Comentário Bíblico
Adventista
Toda sorte de árvores - (cba)
Gênesis 2:9
No preparo da maravilhosa morada do homem, foi dada atenção à ornamentação bem como à utilidade. Foi-lhe providenciada toda espécie de vegetação que atendesse às necessidades e ao prazer. Flores, árvores e arbustos gratificavam-lhe os sentidos com fragrância, deleitavam-lhe os olhos com bela forma e cores encantadoras, e agradavam-lhe ao paladar com deliciosos frutos. O Éden passou a representar, para sempre, o mais elevado conceito que o homem pode ter de excelência terrena.
E também a árvore da vida - (cba)
Gênesis 2:9
A sequência em que aparecem estas palavras, como se fossem apenas um adendo, parece estran ha num idioma moderno. Isso tem levado eruditos da Alta Crítica a afirmar que a última metade do v. 9 é uma adição posterior, ou então uma corruptela do original. Mas essa disposição de palavras, que parece incomum quando traduzida para nossa língua, é comum no hebraico e não proporciona a menor desculpa para se duvidar da originalidade do texto. Por exemplo, Gênesis 12:17 diz, literalmente: "O SENHOR puniu faraó e a sua casa com grandes pragas." Há outros exemplos da mesma estrutura frasal, embora não tão evidente em nossas versões (ver Gênesis 28:14; Números 13:23; Deuteronômio 7:14).
- 17 Feriu, porém, o Senhor a Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Gênesis 12:17 14 e a tua descendência será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, para o oriente, para o norte e para o sul; por meio de ti e da tua descendência serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 28:14 23 Depois vieram até e vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um só cacho, o qual dois homens trouxeram sobre uma verga; trouxeram também romãs e figos. Números 13:23 14 Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril no meio de ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais. Deuteronômio 7:14
Ao comerem da árvore da vida, Adão e Eva deviam ter a oportunidade de expressar sua fé em Deus como o mantenedor da vida, assim como, por guarda r o sábado, demonstravam fé no Criador e lealdade a Ele. Para esse fim Deus havia dotado a árvore de uma virtude sobrenatural. Sendo que seu fruto era um antídoto contra a morte e suas folhas conservavam a vida e a imortalidade, os homens continuariam vivos somente enquanto comessem dela (T8, 288; PP, 60).
Uma das árvores era chamada, literalmente, de a árvore "da vida", 'hahayyim'. O fato de essa palavra estar na forma plural é explicado uma vez que se reconhece a mesma como um plural de abstração, e o artigo definido indica que essa árvore tinha algo a ver com "a" vida como tal, isto é, aquela vida que seria obtida ou preservada com o uso de seu fruto. Contudo, uma vez que as outras árvores do jardim eram "boas para alimento", também se destinavam a preservar a vida. Se uma árvore é distinguida das outras pelo nome extraordinário de "árvore da vida", seu fruto deve ter o propósito de suster a vida de maneira diferente das outras árvores, sendo ela superior. A declaração de que o comer do fruto dessa árvore propiciaria ao homem viver "eternamente" (Gênesis 3:22) mostra que essa árvore era superior às outras árvores úteis do jardim.
O nome da segunda árvore era "árvore do conhecimento do bem e do mal". O artigo definido "o" antes da palavra "conhecimento" significa que a árvore não podia fornecer todo e qualquer tipo de conhecimento, mas apenas certo tipo: o triste conhecimento do "mal", em contraste com o "bem".
O nome dessas árvores é importante. Em ambos os casos a palavra "árvore" está ligada a termos abstratos: vida e conhecimento. Isso não abre espaço para se declarar que essas duas árvores não existiam, mas, ao contrário, dá a elas implicações espirituais. Embora a arca da aliança fosse uma peça real do mobiliário do templo, ela também recebeu um nome que tinha importância religiosa. O sangue da expiação derramado por nós pelo Salvador também era uma substância real. As duas árvores, semelhantemente, devem ser consideradas como árvores reais que tinham propósitos significativos a cumprir, sendo que esses propósitos físicos e morais eram indicados pelo nome das árvores.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 2:9
Dentre as variadas árvores do jardim, duas são extremamente importantes. A árvore da vida reaparece diversas vezes nas Escrituras (Provérbios 3:18; Provérbios 11:30; Provérbios 13:12; Provérbios 15:4; Apocalipse 22:1,2,14,19), ai passo que a árvore do conhecimento do bem e do mal so é mencionada em Gênesis 2-3. O conhecimento se refere ao discernimenio: à experiência moral e ética, não à destreza intelectual.
- 18 É árvore da vida para os que dela lançam mão, e bem-aventurado é todo aquele que a retém. Provérbios 3:18 30 O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas sábio é. Provérbios 11:30 12 A esperança adiada entristece o coração; mas o desejo cumprido é árvore devida. Provérbios 13:12 4 Uma língua suave é árvore de vida; mas a língua perversa quebranta o espírito. Provérbios 15:4 1 E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. 2 No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações. 14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. 19 e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro. Apocalipse 22:1,2,14,19
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 2:8-14
O lugar designado para a moradia de Adão não era um palácio, mas um jardim. Quanto mais nos ambientarmos às coisas simples, e quanto menos buscarmos as coisas nas quais o orgulho e a luxúria se comprazem, estaremos mais próximos da inocência. A natureza se contenta com um '"pouco", e com aquilo que é mais natural; a graça com "menos"; porém a luxúria deseja "tudo" e não se contenta com "nada". Nenhum prazer é capaz de satisfazer a alma, exceto aquele que o próprio Deus para isto proveu e determinou. Éden significa deleite e prazer. Não importa qual tenha sido a sua localização, tinha todos os confortos desejáveis, sem nenhuma desvantagem, como jamais qualquer outra casa ou jardim existira na terra. Estava adornado com toda árvore agradável à vista, e enriquecido com toda a árvore que desse fruto agradável ao paladar e bom para se comer, como um terno Pai, Deus desejava não somente para o proveito de Adão, mas também que sentisse prazer, pois existe prazer com inocência, ou melhor ainda, o verdadeiro prazer existe somente na inocência. Quando a providência divina nos coloca em um lugar de abundância e prazer, devemos servir a Deus com alegria de coração pelas boas coisas que nos dá.
O Éden possuía duas árvores exclusivas: Primeira - No meio do jardim estava a árvore da vida. O homem podia comer desta árvore e viver. Cristo é agora a árvore da vida para nós, conforme Apocalipse 2:7; Apocalipse 12:2; e o pão da vida, conforme João 6:48,51; Segunda - A árvore da ciência do bem e do mal. Era assim chamada porque havia uma revelação positiva da vontade de Deus acerca desta árvore, de maneira que através dela, o homem era capaz de chegar ao conhecimento do bem e do mal, no sentido moral. O que é o bem? O bem é não comer desta árvore. O que é o mal? O mal é comer desta árvore. Nesta árvore Deus colocou diante de Adão o bem e o mal, a bênção e a maldição.
- 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. Apocalipse 2:7 2 E estando grávida, gritava com as dores do parto, sofrendo tormentos para dar à luz. Apocalipse 12:2 48 Eu sou o pão da vida. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. João 6:48,51
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 Os cedros no jardim de Deus não o podiam esconder; as faias não igualavam os seus ramos, e os plátanos não eram como as suas varas; nenhuma árvore no jardim de Deus se assemelhava a ele na sua formosura. 9 Formoso o fiz pela abundância dos seus ramos; de modo que tiveram inveja dele todas as árvores do Edem que havia no jardim de Deus. 16 Farei tremer as nações ao som da sua queda, quando o fizer descer ao Seol juntamente com os que descem à cova; e todas as árvores do Edem a flor e o melhor do Líbano, todas as que bebem águas, se consolarão nas partes inferiores da terra; 18 A quem, pois, és semelhante em glória e em grandeza entre as árvores do Eden? Todavia serás precipitado juntamente com as árvores do Eden às partes inferiores da terra; no meio dos incircuncisos jazerás com os que foram mortos à espada: este é Faraó e toda a sua multidão, diz o Senhor Deus. Ezequiel 31:8,9,16,18 22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. Gênesis 3:22 18 É árvore da vida para os que dela lançam mão, e bem-aventurado é todo aquele que a retém. Provérbios 3:18 30 O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas sábio é. Provérbios 11:30 12 E junto do rio, à sua margem, de uma e de outra banda, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer. Não murchará a sua folha, nem faltará o seu fruto. Nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário. O seu fruto servirá de alimento e a sua folha de remédio. Ezequiel 47:12 48 Eu sou o pão da vida. João 6:48 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. Apocalipse 2:7 2 No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações. 14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Apocalipse 22:2,14 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. 22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. Gênesis 3:3,22 25 E será justiça para nós, se tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o Senhor nosso Deus, como ele nos ordenou. Deuteronômio 6:25 25 que desfaço os sinais dos profetas falsos, e torno loucos os adivinhos, que faço voltar para trás os sábios, e converto em loucura a sua ciência; Isaías 44:25 10 Porque confiaste na tua maldade e disseste: Ninguém me vê; a tua sabedoria e o teu conhecimento, essas coisas te perverteram; e disseste no teu coração: Eu sou, e fora de mim não há outra. Isaías 47:10 1 Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. 1 Coríntios 8:1