Comentário Bíblico
Adventista
Na multiplicação do teu comércio - (cba)
Ezequiel 28:16
A imagem é extraída do comércio de Tiro, mas a figura do rei de Tiro não se perde. A obra de Lúcifer em disseminar a rebelião no Céu é comparada ao comércio ganancioso e, muitas vezes, desonesto de Tiro.
E te farei perecer - (cba)
Ezequiel 28:16
Este é sentido do texto hebraico. Segundo algumas traduções que seguem a LXX, é o querubim cobridor quem expulsa Lúcifer. A RSV, por exemplo, diz: "E o querubim guardião te lançou fora." A mudança é desnecessária e injustificada, e obscurece o fato de que Satanás era o "querubim cobridor" (DTN, 758). Em Apocalipse 12:7-9, Miguel (Cristo; ver com. de Daniel 10:13) é descrito como o líder das forças que expulsam o arquirrebelde do Céu.
- 7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, 8 mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:7-9 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia. Daniel 10:13
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Esta História uma Salvaguarda Perpétua
Ezequiel 28:1-26
O primeiro pecador foi aquele a quem Deus havia exaltado grandemente. Ele é representado sob a figura do príncipe de Tiro florescendo em poder e magnificência. Pouco a pouco Satanás veio a satisfazer o desejo de exaltação própria. A Escritura diz: “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor”. “Tu disseste no teu coração: ... Eu exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus; ... serei como o Altíssimo”. Embora toda a sua glória fosse de Deus, esse poderoso anjo passou a considerá-la como pertencente a si mesmo. Não contente com sua posição, embora honrado acima das hostes celestiais, ele se aventurou a cobiçar a homenagem devida somente ao Criador. Em vez de procurar tornar Deus supremo nas afeições e fidelidade de todos os seres criados, era seu esforço garantir o serviço e a lealdade deles para si mesmo. E cobiçando a glória com que o Pai infinito investiu Seu Filho, este príncipe dos anjos aspirou ao poder que era prerrogativa somente de Cristo.
Até o fim da controvérsia no céu, o grande usurpador continuou a justificar-se. Quando foi anunciado que com todos os seus simpatizantes ele deveria ser expulso das moradas da bem-aventurança, então o líder rebelde confessou corajosamente seu desprezo pela lei do Criador. Ele denunciou os estatutos divinos como uma restrição de sua liberdade, e declarou que era seu propósito assegurar a abolição da lei. De comum acordo, Satanás e seu exército lançaram a culpa de sua rebelião inteiramente sobre Cristo, declarando que, se não tivessem sido repreendidos, nunca teriam se rebelado.
A rebelião de Satanás deveria ser uma lição para o universo por todas as eras vindouras, um testemunho perpétuo da natureza e dos terríveis resultados do pecado. A operação do governo de Satanás, seus efeitos tanto sobre os homens como sobre os anjos, mostrariam o que deve ser o fruto de pôr de lado a autoridade divina. Isso testemunharia que com a existência do governo de Deus e Sua lei está ligado o bem-estar de todas as criaturas que Ele fez. Assim, a história desse terrível experimento de rebelião deveria ser uma salvaguarda perpétua para todas as inteligências santas, para evitar que fossem enganadas quanto à natureza da transgressão, para salvá-las de cometer pecado e sofrer seu castigo.
A qualquer momento Deus pode retirar do impenitente os sinais de Sua maravilhosa misericórdia e amor. Oh, que as agências humanas possam considerar qual será o resultado seguro de sua ingratidão para com Ele e de sua desconsideração do infinito Dom de Cristo ao nosso mundo! Se continuarem a amar a transgressão mais do que a obediência, as presentes bênçãos e a grande misericórdia de Deus que agora desfrutam, mas não apreciam, finalmente se tornarão a ocasião de sua ruína eterna. Quando for tarde demais para eles verem e entenderem o que desprezaram como nada, eles saberão o que significa estar sem Deus, sem esperança. Então eles perceberão o que perderam ao escolher serem desleais a Deus e permanecerem em rebelião aos Seus mandamentos ( Manuscrito 125, 1907 ).
Um Movimento Geral Representado
Ezequiel 28:1-26
Peço ao nosso povo que estude o capítulo vinte e oito de Ezequiel. A representação aqui feita, embora se refira principalmente a Lúcifer, o anjo caído, tem ainda um significado mais amplo. Não é descrito um ser, mas um movimento geral, e um que testemunharemos. Um estudo fiel deste capítulo deve levar aqueles que estão buscando a verdade a andar em toda a luz que Deus deu ao Seu povo, para que não sejam enganados pelos enganos destes últimos dias ( Testemunhos Especiais, Série B, No. 17a, página 30 ).
A atuação corrupta de Satanás
Ezequiel 28:15-19
Ver Isaías 14:12-15; Apocalipse 12:7-9. Há uma grande rebelião no universo terrestre. Não existe um grande líder dessa rebelião? Não é Satanás a vida e a alma de toda espécie de rebelião que ele mesmo instigou? Ele não é o primeiro grande apóstata de Deus? Existe uma rebelião. Lúcifer se revoltou de sua lealdade e faz guerra ao governo divino. Cristo é designado para acabar com a rebelião. Ele faz deste mundo Seu campo de batalha. Ele está à frente da família humana. Ele reveste Sua divindade com a humanidade e Ele passa sobre o terreno onde Adão caiu e suporta todos os assaltos das tentações de Satanás, mas Ele não cede em uma única instância.
- 12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; 14 subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. 15 Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo. Isaías 14:12-15 7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, 8 mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:7-9
A salvação de um mundo está em jogo. Ele resistiu ao arquienganador. Em favor do homem, Ele deve vencer como homem, e da mesma maneira o homem deve vencer “está escrito”. Suas próprias palavras sob o disfarce da humanidade seriam mal julgadas, mal interpretadas, falsificadas. Suas próprias palavras ditas como o divino Filho de Deus não podiam ser falsificadas.
Será no último grande dia quando cada caso recebe como suas obras foram; será a condenação final e eterna do diabo e de todos os seus simpatizantes e de todos os que serviram sob sua jurisdição e se identificaram com ele. Ele terá um motivo para designar para sua rebelião? Quando o Juiz de todo o mundo exige: Por que fizeste assim? que razão ele pode atribuir, que causa ele pode pleitear? Tenha em mente que toda língua está em silêncio, toda boca que esteve tão pronta para falar mal, tão pronta para acusar, tão pronta para proferir palavras de recriminação e falsidade é interrompida, e todo o mundo de rebelião fica sem palavras diante de Deus; suas línguas se apegam ao céu da boca. O lugar onde o pecado entrou pode ser especificado.
“Tu eras perfeito nos teus caminhos... até que se achou iniqüidade em ti.” “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor.” Tudo isso foi dom de Deus. Deus não era responsável por isso – tornando o querubim da cobertura belo, nobre e bom. “Com a multidão das tuas mercadorias encheram de violência o meio de ti, e pecaste; ... Neste lugar, o “tráfico” é o emblema da administração corrupta. Denota a introdução do egoísmo em ofícios espirituais. Nada no serviço espiritual é aceitável a Deus, exceto os propósitos e obras que são para o bem do universo. Fazer o bem aos outros redundará para a glória de Deus.
Os princípios da operação de Satanás no céu são os mesmos princípios pelos quais ele trabalha por meio de agentes humanos neste mundo. É por meio desses princípios corruptores que cada império terreno e as igrejas têm sido cada vez mais corrompidos. É pela aplicação desses princípios que Satanás engana e corrompe o mundo inteiro desde o princípio até o fim. Ele continua esse mesmo trabalho de política, originalmente iniciado no universo celestial. Ele está energizando o mundo inteiro com sua violência com a qual corrompeu o mundo nos dias de Noé ( Carta 156, 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ezequiel 28:1-19
Etbaal ou Itobal era o príncipe ou rei de Tiro; e havendo se enaltecido com orgulho excessivo, reivindicou honras divinas. o orgulho é o pecado peculiar de nossa natureza caída. Nenhuma sabedoria pode conduzir à felicidade neste mundo ou no vindouro, salvo aquela que o Senhor nos dá, o altivo príncipe de Tiro pensou que era capaz de proteger o seu povo por seu próprio poder, e considerou-se igual aos habitantes do céu. Se fosse possível habitar no jardim do Éden, ou até mesmo entrar no céu, nenhuma felicidade sólida poderia ser desfrutada sem uma mente humilde, santa e espiritual. Todo orgulho espiritual é especialmente diabólico. Aqueles que o permitem devem ter a expectativa de perecer.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 763

O Grande Conflito, Pág. 672

Cristo Triunfante, Pág. 13
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 12 Társis negociava contigo, por causa da abundância de toda a casta de riquezas; seus negociantes trocavam pelas tuas mercadorias prata, ferro, estanho, e chumbo. 13 Javã, Tubál e Meseque eram teus mercadores; pelas tuas mercadorias trocavam as pessoas de homens e vasos de bronze. 14 Os da casa de Togarma trocavam pelas tuas mercadorias cavalos e ginetes e machos; 15 os homens de Dedã eram teus mercadores; muitas ilhas eram o mercado da tua mão; tornavam a trazer-te em troca de dentes de marfim e pau de ébano. 16 A Síria negociava contigo por causa da multidão das tuas manufaturas; pelas tuas mercadorias trocavam granadas, púrpura, obras bordadas, linho fino, corais e rubis. 17 Judá e a terra de Israel eram teus mercadores; pelas tuas mercadorias trocavam o trigo de Minite, cera, mel, azeite e bálsamo. 18 Por causa da multidão das tuas manufaturas, por causa da multidão de toda a sorte de riquezas, Damasco negociava contigo em vinho de Helbom e lã branca. 19 Vedã e Javã de Uzal trocavam lã fiada pelas tuas manufaturas; ferro polido, cássia e cálamo aromático achavam-se entre as tuas mercadorias. 20 Dedã negociava contigo em suadouros para cavalgar. 21 Arábia e todos os príncipes de Quedar também eram os mercadores ao teu serviço; em cordeiros, carneiros e bodes, nestas coisas negociavam contigo. 22 Os mercadores de Sabá e Raamá igualmente negociavam contigo; pelas tuas mercadorias trocavam as melhores de todas as especiarias e toda a pedra preciosa e ouro. 23 Harã, e Cané e Edem os mercadores de Sabá, Assur e Quilmade eram teus mercadores. 24 Estes negociavam contigo em roupas escolhidas, em agasalho de azul e de obra bordada, e em cofres de roupas preciosas, amarrados com cordas e feitos de cedro. 25 Os navios de Társis eram as tuas caravanas para a tua mercadoria; e te encheste, e te glorificaste muito no meio dos mares. 26 Os teus remadores te conduziram sobre grandes águas; o vento oriental te quebrantou no meio dos mares. 27 As tuas riquezas, os teus bens, as tuas mercadorias, os teus marinheiros e os teus pilotos, os teus calafates, e os que faziam os teus negócios, e todos os teus soldados, que estão em ti, juntamente com toda a tua companhia, que está no meio de ti, se submergirão no meio dos mares no dia da tua queda. 28 Ao estrondo da gritaria dos teus pilotos tremerão os arrabaldes. 29 E todos os que pegam no remo, os marinheiros, e todos os pilotos do mar descerão de seus navios, e pararão em terra, 30 e farão ouvir a sua voz sobre ti, e gritarão amargamente; lançarão pó sobre as cabeças, e na cinza se revolverão; 31 e se farão calvos por tua causa, e se cingirão de sacos, e chorarão sobre ti com amargura de alma, com amarga lamentação. 32 No seu pranto farão uma lamentação sobre ti, na qual dirão: Quem foi como Tiro, como a que está reduzida ao silêncio no meio do mar? 33 Quando as tuas mercadorias eram exportadas pelos mares, fartaste a muitos povos; com a multidão das tuas riquezas e das tuas mercadorias, enriqueceste os reis da terra. 34 No tempo em que foste quebrantada pelos mares, nas profundezas das águas, caíram no meio de ti todas as tuas mercadorias e toda a tua companhia. 35 Todos os moradores das ilhas estão a teu respeito cheios de espanto; e os seus reis temem em grande maneira, e estão de semblante perturbado. 36 Os mercadores dentre os povos te dão vaias; tu te tornaste em grande espanto, e nao mais existiras. Ezequiel 27:12-36 17 No fim de setenta anos o Senhor visitará a Tiro, e ela tornará à sua ganância de prostituta, e fornicará com todos os reinos que há sobre a face da terra. 18 E será consagrado ao Senhor o seu comércio e a sua ganância de prostituta; não se entesourará, nem se guardará; mas o seu comércio será para os que habitam perante o Senhor, para que comam suficientemente; e tenham vestimenta esplêndida. Isaías 23:17,18 7 Quanto a Canaã, tem nas mãos balança enganadora; ama a opressão. Oséias 12:7 45 Então, entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam, 46 dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa será casa de oração; vós, porém, a fizestes covil de salteadores. Lucas 19:45,46 16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. João 2:16 9 Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. 10 Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 1 Timóteo 6:9,10 17 Então me disse: Viste, filho do homem? Acaso é isto coisa leviana para a casa de Judá, o fazerem eles as abominações que fazem aqui? pois, havendo enchido a terra de violência, tornam a provocar-me à ira; e ei-los a chegar o ramo ao seu nariz. Ezequiel 8:17 11 A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência. Gênesis 6:11 9 Proclamai nos palácios de Asdode, e nos palácios da terra do Egito, e dizei: Ajuntai-vos sobre os montes de Samária, e vede que grandes alvoroços nela há, e que opressões no meio dela. Amós 3:9 2 E cobiçam campos, e os arrebatam, e casas, e as tomam; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança. Miquéias 2:2 12 Pois os ricos da cidade estão cheios de violência, e os seus habitantes falam mentiras, e a lingua deles é enganosa na sua boca. Miquéias 6:12 8 Visto como despojaste muitas nações, os demais povos te despojarão a ti, por causa do sangue dos homens, e da violência para com á terra, a cidade, e todos os que nela habitam. 17 Pois a violência cometida contra o Libano te cobrirá, e bem assim a destruição das feras te amedrontrará por causa do sangue dos homens, e da violência para com a terra, a cidade e todos os que nele habitam. Habacuque 2:8,17 9 Castigarei também naquele dia todos aqueles que saltam sobre o umbral, que enchem de violência e de dolo a casa do seu senhor. Sofonias 1:9 24 E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida. Gênesis 3:24 24 Não vos contamineis com nenhuma dessas coisas, porque com todas elas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós; 25 e, porquanto a terra está contaminada, eu visito sobre ela a sua iniqüidade, e a terra vomita os seus habitantes. 26 Vós, pois, guardareis os meus estatutos e os meus preceitos, e nenhuma dessas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós 27 (porque todas essas abominações cometeram os homens da terra, que nela estavam antes de vós, e a terra ficou contaminada); 28 para que a terra não seja contaminada por vós e não vos vomite também a vós, como vomitou a nação que nela estava antes de vós. Levítico 18:24-28 19 E demitir-te-ei do teu posto; e da tua categoria serás derrubado. Isaías 22:19 9 O Senhor dos exércitos formou este desígnio para denegrir a soberba de toda a glória, e para reduzir à ignomínia os ilustres da terra. Isaías 23:9 10 Levantai-vos, e ide-vos, pois este não é lugar de descanso; por causa da imundícia que traz destruição, sim, destruição enorme. Miquéias 2:10 4 Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo; 5 se não poupou ao mundo antigo, embora preservasse a Noé, pregador da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; 6 se, reduzindo a cinza as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à destruição, havendo-as posto para exemplo aos que vivessem impiamente; 2 Pedro 2:4-6 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:9 14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. Ezequiel 28:14