Comentário Bíblico
Adventista
Zafenate-Paneia - (cba)
Gênesis 41:45
Há muito tempo se reconhecia que o nome dado pelo faraó a José era egípcio, mas não se sabia seu significado. Contudo, o nome foi descoberto numa inscrição de época posterior, o período bubástida (9° século a.C.), e em egípcio era escrito Djed-pa-netjer-iuf-ankh, que significa "o deus fala para que ele possa viver". O nome de José deve ter sido alusivo aos eventos que ocorreram em sua época, significando que Deus havia falado por meio dos sonhos do faraó e da interpretação e do conselho de José para preservar a vida do rei, do próprio José e de outros.
Asenate - (cba)
Gênesis 41:45
José recebeu não apenas um nome egípcio, mas também uma esposa egípcia, uma mulher procedente de uma das mais eminentes famílias sacerdotais. O faraó aparentemente procurou aumentar a honra e reputação de José por meio desse casamento, como se evidencia no fato de alguns dos próprios reis tomarem esposas de famílias sacerdotais.
Asenate significa "pertencente a [a deusa] Neith". O nome de seu pai é idêntico ao do antigo senhor de José (ver com. de Gênesis 37:36), embora exista uma ligeira diferença na transliteração hebraica dos nomes. Contudo, o fato de o nome ser o mesmo não implica que os portadores dos nomes também fossem idênticos. O ex-senhor de José era comandante da guarda pessoal do rei, enquanto que o sogro era sumo sacerdote de Om, a cidade do grande templo do sol, que ficava a alguns quilômetros de Mênfis, na margem oriental do Nilo. Os gregos mais tarde chamaram essa cidade de Heliópolis. O templo do sol em Om e seu sacerdócio exerceram uma forte influência sobre a vida religiosa durante muitos séculos, até que o culto a Amon, e mais tarde a Amon-Rá, de Tebas, sobrepujou o culto ao sol, de Heliópolis, no 15° século e daí por diante. A posição social de José foi tremendamente fortalecida por seu casamento com a filha de uma das primeiras famílias do Egito.
O casamento de José com uma mulher egípcia não enfraqueceu sua lealdade ao Deus de seus pais. Seus filhos, Efraim e Manassés, foram criados na religião hebraica, uma vez que se tornaram cabeças de duas tribos de Israel, e nesse aspecto alcançaram igualdade com seus tios, os irmãos de José. A forte lealdade de José ao seu Deus pode até ter sido o meio de converter sua esposa egípcia. Além disso, não se deve esquecer que a mão de Deus, pela qual ele havia sido tão exaltado após profunda humilhação, também o preservou, em sua elevada posição de honra, de mergulhar no paganismo do Egito.
Que mudança Deus havia trazido à vida de José! As algemas foram trocadas por uma corrente de ouro, os trapos de prisioneiro por linho fino, a cela por uma carruagem, e a prisão por um palácio. O escravo de Potifar ,. ~ havia se tornado seu senhor, e o barulho das correntes havia sido trocado pela exclamação: "Inclinai-vos!" A humildade precede a honra; a escravidão e o sofrimento se tornaram degraus para a autoridade. O fiel servo de Deus foi recompensado por sua lealdade e paciência.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Zafenate-Paneia
Gênesis 41:45
Uma reconstrução do nome egipcio poderia ser "minha provisão é deus, o vivo". A mudança de nome indicava autoridade e identidade novas (Daniel 1:7).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 41:33-45
José interpretou os sonhos de faraó e deu-lhe um bom conselho. A boa advertência deve sempre ser seguida por um bom conselho. Deus nos disse em sua Palavra que existe um dia de prova para nós, quando precisamos de toda a graça que possamos ter. Portanto, faça agora a provisão necessária. Faraó deu um testemunho honrado a respeito de José. É um homem em quem está o Espírito de Deus; e tais homens devem ser estimados.
Faraó colocou em José sinais de honra. Deu-lhe um nome que falava do valor que José tinha para ele: Zafenate-Panéia, que significa "revelador de segredos". Esta ascensão de José anima a todos nós para confiarmos em Deus. Alguns traduzem este nome dado a José como "o salvador do mundo". As glórias mais resplandecentes, mesmo sendo pertencentes ao mundo superior, estão depositadas em Cristo; a maior confiança foi depositada em suas mãos, e todo o poder no céu e na terra lhe foram dados.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. Lucas 2:1 28 e levantando-se um deles, de nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome por todo o mundo, a qual ocorreu no tempo de Cláudio. Atos 11:28 18 Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo; Gênesis 14:18 16 O sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram os tanques para dar de beber ao rebanho de seu pai. Êxodo 2:16 18 Benaías, filho de Jeoiada, tinha o cargo dos quereteus e peleteus; e os filhos de Davi eram ministros de estado. 2 Samuel 8:18 26 e Ira, o jairita, era o oficial-mor de Davi. 2 Samuel 20:26 20 E nasceram a José na terra do Egito Manassés e Efraim, que lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. Gênesis 46:20 17 Os mancebos de Om e Pi-Besete cairão à espada, e estas cidades irão ao cativeiro. Ezequiel 30:17 13 E quebrará as colunas de Bete-Semes, que está na terra do Egito; e as casas dos deuses do Egito queimará a fogo. Jeremias 43:13