Comentário Bíblico
Adventista
Teus santuários - (cba)
Ezequiel 28:18
Muitos manuscritos hebraicos e algumas versões dizem "teu santuário". A óbvia referência é ao próprio lugar santo do Céu, que foi contaminado pela
E te reduzi a cinzas - (cba)
Ezequiel 28:18
A destruição de Satanás é ilustrada com a figura da eliminação de Tiro e de seu rei pelo fogo. Na verdade, a aniquilação do instigador do mal será pelo fogo que, no último dia, removerá todo vestígio de pecado e purificará a Terra para futura habitação dos justos (Apocalipse 20:14,15; Apocalipse 21:1).
- 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:14,15 1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. Apocalipse 21:1
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Esta História uma Salvaguarda Perpétua
Ezequiel 28:1-26
O primeiro pecador foi aquele a quem Deus havia exaltado grandemente. Ele é representado sob a figura do príncipe de Tiro florescendo em poder e magnificência. Pouco a pouco Satanás veio a satisfazer o desejo de exaltação própria. A Escritura diz: “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor”. “Tu disseste no teu coração: ... Eu exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus; ... serei como o Altíssimo”. Embora toda a sua glória fosse de Deus, esse poderoso anjo passou a considerá-la como pertencente a si mesmo. Não contente com sua posição, embora honrado acima das hostes celestiais, ele se aventurou a cobiçar a homenagem devida somente ao Criador. Em vez de procurar tornar Deus supremo nas afeições e fidelidade de todos os seres criados, era seu esforço garantir o serviço e a lealdade deles para si mesmo. E cobiçando a glória com que o Pai infinito investiu Seu Filho, este príncipe dos anjos aspirou ao poder que era prerrogativa somente de Cristo.
Até o fim da controvérsia no céu, o grande usurpador continuou a justificar-se. Quando foi anunciado que com todos os seus simpatizantes ele deveria ser expulso das moradas da bem-aventurança, então o líder rebelde confessou corajosamente seu desprezo pela lei do Criador. Ele denunciou os estatutos divinos como uma restrição de sua liberdade, e declarou que era seu propósito assegurar a abolição da lei. De comum acordo, Satanás e seu exército lançaram a culpa de sua rebelião inteiramente sobre Cristo, declarando que, se não tivessem sido repreendidos, nunca teriam se rebelado.
A rebelião de Satanás deveria ser uma lição para o universo por todas as eras vindouras, um testemunho perpétuo da natureza e dos terríveis resultados do pecado. A operação do governo de Satanás, seus efeitos tanto sobre os homens como sobre os anjos, mostrariam o que deve ser o fruto de pôr de lado a autoridade divina. Isso testemunharia que com a existência do governo de Deus e Sua lei está ligado o bem-estar de todas as criaturas que Ele fez. Assim, a história desse terrível experimento de rebelião deveria ser uma salvaguarda perpétua para todas as inteligências santas, para evitar que fossem enganadas quanto à natureza da transgressão, para salvá-las de cometer pecado e sofrer seu castigo.
A qualquer momento Deus pode retirar do impenitente os sinais de Sua maravilhosa misericórdia e amor. Oh, que as agências humanas possam considerar qual será o resultado seguro de sua ingratidão para com Ele e de sua desconsideração do infinito Dom de Cristo ao nosso mundo! Se continuarem a amar a transgressão mais do que a obediência, as presentes bênçãos e a grande misericórdia de Deus que agora desfrutam, mas não apreciam, finalmente se tornarão a ocasião de sua ruína eterna. Quando for tarde demais para eles verem e entenderem o que desprezaram como nada, eles saberão o que significa estar sem Deus, sem esperança. Então eles perceberão o que perderam ao escolher serem desleais a Deus e permanecerem em rebelião aos Seus mandamentos ( Manuscrito 125, 1907 ).
Um Movimento Geral Representado
Ezequiel 28:1-26
Peço ao nosso povo que estude o capítulo vinte e oito de Ezequiel. A representação aqui feita, embora se refira principalmente a Lúcifer, o anjo caído, tem ainda um significado mais amplo. Não é descrito um ser, mas um movimento geral, e um que testemunharemos. Um estudo fiel deste capítulo deve levar aqueles que estão buscando a verdade a andar em toda a luz que Deus deu ao Seu povo, para que não sejam enganados pelos enganos destes últimos dias ( Testemunhos Especiais, Série B, No. 17a, página 30 ).
A atuação corrupta de Satanás
Ezequiel 28:15-19
Ver Isaías 14:12-15; Apocalipse 12:7-9. Há uma grande rebelião no universo terrestre. Não existe um grande líder dessa rebelião? Não é Satanás a vida e a alma de toda espécie de rebelião que ele mesmo instigou? Ele não é o primeiro grande apóstata de Deus? Existe uma rebelião. Lúcifer se revoltou de sua lealdade e faz guerra ao governo divino. Cristo é designado para acabar com a rebelião. Ele faz deste mundo Seu campo de batalha. Ele está à frente da família humana. Ele reveste Sua divindade com a humanidade e Ele passa sobre o terreno onde Adão caiu e suporta todos os assaltos das tentações de Satanás, mas Ele não cede em uma única instância.
- 12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; 14 subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. 15 Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo. Isaías 14:12-15 7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, 8 mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:7-9
A salvação de um mundo está em jogo. Ele resistiu ao arquienganador. Em favor do homem, Ele deve vencer como homem, e da mesma maneira o homem deve vencer “está escrito”. Suas próprias palavras sob o disfarce da humanidade seriam mal julgadas, mal interpretadas, falsificadas. Suas próprias palavras ditas como o divino Filho de Deus não podiam ser falsificadas.
Será no último grande dia quando cada caso recebe como suas obras foram; será a condenação final e eterna do diabo e de todos os seus simpatizantes e de todos os que serviram sob sua jurisdição e se identificaram com ele. Ele terá um motivo para designar para sua rebelião? Quando o Juiz de todo o mundo exige: Por que fizeste assim? que razão ele pode atribuir, que causa ele pode pleitear? Tenha em mente que toda língua está em silêncio, toda boca que esteve tão pronta para falar mal, tão pronta para acusar, tão pronta para proferir palavras de recriminação e falsidade é interrompida, e todo o mundo de rebelião fica sem palavras diante de Deus; suas línguas se apegam ao céu da boca. O lugar onde o pecado entrou pode ser especificado.
“Tu eras perfeito nos teus caminhos... até que se achou iniqüidade em ti.” “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor.” Tudo isso foi dom de Deus. Deus não era responsável por isso – tornando o querubim da cobertura belo, nobre e bom. “Com a multidão das tuas mercadorias encheram de violência o meio de ti, e pecaste; ... Neste lugar, o “tráfico” é o emblema da administração corrupta. Denota a introdução do egoísmo em ofícios espirituais. Nada no serviço espiritual é aceitável a Deus, exceto os propósitos e obras que são para o bem do universo. Fazer o bem aos outros redundará para a glória de Deus.
Os princípios da operação de Satanás no céu são os mesmos princípios pelos quais ele trabalha por meio de agentes humanos neste mundo. É por meio desses princípios corruptores que cada império terreno e as igrejas têm sido cada vez mais corrompidos. É pela aplicação desses princípios que Satanás engana e corrompe o mundo inteiro desde o princípio até o fim. Ele continua esse mesmo trabalho de política, originalmente iniciado no universo celestial. Ele está energizando o mundo inteiro com sua violência com a qual corrompeu o mundo nos dias de Noé ( Carta 156, 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ezequiel 28:1-19
Etbaal ou Itobal era o príncipe ou rei de Tiro; e havendo se enaltecido com orgulho excessivo, reivindicou honras divinas. o orgulho é o pecado peculiar de nossa natureza caída. Nenhuma sabedoria pode conduzir à felicidade neste mundo ou no vindouro, salvo aquela que o Senhor nos dá, o altivo príncipe de Tiro pensou que era capaz de proteger o seu povo por seu próprio poder, e considerou-se igual aos habitantes do céu. Se fosse possível habitar no jardim do Éden, ou até mesmo entrar no céu, nenhuma felicidade sólida poderia ser desfrutada sem uma mente humilde, santa e espiritual. Todo orgulho espiritual é especialmente diabólico. Aqueles que o permitem devem ter a expectativa de perecer.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 763

O Grande Conflito, Pág. 672

O Grande Conflito, Pág. 504

Cristo Triunfante, Pág. 11

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 360
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Visto como se elevou o teu coração, e disseste: Eu sou um deus, na cadeira dos deuses me assento, no meio dos mares; todavia tu és homem, e não deus, embora consideres o teu coração como se fora o coração de um deus. 13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. 14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. 16 Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas. Ezequiel 28:2,13,14,16 36 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Marcos 8:36 4 E ainda destes tomarás alguns e, lançando-os no meio do fogo, os queimarás no fogo; e dali sairá um fogo contra toda a casa de Israel. Ezequiel 5:4 15 O espinheiro, porém, respondeu às árvores: Se de boa fé me ungis por vosso rei, vinde refugiar-vos debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro, e devore os cedros do Líbano. 20 mas se não, saia fogo de Abimeleque, e devore os cidadãos de Siquém, e a Bete-Milo; e saia fogo dos cidadãos de Siquém e de Bete-Milo, e devore Abimeleque. Juízes 9:15,20 9 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Tiro, sim, por quatro, não retirarei o castigo; porque entregaram todos os cativos a Edom, e não se lembraram da aliança dos irmãos. 10 por isso porei fogo ao muro de Tiro, e ele consumirá os seus palácios. 14 Por isso porei fogo ao muro de Rabá, fogo que lhe consumirá os palácios, com alarido no dia da batalha, com tempestade no dia do turbilhão. Amós 1:9,10,14 2 Por isso porei fogo a Moabe, e ele consumirá os palácios de Queriote; e Moabe morrerá com grande estrondo, com alarido, e som de trombeta. 5 Por isso porei fogo a Judá, e ele consumirá os palácios de Jerusalém. Amós 2:2,5 8 Por isso, num mesmo dia virão as suas pragas, a morte, e o pranto, e a fome; e será consumida no fogo; porque forte é o Senhor Deus que a julga. Apocalipse 18:8 3 E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos exércitos. Malaquias 4:3 6 se, reduzindo a cinza as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à destruição, havendo-as posto para exemplo aos que vivessem impiamente; 2 Pedro 2:6
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 763

O Grande Conflito, Pág. 672

O Grande Conflito, Pág. 504

Cristo Triunfante, Pág. 11

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 360