Comentário Bíblico
Adventista
E plantou o Senhor Deus um jardim - (cba)
Gênesis 2:8
A localização do Éden é desconhecida. O dilúvio alterou de tal forma as características físicas da Terra, que se tornou impossível a identificação atual de locais existentes antes dessa catástrofe. Comumente nos referimos a esse jardim como "paraíso", uma palavra de origem persa que significa "parque". A palavra heb. para "paraíso", pardes, ocorre algumas vezes no AT (Neemias 2:8; Eclesiastes 2:5; Cantares 4:13), mas em referência a árvores e não como um nome para o jardim do Éden. A palavra "paraíso", do grego paradeisos, foi originalmente aplicada ao lar de nossos primeiros pais pelos tradutores da LXX.
- 8 como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, a fim de que me dê madeira para as vigas das portas do castelo que pertence à casa, e para o muro da cidade, e para a casa que eu houver de ocupar. E o rei mas deu, graças à mão benéfica do meu Deus sobre mim. Neemias 2:8 5 fiz hortas e jardins, e plantei neles árvores frutíferas de todas as espécies. Eclesiastes 2:5 13 Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes; a hena juntamente com nardo, Cantares 4:13
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
jardim
Gênesis 2:8
O termo hebraico se origina de um radical que significa "estar limitado, cercado, protegido". O jardim delimitava um espaço no qual a ordem e a harmonia criadas eram visíveis. Era também um templo-jardim, que foi representado posteriormente no tabernáculo. Tanto o tabernáculo quanto o jardim serviram de local de encontro entre Deus e a humanidade.
Éden
Gênesis 2:8
É possivel que o termo se origine de um radical que denota prazer, delicia. A descrição do jardim (Gênesis 2:10-14) sugere árvores majestosas e agua em profusão, e o liga à geografia já conhecida dos leitores.
Adão coroado rei no Éden
Gênesis 2:8
Adão foi coroado rei no Éden. A ele foi dado domínio sobre todas as coisas vivas que Deus criou. O Senhor abençoou Adão e Eva com uma inteligência que não havia dado a nenhuma outra criatura. Ele fez de Adão o legítimo soberano sobre todas as obras de Suas mãos. O homem, feito à imagem divina, podia contemplar e apreciar as gloriosas obras de Deus na natureza ( The Review and Herald, 24 de fevereiro de 1874 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 2:8-14
O lugar designado para a moradia de Adão não era um palácio, mas um jardim. Quanto mais nos ambientarmos às coisas simples, e quanto menos buscarmos as coisas nas quais o orgulho e a luxúria se comprazem, estaremos mais próximos da inocência. A natureza se contenta com um '"pouco", e com aquilo que é mais natural; a graça com "menos"; porém a luxúria deseja "tudo" e não se contenta com "nada". Nenhum prazer é capaz de satisfazer a alma, exceto aquele que o próprio Deus para isto proveu e determinou. Éden significa deleite e prazer. Não importa qual tenha sido a sua localização, tinha todos os confortos desejáveis, sem nenhuma desvantagem, como jamais qualquer outra casa ou jardim existira na terra. Estava adornado com toda árvore agradável à vista, e enriquecido com toda a árvore que desse fruto agradável ao paladar e bom para se comer, como um terno Pai, Deus desejava não somente para o proveito de Adão, mas também que sentisse prazer, pois existe prazer com inocência, ou melhor ainda, o verdadeiro prazer existe somente na inocência. Quando a providência divina nos coloca em um lugar de abundância e prazer, devemos servir a Deus com alegria de coração pelas boas coisas que nos dá.
O Éden possuía duas árvores exclusivas: Primeira - No meio do jardim estava a árvore da vida. O homem podia comer desta árvore e viver. Cristo é agora a árvore da vida para nós, conforme Apocalipse 2:7; Apocalipse 12:2; e o pão da vida, conforme João 6:48,51; Segunda - A árvore da ciência do bem e do mal. Era assim chamada porque havia uma revelação positiva da vontade de Deus acerca desta árvore, de maneira que através dela, o homem era capaz de chegar ao conhecimento do bem e do mal, no sentido moral. O que é o bem? O bem é não comer desta árvore. O que é o mal? O mal é comer desta árvore. Nesta árvore Deus colocou diante de Adão o bem e o mal, a bênção e a maldição.
- 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. Apocalipse 2:7 2 E estando grávida, gritava com as dores do parto, sofrendo tormentos para dar à luz. Apocalipse 12:2 48 Eu sou o pão da vida. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. João 6:48,51
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

Minha Consagração Hoje, Pág. 126

Refletindo a Cristo, Pág. 127

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 248

Exaltai-O, Pág. 42

Patriarcas e Profetas, Pág. 46
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar. Gênesis 13:10 13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Ezequiel 28:13 8 Os cedros no jardim de Deus não o podiam esconder; as faias não igualavam os seus ramos, e os plátanos não eram como as suas varas; nenhuma árvore no jardim de Deus se assemelhava a ele na sua formosura. 9 Formoso o fiz pela abundância dos seus ramos; de modo que tiveram inveja dele todas as árvores do Edem que havia no jardim de Deus. Ezequiel 31:8,9 3 Diante dele um fogo consome, e atrás dele uma chama abrasa; a terra diante dele é como o jardim do Édem mas atrás dele um desolado deserto; sim, nada lhe escapa. Joel 2:3 24 E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida. Gênesis 3:24 16 Então saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. Gênesis 4:16 12 Porventura os deuses das nações a quem meus pais destruíram, puderam livrá-las, a saber, Gozã, Harã, Rezefe, e os filhos de Eden que estavam em Telassar? 2 Reis 19:12 23 Harã, e Cané e Edem os mercadores de Sabá, Assur e Quilmade eram teus mercadores. Ezequiel 27:23 16 Farei tremer as nações ao som da sua queda, quando o fizer descer ao Seol juntamente com os que descem à cova; e todas as árvores do Edem a flor e o melhor do Líbano, todas as que bebem águas, se consolarão nas partes inferiores da terra; 18 A quem, pois, és semelhante em glória e em grandeza entre as árvores do Eden? Todavia serás precipitado juntamente com as árvores do Eden às partes inferiores da terra; no meio dos incircuncisos jazerás com os que foram mortos à espada: este é Faraó e toda a sua multidão, diz o Senhor Deus. Ezequiel 31:16,18 15 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar. Gênesis 2:15 3 Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Edem e a sua solidão como o jardim do Senhor; gozo e alegria se acharão nela, ação de graças, e voz de cântico. Isaías 51:3
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Minha Consagração Hoje, Pág. 126

Refletindo a Cristo, Pág. 127

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 248

Exaltai-O, Pág. 42

Patriarcas e Profetas, Pág. 46