Comentário Bíblico
Adventista
Manassés - (cba)
Gênesis 41:51
Literalmente, "que faz esquecer". José deu esse nome a seu primogênito em gratidão pelo fato de Deus tê-lo feito esquecer sua antiga condição de escravo e a intensa saudade da casa de seu pai. Ele estava grato porque Deus lhe havia provido um lar, embora estivesse em exílio. As misérias passadas não mais podiam amargurar sua atual condição feliz, pois a adversidade havia se transformado em prosperidade.
Tem surgido a pergunta: Por que José, depois de alcançar uma posição tão exaltada, não se comunicou imediatamente com o pai? Será que havia realmente esquecido o afeto paterno e não sentia necessidade de fazer com que o idoso homem soubesse que ele ainda estava vivo? O fato de ele, na verdade, não haver deixado de se importar com a família fica claro não só pelo terno encontro que teve com os irmãos e o pai, que logo será descrito, mas também pela declaração que fez por ocasião do nascimento de Efraim, na qual caracterizava o Egito como a terra de sua aflição. O fato de não ter imediatamente declarado seu parentesco e enviado uma mensagem para sua casa em Canaã pode ser atribuído à hesitação de revelar ao pai a maldade que os irmãos haviam cometido, ou talvez a um impulso divino que o advertiu de que o tempo para isso ainda não havia chegado. Qualquer que seja o caso, a conduta de José nesse assunto não revela nada inconsistente com a piedade que tão notavelmente permeava sua vida. Se Deus escolhera colocá-lo no Egito, ele permaneceria ali.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 41:46-52
Os anos de fartura se refletem na vida pessoal de José: casou-se com a filha de um oficial influente e teve dois filhos. Observe que, em contraste com as matriarcas anteriores, é o próprio José quem dá nome aos meninos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 41:46-57
José apropriou-se da divina providência nos nomes de seus dois filhos, Manassés e Efraim, por dois motivos: Primeiro - Foi-lhe concedido que esquecesse a sua desgraça; segundo - Tornou-se frutífero na terra de sua aflição. Chegaram os sete anos de abundância e passaram-se. Temos que esperar o final dos dias; mesmo os dias de nossa prosperidade e de nossa oportunidade. Não devemos nos sentir seguros da prosperidade nem sermos preguiçosos para fazermos bom uso de nossa oportunidade. Os anos de abundância se acabarão; faça tudo o que vier à tua mão para fazê-lo; e prossiga no tempo da colheita. Chegou a escassez e a fome fez-se sentir não somente no Egito, mas também em outros lugares. José foi diligente para armazenar enquanto durou a abundância. Quando chegou a fome, foi prudente e cuidadoso ao distribuir a comida. José dedicou-se a trabalhos úteis e importantes. Porém, foi em meio a esta sua atividade, que o seu pai Jacó poderia ter pensado: "Nem parece José". Grande parte de nossos problemas seria eliminada se nos dedicássemos a informar-nos de toda a verdade!
Que estes sucessos nos conduzam a Jesus. Existe fome do Pão da vida em toda a terra. Ide a Jesus e fazei tudo o que Ele vos disser. Escutai a sua voz, fazei-lhe pedidos; Ele abrirá os seus tesouros e satisfará com bondade a alma faminta de todas as épocas e nações, sem dinheiro e sem preço. Porém, aqueles que não dão a devida atenção a esta provisão, devem passar fome, e os inimigos dela serão destmídos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 5 Agora, pois, os teus dois filhos, que nasceram na terra do Egito antes que eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como Rúben e Simeão; 13 E José tomou os dois, a Efraim com a sua mão direita, à esquerda de Israel, e a Manassés com a sua mão esquerda, à direita de Israel, e assim os fez chegar a ele. 14 Mas Israel, estendendo a mão direita, colocou-a sobre a cabeça de Efraim, que era o menor, e a esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as mãos assim propositadamente, sendo embora este o primogênito. 18 E José disse a seu pai: Nãa assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a mão direita sobre a sua cabeça. 19 Mas seu pai, recusando, disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; ele também se tornará um povo, ele também será grande; contudo o seu irmão menor será maior do que ele, e a sua descendência se tornará uma multidão de nações. 20 Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Por ti Israel abençoará e dirá: Deus te faça como Efraim e como Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés. Gênesis 48:5,13,14,18-20 17 Eis o seu novilho primogênito; ele tem majestade; e os seus chifres são chifres de boi selvagem; com eles rechaçará todos os povos, sim, todas as extremidades da terra. Tais são as miríades de Efraim, e tais são os milhares de Manassés. Deuteronômio 33:17 30 E depois deles levantar-se-ão sete anos de fome, e toda aquela fartura será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra: Gênesis 41:30 10 Ouve, filha, e olha, e inclina teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa de teu pai. Salmos 45:10 16 Pois eu não contenderei para sempre, nem continuamente ficarei irado; porque de mim procede o espírito, bem como o fôlego da vida que eu criei. Isaías 57:16 5 Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo. 11 Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilício, e me cingiste de alegria; Salmos 30:5,11 7 Bebam e se esqueçam da sua pobreza, e da sua miséria não se lembrem mais. Provérbios 31:7 16 De sorte que aquele que se bendisser na terra será bendito no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos. Isaías 65:16