Comentário Bíblico
Adventista
Era bom - (cba)
Gênesis 1:18
Diferentemente da Terra atual, que mudou muito como consequência da entrada do pecado, os corpos celestes não sofreram com os resultados da transgressão humana e refletem o poder do Criador. É um fato universalmente reconhecido que as leis físicas do universo são fielmente observáveis por todos os corpos celestes. Os astrônomos e navegadores estão seguros de que, no mundo astronômico, não ocorrem desvios das regras estabelecidas. Sabem que os corpos celestes não os desapontarão e que são dignos de confiança por causa de sua contínua obediência às leis estabelecidas para eles.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A criação
Gênesis 1:4,10,12,18,21,25,31
Leia Gênesis 1:4,10,12,18,21,25,31; Gênesis 2:1-3. Qual é o significado da expressão “era bom”? Qual é a lição implícita na conclusão da criação (Gênesis 2:1-3)?
- 4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. 10 Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom. 12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. 18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom. 21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. 25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. 31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:4,10,12,18,21,25,31 1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. 2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. 3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera. Gênesis 2:1-3
Em cada etapa do relato da criação, Deus avaliou Seu trabalho como tov, “bom”. Em geral, por meio desse adjetivo entende-se que a obra divina da criação foi bem-sucedida e que a observação de que “era bom” indica que deu certo. A luz iluminava (Gênesis 1:4), as plantas davam frutos (Gênesis 1:12) e assim por diante.
- 4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Gênesis 1:4 12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. Gênesis 1:12
Contudo, essa palavra indica mais do que eficiência. A palavra hebraica tov também é usada na Bíblia para expressar uma apreciação estética de algo belo (Gênesis 24:16). Também é usada em contraste com o mal (Gênesis 2:9), que está associado à morte (Gênesis 2:17).
- 16 A donzela era muito formosa à vista, virgem, a quem varão não havia conhecido; ela desceu à fonte, encheu o seu cântaro e subiu. Gênesis 24:16 9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17
A frase “era muito bom” significa que a criação funcionava bem, era linda e perfeita. O mundo “ainda não” era como o nosso mundo, afetado pelo pecado e pela morte, como vemos na introdução ao segundo relato da criação (Gênesis 2:5).
Essa descrição da criação contradiz radicalmente as teorias da evolução, que declaram de forma dogmática que o mundo se formou progressivamente por acontecimentos acidentais, partindo de uma condição inferior para uma superior.
Em contraste, o autor bíblico afirma que Deus intencional e repentinamente criou o mundo (Gênesis 1:1). Não houve casualidade nem incerteza. O mundo não surgiu por si mesmo, mas apenas como resultado da vontade e da palavra divinas (Gênesis 1:3). Em Gênesis 1 está escrito: “No princípio, Deus criou os céus e a Terra”. O verbo bara’ foi traduzido como “criou” e ocorre apenas com Deus como sujeito, denotando algo repentino: Deus falou e aconteceu.
- 1 No princípio criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz. Gênesis 1:3
O texto da criação nos informa que “tudo” já havia sido feito e, segundo o próprio Criador, tudo que foi criado era “muito bom” (Gênesis 1:31). Gênesis 1:1 declara o evento, a criação do céu e da Terra; e Gênesis 2:1 declara que o evento foi encerrado. Toda a obra, incluindo o sábado, foi concluída em sete dias.
- 31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:31 1 No princípio criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1 1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Gênesis 2:1
Nota
Gênesis 1:14-19
Depois de criar a forma e a "estrutura" da Terra, Deus começa a preenchê-la. O Sol, a Lua e as estrelas estão sob o domínio do Deus criador e não são divindades independentes como se pensava a maior parte das culturas a redor de Israel (Salmos 121:5-7). Note que o sol e a Lua nem são mencionados pelo nome.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 1:14-19
O quarto dia de trabalho dá conta da criação do sol, da lua e das estrelas. são todas obras de Deus. Fala-se das estrelas tal como aparecem diante de nossos olhos, sem mencionar a sua quantidade, a sua natureza, posição, tamanho ou movimentos; as Escrituras não foram feitas para satisfazer a nossa curiosidade, e nem mesmo para tornar-nos astrónomos, mas para conduzir-nos a Deus e fazer-nos santos. Os luzeiros do céu foram criados para servirem a Ele; e isto fazem fielmente, brilhando a seu tempo sem faltar. Nós também estamos como luzeiros neste mundo para servirmos a Deus, porém, correspondemos de modo semelhante à finalidade para a qual fomos criados? Não! A nossa luz não resplandece diante de Deus do mesmo modo que as suas luzes brilham diante de nós. Utilizamos a criação de nosso Senhor; porém, a obra de nosso Senhor tem para nós pouca importância.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 6 A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até a outra extremidade deles; e nada se esconde ao seu calor. Salmos 19:6 35 Assim diz o Senhor, que dá o sol para luz do dia, e a ordem estabelecida da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, de modo que bramem as suas ondas; o Senhor dos exércitos é o seu nome: Jeremias 31:35 4 Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Gênesis 11:4 9 Pois eis que os teus inimigos, Senhor, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniqüidade. Salmos 92:9 51 Com o seu braço manifestou poder; dissipou os que eram soberbos nos pensamentos de seus corações; Lucas 1:51
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Houve Mais de Uma Criação da Terra? Houve Um Intervalo Entre Gênesis 1:1 e 1:2? Novela Gênesis
