Comentário Bíblico
Adventista
Esta é a gênese - (cba)
Gênesis 2:4
A palavra "gênese", 'toledoth', é geralmente usada em referência à história familiar de uma pessoa, isto é, ao nascimento de seus filhos (ver Gênesis 5:1; Gênesis 6:9; Gênesis 11:10; etc.). Aqui ocorre o único caso em que essa palavra é usada para algo que não seja relacionamentos humanos, isto é, para "os céus e a Terra", uma frase que faz lembrar Gênesis 1:1; Gênesis 2:1. Um comentarista sugere que "gênese" se refere adequadamente à "história ou relato de sua produção". A Jewish Encyclopedia (Enciclopédia Judaica) diz, com referência a essa palavra: "O processo de criação dos céus e da Terra é visto em Gênesis 2:4 como uma história genealógica" (vrb. "Generation"). "Cada dia foi chamado uma origem ou geração, porque nele Deus gerou ou produziu alguma nova porção de Sua obra" (PP, 112).
- 1 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Gênesis 5:1 9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus. Gênesis 6:9 10 Estas são as gerações de Sem. Tinha ele cem anos, quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio. Gênesis 11:10 1 No princípio criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1 1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Gênesis 2:1 4 Eis as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus Gênesis 2:4
Quando foram criados - (cba)
Gênesis 2:4
Assim se encerra a narrativa da criação que começou com Gênesis 1:1. Estas palavras têm sido interpretadas de várias formas. São a tradução de behibare'am, expressão que não deve ser traduzida como "depois que foram criados", como às vezes ocorre. Uma vez que seu significado literal é "em sua criação", a frase toda é melhor traduzida desta forma: "Esta é a história da origem dos céus e da Terra, quando foram criados."
Quando o SENHOR Deus os criou - (cba)
Gênesis 2:4
Estas palavras introduzem o relato de Gênesis 2. Muitos comentaristas tendem a considerar Gênesis 2:4 - 3:24 como um segundo relato da criação, diferente, que se originou de outra fonte, num tempo posterior ao relato de Gênesis 1:1 - 2:4. Com respeito a essa teoria insustentável, ver a Introdução ao Gênesis. Um estudo do conteúdo deixa claro que o capítulo 2 não pode, de forma alguma, ser considerado outra versão da narrativa da criação feita no capítulo anterior. Seu propósito é colocar Adão e Eva em seu lar no jardim do Éden, e o autor do capítulo faz isso proporcionando informações adicionais, muitas das quais não pertencem à história da criação como tal. Ele descreve o Éden após ter sido criado. Sem essas informações, não só o relato desta Terra em seu estado edênico seria incompleto, mas os eventos de Gênesis 3 - a queda - dificilmente seriam compreensíveis. Gênesis 2 traz detalhes adicionais sobre a criação do homem, uma descrição de seu lar edênico, o teste de sua lealdade a Deus, ou de seu direito moral ao lar que recebera, o teste de sua inteligência ou qualificação mental para governar as obras criadas por Deus e as circunstâncias que cercaram o estabelecimento de seu primeiro lar.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
SENHOR
Gênesis 2:4
Outro nome para Deus, due se concentra em seu relacionamento único de aliança com a humanidade e, posteriormente, com a descendência de Abraão (Êxodo 3:14,15). Gênesis 2:4-6 relata o status quo anterior à obra criadora de Deus.
- 14 Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. 15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração. Êxodo 3:14,15 4 Eis as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus 5 não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra. 6 Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. Gênesis 2:4-6
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 2:4-7
Aqui dá-se um nome ao criador: "Jeová". Jeová é o nome de Deus, o qual denota que somente Ele possui o seu próprio ser a partir de si mesmo, e que Ele dá a existência a todas as criaturas e coisas. Além do mais, destacam-se as plantas e as ervas porque foram feitas e designadas como alimento para o ser humano. A terra não produziu os seus frutos por seu próprio poder: isto foi realizado pelo poder do Onipotente. Da mesma maneira, a graça da alma não cresce por si mesma no campo da natureza; é obra de Deus. A chuva também é dádiva de Deus; não choveu até que Deus tivesse feito com que chovesse.
Ainda que Deus realize as suas obras utilizando meios quando lhe apraz, Ele pode, contudo, realizar a sua obra sem utilizar qualquer meio; e ainda que não tentemos a Deus, descuidando-nos dos meios, devemos confiar nEle tanto no uso como na falta dos meios. De uma ou de outra maneira Deus regará as plantas em sua seara. A graça divina desce como o orvalho e silenciosamente rega a igreja sem fazer qualquer ruído. O homem foi criado de um pó miúdo, como aquele que existe na superfície da terra. A alma não foi criada a partir da terra, como o corpo; portanto, é uma lástima que ela tenha que apegar-se à terra e preocupar-se com assuntos terrenos. Em breve, daremos conta a Deus pela forma como temos empregado as nossas almas; e se for concluído que as temos perdido, ainda que tenha sido para ganhar o mundo, estaremos perdidos para sempre! O néscio deprecia a sua própria alma ao preocupar-se mais com o seu corpo do que com ela.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Gênesis 1:4 1 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Gênesis 5:1 1 Estas, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé, aos quais nasceram filhos depois do dilúvio. Gênesis 10:1 10 Estas são as gerações de Sem. Tinha ele cem anos, quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio. Gênesis 11:10 12 Estas são as gerações de Ismael, filho de Abraão, que Agar, a egípcia, serva de Sara, lhe deu; 19 E estas são as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou a Isaque; Gênesis 25:12,19 1 Estas são as gerações de Esaú (este é Edom): 9 Estas, pois, são as gerações de Esaú, pai dos edomeus, no monte de Seir: Gênesis 36:1,9 16 E estes são os nomes dos filhos de Levi, segundo as suas gerações: Gérson, Coate e Merári; e os anos da vida de Levi foram cento e trinta e sete anos. Êxodo 6:16 28 A chuva porventura tem pai? Ou quem gerou as gotas do orvalho? Jó 38:28 1 Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração. 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus. Salmos 90:1,2 3 O Senhor é homem de guerra; Jeová é o seu nome. Êxodo 15:3 39 Quando o povo viu isto, prostraram-se todos com o rosto em terra e disseram: O senhor é Deus! O Senhor é Deus! 1 Reis 18:39 6 e disse: Ó Senhor, Deus de nossos pais, não és tu Deus no céu? e não és tu que governas sobre todos os reinos das nações? e na tua mão há poder e força, de modo que não há quem te possa resistir. 2 Crônicas 20:6 31 Pois, quem é Deus senão o Senhor? e quem é rochedo senão o nosso Deus? Salmos 18:31 10 Porque tu és grande e operas maravilhas; só tu és Deus. Salmos 86:10 6 Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. Isaías 44:6 4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Apocalipse 1:4,8 17 dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, porque tens tomado o teu grande poder, e começaste a reinar. Apocalipse 11:17 5 E ouvi o anjo das águas dizer: Justo és tu, que és e que eras, o Santo; porque julgaste estas coisas; Apocalipse 16:5