhor, e o meu galardão perante o meu Deus. Isaías 49:4 7 Ele estende o norte sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada. Jó 26:7 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Gênesis 1:2
Havia trevas sobre a face do abismo - (cba)
Gênesis 1:2
A palavra "abismo", proveniente de uma raiz que significa "rugir", "bramir", é frequentemente aplicada às águas que rugem, às ondas que bramam, ou à inundação, e, portanto, às profundezas do mar (Salmos 42:7; Êxodo 15:5; Deuteronômio 8:7; Jó 28:14; Jó 38:16). "Abismo" (tehom) é uma palavra antiga, e aqui é usada como um nome próprio. Os babilônios, que conservaram por muitos séculos uma vaga memória da verdadeira história da criação, personificaram a palavra e em sua mitologia a aplicaram a uma divindade, Tiamat, de cujo cadáver criam que a Terra fora criada. O relato bíblico mostra que originalmente não havia luz na Terra e que a matéria na superfície estava em estado fluido, porque nesse verso a frase "a face do abismo" está em paralelo com "as águas", ou "a face das águas" (ARC).
- 7 Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas tuas ondas e vagas têm passado sobre mim. Salmos 42:7 5 Os abismos os cobriram; desceram às profundezas como pedra. Êxodo 15:5 7 Porque o Senhor teu Deus te está introduzindo numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes e de nascentes, que brotam nos vales e nos outeiros; Deuteronômio 8:7 14 O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo. Jó 28:14 16 Acaso tu entraste até os mananciais do mar, ou passeaste pelos recessos do abismo? Jó 38:16
O Espírito de Deus pairava - (cba)
Gênesis 1:2
"Espírito", 'ruah'. Em harmonia com o uso bíblico, o Espírito de Deus é o Espírito Santo, a terceira pessoa da Divindade. Desse ponto em diante, ao longo de toda a Escritura, o Espírito de Deus tem o papel de agente divino em todos os atos criadores, quer na Terra, na natureza, na igreja, na nova vida ou no novo homem (ver com. de Gênesis 1:26 sobre a relação de Cristo para com a criação).
O verbo traduzido como "pairava" é 'merahefeth', que não pode ser corretamente traduzido como "pairar", embora tenha esse significado no siríaco, um dialeto aramaico pós-bíblico. A palavra ocorre apenas duas vezes em outras partes do AT. Aparece em Jeremias 23:9, em que tem o significado de "tremer", enquanto que em Deuteronômio 32:11 é usada para descrever o ato da águia de voejar sobre os filhotes. A águia não paira absortamente sobre os filhotes, mas voa sobre eles de maneira vigilante e protetora.
- 9 Quanto aos profetas. O meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como um homem embriagado, e como um homem vencido do vinho, por causa do Senhor, e por causa das suas santas palavras. Jeremias 23:9 11 Como a águia desperta o seu ninho, adeja sobre os seus filhos e, estendendo as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas, Deuteronômio 32:11
A obra do Espírito de Deus deve ter alguma ligação com a atividade que estava para se iniciar: criar ordem a partir do caos. O Espírito de Deus já estava presente, pronto para agir logo que a ordem fosse dada. Essa é precisamente a obra que o Espírito Santo sempre tem feito. Esse agente divino sempre esteve presente para auxiliar na obra de criação e de redenção, para reprovar e fortalecer almas desobedientes, para confortar os tristes e para apresentar as orações do crente de forma aceitável a Deus.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Um reservatório de meios
Gênesis 1:1-3
Ver Salmos 33:6,9. Deus falou e Suas palavras criaram suas obras no mundo natural. A criação de Deus é apenas um reservatório de meios preparados para que Ele os empregue instantaneamente para fazer Sua vontade ( Carta 131, 1897 ).
sem forma e vazia
Gênesis 1:2
Referência ao estado desorganizado da Terra antes de ser ordenada pela palavra de Deus. Em decorrência do juízo divino, a Terra se tornará mais uma vez "sem forma e vazia" (Jeremias 4:23; comparar com Isaías 34:11).
- 23 Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz. Jeremias 4:23 11 Mas o pelicano e o ouriço a possuirão; a coruja e o corvo nela habitarão; e ele estenderá sobre ela o cordel de confusão e o prumo de vaidade. Isaías 34:11
Espírito de Deus
Gênesis 1:2
Referência ao Espírito Santo como membro importante da Divindade em função criadora (Gênesis 6:3; Gênesis 41:38; Êxodo 31:3). Outras expressões que descrevem o Espírito Santo no AT são "bom Espirito" (Neemias 9:20; ), "Santo Espírito" (Salmos 51:11) e "Espírito Santo" (Isaías 63:10; sobre o trabalho do ESPÍRITO SANTO, ver João 14:16-18 e Atos 1:8; sobre a Divindade na CRIAÇÃO, ver nota sobre Gênesis 1:26).
- 3 Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos. Gênesis 6:3 38 Perguntou, pois, Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este, em quem haja o espírito de Deus? Gênesis 41:38 3 e o enchi do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício, Êxodo 31:3 20 Também lhes deste o teu bom espírito para os ensinar, e o teu maná não retiraste da tua boca, e água lhes deste quando tiveram sede. Neemias 9:20 11 Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Salmos 51:11 10 Eles, porém, se rebelaram, e contristaram o seu santo Espírito; pelo que se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles. Isaías 63:10 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. João 14:16-18 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Atos 1:8 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Gênesis 1:26
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 1:1-2
O primeiro versículo da Bíblia concede-nos um relato satisfatório e útil sobre a origem dos céus e da terra. A fé do cristão humilde compreende melhor este fato do que a fantasia dos homens mais doutos. Através daquilo que vemos no céu e na terra aprendemos sobre o poder do grande Criador. Que o fato de sermos criados e o nosso lugar como homens nos lembrem de nosso dever cristão de manter sempre o céu à vista, e a terra sob os nossos pés.
O Filho de Deus, que é um com o Pai, estava presente quando o mundo foi criado; ou melhor, sabemos que o mundo foi feito por Ele e sem Ele nada foi feito. Elevados pensamentos deveriam existir em nossa mente a respeito do grande Deus que adoramos, e a respeito deste grande Mediador em cujo nome oramos! Aqui, mesmo no princípio do texto sagrado, lemos sobre este Espírito divino cuja obra no coração do homem é mencionada tão frequentemente em outras passagens da Bíblia.
Observe que, no princípio, não havia algo desejável para se ver, pois o mundo estava informe e vazio; era confusão e desolação. De modo similar, a obra da graça na alma é uma nova criação; e em uma alma sem a graça, que não nasceu de novo, existe desordem, confusão e toda a má obra: está vazia de todo o bem, porque está sem Deus; é escura, está em trevas; este é o nosso estado por natureza, até que a graça do Todo-Poderoso realize em nós uma mudança.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 717

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 311

Conselhos aos Professores, Pág. 530

O Grande Conflito, Pág. 658
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Ele estende o norte sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada. Jó 26:7 18 Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro. Isaías 45:18 23 Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz. Jeremias 4:23 10 Ela está vazia, esgotada e devastada; derrete-se o coração, tremem os joelhos, e em todos os lombos há dor; o rosto de todos eles empalidece. Naum 2:10 14 Eis que essas coisas são apenas as orlas dos seus caminhos; e quão pequeno é o sussurro que dele, ouvimos! Mas o trovão do seu poder, quem o poderá entender? Jó 26:14 6 Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca. Salmos 33:6 30 Envias o teu fôlego, e são criados; e assim renovas a face da terra. Salmos 104:30 12 Quem mediu com o seu punho as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu numa medida o pó da terra e pesou os montes com pesos e os outeiros em balanças, 13 Quem guiou o Espírito do Senhor, ou, como seu conselheiro o ensinou? 14 Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse entendimento, e quem lhe mostrou a vereda do juízo? quem lhe ensinou conhecimento, e lhe mostrou o caminho de entendimento? Isaías 40:12-14 9 quando eu lhe pus nuvens por vestidura, e escuridão por faixas, Jó 38:9 11 Como a águia desperta o seu ninho, adeja sobre os seus filhos e, estendendo as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas, Deuteronômio 32:11 5 Como aves quando adejam, assim o Senhor dos exércitos protegerá a Jerusalém; ele a protegerá e a livrará, e, passando, a salvará. Isaías 31:5
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Houve Mais de Uma Criação da Terra? Houve Um Intervalo Entre Gênesis 1:1 e 1:2? Novela Gênesis
