Almeida AtualizadaC 27 29V 12 14
13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Comentário Bíblico
Adventista
Éden - (cba)
Ezequiel 28:13
O termo deve aqui ser considerado em seu sentido mais amplo, como o lugar da habitação de Deus (ver PP, 35). O contexto reproduzido é de quando Lúcifer ainda não havia caído. A criação da Terra e a colocação de nossos primeiros pais no Éden ocorreram após a queda dele (ver PP, 36; HR, 20; SP1, 23; PE, 146).
Todas as pedras preciosas - (cba)
Ezequiel 28:13
As pedras mencionadas aqui se encontram também na lista de pedras preciosas que se encontravam no peitoral do sumo sacerdote (Êxodo 28:17-20; Ezequiel 39:8-14); contudo, a ordem em que são mencionadas não é a mesma. Na LXX, as duas listas são idênticas. A enumeração dessas várias joias enfatiza a exaltada posição do anjo mais honrado no Céu.
- 17 E o encherás de pedras de engaste, em quatro fileiras: a primeira será de uma cornalina, um topázio e uma esmeralda; 18 a segunda fileira será de uma granada, uma safira e um ônix; 19 a terceira fileira será de um jacinto, uma ágata e uma ametista; 20 e a quarta fileira será de uma crisólita, um berilo e um jaspe; elas serão guarnecidas de ouro nos seus engastes. Êxodo 28:17-20 8 Eis que isso vem, e se cumprirá, diz o Senhor Deus; este é o dia de que tenho falado. 9 E os habitantes das cidades de Israel sairão, e com as armas acenderão o fogo, e queimarão os escudos e os paveses, os arcos e as flechas, os bastões de mão e as lanças; acenderão o fogo com tudo isso por sete anos; 10 e não trarão lenha do campo, nem a cortarão dos bosques, mas com as armas acenderão o fogo; e roubarão aos que os roubaram, e despojarão aos que os despojaram, diz o Senhor Deus. 11 Naquele dia, darei a Gogue como lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar, o qual fará parar os que por ele passarem; e ali sepultarão a Gogue, e a toda a sua multidão, e lhe chamarão o Vale de Hamom-Gogue. 12 E a casa de Israel levará sete meses em sepultá-los, para purificar a terra. 13 Sim, todo o povo da terra os enterrará; e isto lhes servirá de fama, no dia em que eu for glorificado, diz o Senhor Deus. 14 Separarão, pois, homens que incessantemente percorrerão a terra, para que sepultem os que tiverem ficado sobre a face da terra, para a purificarem. Depois de passados sete meses, farão a busca; Ezequiel 39:8-14
Engastes - (cba)
Ezequiel 28:13
Do heb. tuppim, singular tof, geralmente um pequeno tambor. Pode ser que tof se refira aqui à cavidade em que uma pedra preciosa é embutida, já que ocorre junto a uma lista de outras pedras.
Ornamentos - (cba)
Ezequiel 28:13
Do heb. neqovim, palavra de significado incerto, definida por alguns como "minas". Outros acham que a palavra se refira aos orifícios em que as pedras preciosas são inseridas. Se este último significado está correto, a passagem descreve o suntuoso engaste dessas pedras preciosas.
Foste criado - (cba)
Ezequiel 28:13
Por se tratar de um ser criado, Lúcifer era distintamente inferior ao Pai e ao Filho, em quem havia vida original, não emprestada, não derivada. Contudo, foi com o Filho que Lúcifer reivindicou igualdade. Quando Deus disse ao Filho: "Façamos o homem à Nossa imagem", Satanás teve ciúmes de Jesus (ver PE, 145). Desejava ser consultado na formação do homem. Ao aspirar, assim, ao poder que era prerrogativa apenas do Criador exercer, caiu de sua exaltada posição e se tornou o diabo. É incorreto dizer que Deus criou o diabo. Deus criou um belo anjo, santo e imaculado, mas esse anjo fez de si mesmo um diabo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Esta História uma Salvaguarda Perpétua
Ezequiel 28:1-26
O primeiro pecador foi aquele a quem Deus havia exaltado grandemente. Ele é representado sob a figura do príncipe de Tiro florescendo em poder e magnificência. Pouco a pouco Satanás veio a satisfazer o desejo de exaltação própria. A Escritura diz: “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor”. “Tu disseste no teu coração: ... Eu exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus; ... serei como o Altíssimo”. Embora toda a sua glória fosse de Deus, esse poderoso anjo passou a considerá-la como pertencente a si mesmo. Não contente com sua posição, embora honrado acima das hostes celestiais, ele se aventurou a cobiçar a homenagem devida somente ao Criador. Em vez de procurar tornar Deus supremo nas afeições e fidelidade de todos os seres criados, era seu esforço garantir o serviço e a lealdade deles para si mesmo. E cobiçando a glória com que o Pai infinito investiu Seu Filho, este príncipe dos anjos aspirou ao poder que era prerrogativa somente de Cristo.
Até o fim da controvérsia no céu, o grande usurpador continuou a justificar-se. Quando foi anunciado que com todos os seus simpatizantes ele deveria ser expulso das moradas da bem-aventurança, então o líder rebelde confessou corajosamente seu desprezo pela lei do Criador. Ele denunciou os estatutos divinos como uma restrição de sua liberdade, e declarou que era seu propósito assegurar a abolição da lei. De comum acordo, Satanás e seu exército lançaram a culpa de sua rebelião inteiramente sobre Cristo, declarando que, se não tivessem sido repreendidos, nunca teriam se rebelado.
A rebelião de Satanás deveria ser uma lição para o universo por todas as eras vindouras, um testemunho perpétuo da natureza e dos terríveis resultados do pecado. A operação do governo de Satanás, seus efeitos tanto sobre os homens como sobre os anjos, mostrariam o que deve ser o fruto de pôr de lado a autoridade divina. Isso testemunharia que com a existência do governo de Deus e Sua lei está ligado o bem-estar de todas as criaturas que Ele fez. Assim, a história desse terrível experimento de rebelião deveria ser uma salvaguarda perpétua para todas as inteligências santas, para evitar que fossem enganadas quanto à natureza da transgressão, para salvá-las de cometer pecado e sofrer seu castigo.
A qualquer momento Deus pode retirar do impenitente os sinais de Sua maravilhosa misericórdia e amor. Oh, que as agências humanas possam considerar qual será o resultado seguro de sua ingratidão para com Ele e de sua desconsideração do infinito Dom de Cristo ao nosso mundo! Se continuarem a amar a transgressão mais do que a obediência, as presentes bênçãos e a grande misericórdia de Deus que agora desfrutam, mas não apreciam, finalmente se tornarão a ocasião de sua ruína eterna. Quando for tarde demais para eles verem e entenderem o que desprezaram como nada, eles saberão o que significa estar sem Deus, sem esperança. Então eles perceberão o que perderam ao escolher serem desleais a Deus e permanecerem em rebelião aos Seus mandamentos ( Manuscrito 125, 1907 ).
Um Movimento Geral Representado
Ezequiel 28:1-26
Peço ao nosso povo que estude o capítulo vinte e oito de Ezequiel. A representação aqui feita, embora se refira principalmente a Lúcifer, o anjo caído, tem ainda um significado mais amplo. Não é descrito um ser, mas um movimento geral, e um que testemunharemos. Um estudo fiel deste capítulo deve levar aqueles que estão buscando a verdade a andar em toda a luz que Deus deu ao Seu povo, para que não sejam enganados pelos enganos destes últimos dias ( Testemunhos Especiais, Série B, No. 17a, página 30 ).
Por que Deus não podia fazer mais
Ezequiel 28:12-15
Ver Isaías 14:12-14. Satanás, o chefe dos anjos caídos, já teve uma posição enaltecida no céu. Ele foi o próximo em honra a Cristo. O conhecimento que ele, bem como os anjos que caíram com ele, tinham do caráter de Deus, de Sua bondade, Sua misericórdia, sabedoria e excelente glória, tornou sua culpa imperdoável.
Não havia esperança possível para a redenção daqueles que testemunharam e desfrutaram da inexprimível glória do céu, e viram a terrível majestade de Deus e, na presença de toda essa glória, se rebelaram contra Ele. Não houve novas e maravilhosas exibições do exaltado poder de Deus que pudessem impressioná-los tão profundamente quanto as que já haviam experimentado. Se eles pudessem se rebelar na própria presença de uma glória inexprimível, não poderiam ser colocados em condição mais favorável para serem provados. Não havia força de reserva de poder, nem havia maiores alturas e profundidades de glória infinita para dominar suas dúvidas ciumentas e murmuração rebelde ( Redenção; ou a tentação de Cristo no deserto, 18, 19 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ezequiel 28:1-19
Etbaal ou Itobal era o príncipe ou rei de Tiro; e havendo se enaltecido com orgulho excessivo, reivindicou honras divinas. o orgulho é o pecado peculiar de nossa natureza caída. Nenhuma sabedoria pode conduzir à felicidade neste mundo ou no vindouro, salvo aquela que o Senhor nos dá, o altivo príncipe de Tiro pensou que era capaz de proteger o seu povo por seu próprio poder, e considerou-se igual aos habitantes do céu. Se fosse possível habitar no jardim do Éden, ou até mesmo entrar no céu, nenhuma felicidade sólida poderia ser desfrutada sem uma mente humilde, santa e espiritual. Todo orgulho espiritual é especialmente diabólico. Aqueles que o permitem devem ter a expectativa de perecer.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 763

Patriarcas e Profetas, Pág. 35

O Grande Conflito, Pág. 494
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 Os cedros no jardim de Deus não o podiam esconder; as faias não igualavam os seus ramos, e os plátanos não eram como as suas varas; nenhuma árvore no jardim de Deus se assemelhava a ele na sua formosura. 9 Formoso o fiz pela abundância dos seus ramos; de modo que tiveram inveja dele todas as árvores do Edem que havia no jardim de Deus. Ezequiel 31:8,9 35 E dirão: Esta terra que estava assolada tem-se tornado como jardim do Eden; e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, estão fortalecidas e habitadas. Ezequiel 36:35 8 Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado. Gênesis 2:8 23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado. 24 E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida. Gênesis 3:23,24 10 Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar. Gênesis 13:10 3 Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Edem e a sua solidão como o jardim do Senhor; gozo e alegria se acharão nela, ação de graças, e voz de cântico. Isaías 51:3 3 Diante dele um fogo consome, e atrás dele uma chama abrasa; a terra diante dele é como o jardim do Édem mas atrás dele um desolado deserto; sim, nada lhe escapa. Joel 2:3 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. Apocalipse 2:7 16 A Síria negociava contigo por causa da multidão das tuas manufaturas; pelas tuas mercadorias trocavam granadas, púrpura, obras bordadas, linho fino, corais e rubis. 22 Os mercadores de Sabá e Raamá igualmente negociavam contigo; pelas tuas mercadorias trocavam as melhores de todas as especiarias e toda a pedra preciosa e ouro. Ezequiel 27:16,22 11 O nome do primeiro é Pisom: este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro; 12 e o ouro dessa terra é bom: ali há o bdélio, e a pedra de berilo. Gênesis 2:11,12 17 E o encherás de pedras de engaste, em quatro fileiras: a primeira será de uma cornalina, um topázio e uma esmeralda; 18 a segunda fileira será de uma granada, uma safira e um ônix; 19 a terceira fileira será de um jacinto, uma ágata e uma ametista; 20 e a quarta fileira será de uma crisólita, um berilo e um jaspe; elas serão guarnecidas de ouro nos seus engastes. Êxodo 28:17-20 10 E engastaram nele quatro fileiras de pedras: a primeira delas era de um sárdio, um topázio e uma esmeralda; 11 a segunda fileira era de uma granada, uma safira e um ônix; 12 a terceira fileira era de um jacinto, uma ágata e uma ametista; 13 e a quarta fileira era de uma crisólita, um berilo e um jaspe; eram elas engastadas nos seus engastes de ouro. 14 Estas pedras, pois, eram doze, segundo os nomes dos filhos de Israel; eram semelhantes a gravuras de selo, cada uma com o nome de uma das doze tribos. 15 Também fizeram sobre o peitoral cadeiazinhas, semelhantes a cordas, obra de trança, de ouro puro. 16 Fizeram também dois engastes de ouro e duas argolas de ouro, e fixaram as duas argolas nas duas extremidades do peitoral. 17 E meteram as duas cadeiazinhas de trança de ouro nas duas argolas, nas extremidades do peitoral. 18 E as outras duas pontas das duas cadeiazinhas de trança meteram nos dois engastes, e as puseram sobre as ombreiras do éfode, na parte dianteira dele. 19 Fizeram outras duas argolas de ouro, que puseram nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que estava junto ao éfode por dentro. 20 Fizeram mais duas argolas de ouro, que puseram nas duas ombreiras do éfode, debaixo, na parte dianteira dele, junto à sua costura, acima do cinto de obra esmerada do éfode. 21 E ligaram o peitoral, pelas suas argolas, às argolas do éfode por meio de um cordão azul, para que estivesse sobre o cinto de obra esmerada do éfode, e o peitoral não se separasse do éfode, como o Senhor ordenara a Moisés. Êxodo 39:10-21 11 e aflita arrojada com a tormenta e desconsolada eis que eu assentarei as tuas pedras com antimônio, e lançarei os teus alicerces com safiras. 12 Farei os teus baluartes de rubis, e as tuas portas de carbúnculos, e toda a tua muralha de pedras preciosas. Isaías 54:11,12 4 A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundícia da prostituição; Apocalipse 17:4 19 Os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento era de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda; 20 o quinto, de sardônica; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; o duodécimo, de ametista. Apocalipse 21:19,20 13 E eu farei cessar o arruído das tuas cantigas, e o som das tuas harpas não se ouvira mais; Ezequiel 26:13 11 Está derrubada até o Seol a tua pompa, o som dos teus alaúdes; os bichinhos debaixo de ti se estendem e os bichos te cobrem. Isaías 14:11 16 Toma a harpa, rodeia a cidade, ó prostituta, entregue ao esquecimento; toca bem, canta muitos cânticos, para que haja memória de ti. Isaías 23:16 32 E a cada golpe do bordão de castigo, que o Senhor lhe der, haverá tamboris e harpas; e com combates de brandimento combaterá contra eles. Isaías 30:32 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. Ezequiel 28:15 30 Torne a tua espada à sua bainha. No lugar em que foste criado, na terra do teu nascimento, eu te julgarei. Ezequiel 21:30 16 Farei tremer as nações ao som da sua queda, quando o fizer descer ao Seol juntamente com os que descem à cova; e todas as árvores do Edem a flor e o melhor do Líbano, todas as que bebem águas, se consolarão nas partes inferiores da terra; Ezequiel 31:16 8 Cessa o folguedo dos tamboris, acaba a algazarra dos jubilantes, cessa a alegria da harpa. Isaías 24:8