Comentário Bíblico
Adventista
Homem como este, em quem há o Espírito de Deus? - (cba)
Gênesis 41:38
O conselho pareceu tão sensato e agradável ao faraó e seus conselheiros que o rei propôs a nomeação de José como ministro da alimentação e lhe concedeu poderes de emergência. Se este faraó era um hicso semita, como é provável, sua avaliação de José como um homem "em quem há o Espírito de Deus ['Elohim]" pode ser facilmente entendida. Porém, não está claro em que sentido o faraó compreendia a palavra 'Elohim, o plural de 'Eloah. Ela é usada pelos escritores bíblicos para designar tanto o verdadeiro Deus como as divindades pagãs. Não é certo se o rei se referia ao 'Elohim de José (Gênesis 41:16,25,28,32) como um Deus ou a várias de suas próprias divindades, embora José tenha usado o verbo na forma singular para descrever as atividades de Deus. Uma vez que certamente era um idólatra e politeísta, o faraó pode ter achado que José es tivesse falando de "deuses" e, nesse caso, a declaração do rei seria traduzida da seguinte forma: "um homem em quem há o espírito dos deuses".
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Segredo da fidelidade
Gênesis 41:38-40
José levou sua religião a todos os lugares, e este foi o segredo de sua fidelidade inabalável ( Manuscrito 59, 1897 ).
Os homens reconhecem uma ligação viva com Deus
Gênesis 41:38
Aquele que recebe a Cristo pela fé viva, tem uma ligação viva com Deus e é um vaso para a honra. Ele carrega consigo a atmosfera do céu, que é a graça de Deus, um tesouro que o mundo não pode comprar. Aquele que está em viva conexão com Deus pode estar em posições humildes,contudo, seu valor moral é tão precioso quanto o de Joseph e Daniel, que foram reconhecidos pelos reis pagãos como homens com quem estava o Espírito de Deus ( Manuscrito 54, 1894 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 41:33-45
José interpretou os sonhos de faraó e deu-lhe um bom conselho. A boa advertência deve sempre ser seguida por um bom conselho. Deus nos disse em sua Palavra que existe um dia de prova para nós, quando precisamos de toda a graça que possamos ter. Portanto, faça agora a provisão necessária. Faraó deu um testemunho honrado a respeito de José. É um homem em quem está o Espírito de Deus; e tais homens devem ser estimados.
Faraó colocou em José sinais de honra. Deu-lhe um nome que falava do valor que José tinha para ele: Zafenate-Panéia, que significa "revelador de segredos". Esta ascensão de José anima a todos nós para confiarmos em Deus. Alguns traduzem este nome dado a José como "o salvador do mundo". As glórias mais resplandecentes, mesmo sendo pertencentes ao mundo superior, estão depositadas em Cristo; a maior confiança foi depositada em suas mãos, e todo o poder no céu e na terra lhe foram dados.
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 323

Patriarcas e Profetas, Pág. 221

Minha Consagração Hoje, Pág. 59
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 18 Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe a mão; Números 27:18 8 Há, porém, um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz entendido. Jó 32:8 6 Portanto expedi um decreto, que fossem introduzidos à minha presença todos os sábios de Babilônia, para que me fizessem saber a interpretação do sonho. 8 Por fim entrou na minha presença Daniel, cujo nome é Beltessazar, segundo o nome do meu deus, e no qual há o espírito dos deuses santos; e eu lhe contei o sonho, dizendo: 18 Este sonho eu, rei Nabucodonozor, o vi. Tu, pois, Beltessazar, dize a interpretação; porquanto todos os sábios do meu reino não puderam fazer-me saber a interpretação; mas tu podes; pois há em ti o espírito dos deuses santos. Daniel 4:6,8,18 11 Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; e teu pai, o rei Nabucodonozor, sim, teu pai, ó rei, o constituiu chefe dos magos, dos encantadores, dos caldeus, e dos adivinhadores; 14 Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti, e que em ti se acham a luz, o entendimento e a excelente sabedoria. Daniel 5:11,14 3 Então o mesmo Daniel sobrepujava a estes presidentes e aos sátrapas; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino: Daniel 6:3 9 Ó Beltessazar, chefe dos magos, porquanto eu sei que há em ti o espírito dos deuses santos, e nenhum mistério te é difícil, dize-me as visões do meu sonho que tive e a sua interpretação. Daniel 4:9